TOP FITNESS

TOP FITNESS

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A PEDIDO

AVISOS...

Práticas de compostagem

Tendo em vista a importância da re-utilização dos resíduos vegetais no município, economizando os recursos dos proprietários e também da administração pública, melhorando a adubação orgânica nas propriedades. O Conselho Municipal do Meio Ambiente elaborou um cronograma de práticas de compostagem com o objetivo de orientar os moradores sobre este processo que conhecido por Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais. As atividades terão início no dia 21 de janeiro na Comunidade do Sarapiá, sendo para fevereiro as comunidades da Reta do Porto, Porto de Cima, Esperança, São João da Graciosa, Mãe Catira, Marumbi, Cascatinha, Pantanal, Américas de Cima e de Baixo e Rio Sagrado.

Maiores informações na Secreataria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER, IAPAR e Instituto Mirtilo Trombini.

Defesa civil:

Comunico que a Prefeitura Municipal de Morretes, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil - COMDEC, após comunicado e imagens cedidas por um morador local, o qual tentou ajudar e foi tachado de pobre ignorante. Tomou providência quanto a situação do deslizamento no Rio dos Padres seguindo a orientação do governo: quando a COMDEC não pode resolver o problema sozinha repassa ao Estado e assim sussecivamente. Em reunião entre COMDEC e Coordenadoria Regional de Defesa Civil - COREDEC no dia 15 de dezembro de 2010, ficou estabelecido que a Ecovia continuará realizando o monitoramento visual das estruturas dentro da faixa de domínio e a 8ª COREDEC provocará expediente à Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA, informando a situação, bem como solicitando gestões no sentido da resolução do problema por meio de possíveis estudos geotécnicos. Conforme laudos da Ecovia é um processo natural, porém o objetivo não era apenas de saber o que causou o deslizamento mais sim de proteger as 150 famílias que vivem abaixo deste local e também o Posto de Saúde e Escola Municipal Rural de Rodeio, podendo atingir ainda as comunidades Cabrestante, Rodeio, Mundo Novo do Anhaia e Anhaia.

Infelizmente o que nos resta é aguardar a realização dos estudos completos para que sejam tomadas as devidas providências, realizando trabalhos o mais eficientes possível evitando maiores problemas.

Agradeço também ao nosso imformante, que mesmo sendo apedrejado não perdeu a postura nem o respeito, lembrando que a afinal de contas a Defesa Civil "Somos todos Nós"

Grato novamente.

Rafael Tanus Araújo dos Santos

Biólogo CRBio 66088/07 D

Chefe da Divisão de Parques e Áreas de Proteção Ambiental

Secretário do Conselho Municipal do Meio Ambiente

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

(41) 3462-3262 (08:00 ás 12:00/13:30 ás 17:30 hs)

(41)9938-0224


Olá Orlei,
Não cheguei a abrir o blog, mas já fiquei sabendo da confusão!!!Pelo jeito o pessoal não quer nem saber da situação do deslizamento de fato, mas sim de falar da vida dos outros!!!Não sei se é possível, mas seu blog seria mais interessante se não pudessem escrever anônimo, pois é muito fácil falar qualquer coisa sem assumir!!!Com certeza haveriam mais informações úteis. Até agora não vi ninguém comentar sobre a postagem do Conselho do Meio Ambiente, não apareceu ninguém nas reuniões...reclamar é muito fácil. Mas lanço um desafio, quem quizer de fato mudar o sistema político do nosso país, independente de quem é o governador, vereador, prefeito, deputado...me procure!!!No Brasil o povo reclama, reclama, mas não faz nada....nem mesmo assume o que fala!!!vejam o que fazem na Grécia e outros países quanto o governo toma atitudes não satisfatórias.
Gostaria de informar aqueles desavisados que apenas esclareço que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC tomou as devidas providências e que as informações são públicas estando registradas em ATA e laudo técnico da Ecovia assinado por engenhgeiro. Quem quizer ler é só me procurar!!!!
Quanto aos anônimos posso dizer que pelo menos assuman o que dizem como eu fiz!!!!Aí sim podemos debater o assunto com clareza!!!E deixem de ser analfabetos funcionais, que sabem ler mas não sabem interpretar o que estão lendo, e que portanto não se trata de uma denúncia, mas sim de esclarecimento de que o município já tomou providência conforme estabelecido pelo sistema de defesa civil. Cabe lembrar ainda que a principal atitude deve ser de prevenção, depois a preparação e é isso que está sendo feito para evitar maiores problemas. Pra quem dúvida do que possa acontecer ligue a Tv ou rádio e saiba sobre o Estado do Rio de Janeiro.
Pra maiores informações, o debate começou no link: http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2010/12/desmoronamentos-perto-do-viaduto-dos-padres-assusta-os-moradores/ foi lá que uma pessoa distratou o informante que nos forneceu as imagens.
Quanto a questão do lixo se quizerem fazer reclamações estou a disposição realizando um levantamento e diagnosticando os maiores probelmas, sendo indispensável a contribuição de todos os moradores para isso. Saliento que críticas anônimas não serão computadas na estatística!!!!Sabendo que somos o único município do Estado que realiza 10 tipos de coleta e os contribuintes só pagam por dois, sendo estes os resíduos domiciliares: recicláveis e orgânicos. Para reclamações, encaminhamentos, ações....ou qualquer assunto relacionado ao meio ambiente informo que as reuniões do Conselho Municipal do Meio Ambiente são na segunda segunda feira do mês na EMATER ás 14 horas. São abertas ao público, participem!!!

Rafael Tanus Araújo dos Santos



www.morretes.pr.gov.br

Pois é verdade...liberdade de expressão.
Notou que não tem nenhum comentário produtivo dos anônimos? Se juntar 10 anônimos não encontra 1 que tenha coragem de tomar a frente pra mudar alguma coisa no nosso país, não assumem nem o que falam, imagine o que fazem!?
Quando falei do conselho do meio ambiente nada aconteceu, ninguém foi as reuniões, a não ser os conselheiros.
Enfim a idéia era esclarecer que o município tomou as devidas providências e agora temos que aguardar o Estado, em nenhum momento quiz denunciar, mas informar.
Como não consegui postar comentário no blog, peço mais uma vez que coloque o último texto que enviei hoje, antes deste, por gentileza.
Esclarecendo que nunca houve nenhuma denúncia do município ao Ministério Público do Trabalho, mas sim uma Ação Civil Pública de 2008, que originou um Termo de Conciliação entre a prefeitura e o M.P., o qual foi renovado como acordo entre as partes já que não foi cumprido em 2008 e atualmente está em processo de cumprimento, não havendo portanto multa apicada.
Grato pelo espaço e atenção.
Estarei a disposição para maiores esclarecimentos.

Rafael Tanus Araújo dos Santos


Amigo Rafael, estão ai tuas postagens, quanto a forma de administrar o blog , cuido eu.
coloquei exatamente o que você pediu sem trocar ou acrescenta nada. Se as pessoas não entenderam sua mensagem , não posso fazer nada. Mas estão ai as outras duas postagens.
Assunto encerrado!

38 comentários:

  1. Deixa eu entender o COMDEC Conselho Municipal de Defesa Civil,onde o presidente é o prefeito e o coordenador o secretário de obras, não deu atençao ao informante da possivel tragédia e o chamou de ignorante ?
    Daí o chefe da secretaria de Meio Ambiente, cargo em comissão do atual governo municipal, denuncia no blog ?
    Foi isso ?
    É a casa da mãe joana, mesmo, só pra saberem o mesmo funcionario foi quem denunciou ao ministerio do trabalho a prefeitura onde originou aquela grande multa.

    ResponderExcluir
  2. Se o Maraja nao ta satisfeito ou decepcionado ele que doe 50 % do seu salario para o hospital e ele ja pode ajudar mais que esta ajudando tudo que ele prometeu ele nao cumpriu nada. Se ele esta decepcionado, os eleitores que votaram nele estao mais decepcionados ainda e acham que foram enganados pelos dois anos que ate agora tao na prefeitura

    ResponderExcluir
  3. Será que os orgãos competentes e superiores da Defesa Civil (8º COREDEC - PGUÁ) e o Prefeito o qual é Presidente da COMDEC juntamente com o Coordenador da COMDEC de Morretes, autorizaram expor EM BLOG essa materia Rafael????? E voce esta autorizado a expor esse assunto tão delicado? Estava na Reunião???

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito esse representante da prefeitura manda mais que a Defesa Civil. Eu soube que o Capitao da DC falou que nao tem esse risco informado de causar desastre na regiao. Ele deu um depoimento falando que esta tudo sendo monitorado, o que estao fazendo é um alarde desnecessario. Com a palavra a Defesa civil.

    ResponderExcluir
  5. sugestão para Prefeito ARILDO mas sem helder

    ResponderExcluir
  6. O OTIMO MARAJA ELEGEU O OTIMO AMILTON QUE TROUXE O OTIMO FOED E QUE FEZ UMA OTIMA EQUIPE E QUE HPJE TEMOS UM OTIMO GOVERNO. FICARAM AMIGOS DO OTIMO PORRUA E DO OTIMO ROBASSINHATUDO. TEMOS HOJE UM OTIMO HOSPITAL QUE É REFERENCIA NO LITORAL. TUDO OTIMO.

    ResponderExcluir
  7. voces tao falando do listom mais o amigo do chefe do legislativo ainda continua vendendo cd pirata naquela loja na rua xv, antes de fala do liston vao fazer uma fiscalização que voces encontram os cd e dvd pirata sendo vendida sem maiores problemas. é que o amigo garane que ninguem vai fiscaliza la e so ajudar na campanha do amigo que tem proteçao

    ResponderExcluir
  8. E ja tem dono de bar falando com a secretaria de turismo pra fazer o carnaval bem em frente ao comercio dele sera que o dono do bar tambem vai pagar a luz ou a secretaria vai doa a luz tambem.

    misteriooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Sera que vai ser a mesma empresa de segurança que vai ganhar para cuidar da segurança do carnaval 2011? Ai tem.

    ResponderExcluir
  10. Cade o cronograma de práticas de compostagem???
    aproveitando a oportunidade, a limpeza das ruas já foi melhor colega, no palanque prometeram não mudar o que tava sendo bom e do que dava certo da administração do helder dar continuidade, que nada, ficou pior, esqueceram tudo...

    ResponderExcluir
  11. Sai uma materia com o vice chorando as pitanga em fevereiro e ele vai acha que todo mundo vai fica comovido com a entrevista e ele vai da a volta por cima e falar que nao tem qualquer coisa com a prefeitura. E que ate 2012 todo mundo esquece e ele pode concorrer para prefeito como se nada tivesse acontecido. Essa jogada ja é manjada no meio politico e a materia nao vai adianta de nada, muito pelo contrario vai ser pior ainda que todo mundo vai pode mostrar a verdadeira açao social que o vice faz com o dinheiro da pref.

    ResponderExcluir
  12. Funcionario da Ecovia: Comenta-se que se houver deslizamrnto acentuado, desce pro rio, de forma a fomar uma barreira, represa, o qual pode ocasionar uma grande tragedia, de um montante de agua quando ceder o rio abaixo afetando algumas comunidades e tbém pela descida da terra ocasionadao assim ceder o paredão de contenção da ecovia do lado viaduto, finalmente cedendo viaduto asfaltico da BR, o que seria uma calamidade geral, sem poder trafegar veiculos, nem vindo e nem indo naquele sentido, BR 277, uma esfera de muitos prejuízos, não só na esfera ambiental, como moradores arredores chegara a agua com força repentinamente, as autoridades envolvidas todas estão cientes, mas nada fazem além de monitorar, uma jogando a recarga de responsabilidade na outra, envolvendo riscos com oleo duto tbém.

    ResponderExcluir
  13. Só estudos não vão resolver, ali ja deveriam ter sido providenciado algo de contenção, esponja, drenagem... atitudes ja deveriam ser sido tomadas, mas a politicagem é foda

    ResponderExcluir
  14. Recado para primeiro anonimo que se pronunciou acima:

    Colega
    COMDEC - Conselho Regional da Defesa Civil
    Presidente é o Prefeito
    Coordenador não é o Secretario de Obras, e sim no momento Alan Farias
    O que colocou a denuncia ño blog é sim chefe de meio ambiente e comissionado da Prefeitura, Exmo Rafael e não sei por que se meteu a colocar essa materia em blog, nada a ver com ele, acreditamos que as autoridades superiores 8º COREDEC E PREFEITO não tem conhecimento disso, e ele falar na sua mensagem acima que o informante foi pedrejado, quem é esse informante? O tal Edmilson do Anhaia, que fica tumultuando os moradores dizendo que vai descer a terra, agora ele tá dando laudos? como fez na entrevista da TV RPC, não sabia que ele tinha formação pra isso, que nos sabemos existe Laudos de geologos e engenheiros formados a respeito do assunto, quem é ele para afirmar que vai descer a terra e vai gerar tragedia, por isso deve estar sendo apedrejado mesmo, não sabe o que fala, igualmente esse Rafael....

    ResponderExcluir
  15. comentario a respeito do que foi postado pelo sr. rafael tanus

    elaine ou pipo,,,
    párem de entrar no blog e falar mal dos teus colegas. ta claro que se nao é um ... é o outro. e isso fica feio pra voces e pra OTIMA administraçao. se nao tem nda pra fazer, procurem.

    ResponderExcluir
  16. É ta certo. Esse Rafael joga contra o municipio, então esta tudo bem. Bando de incompetente.

    ResponderExcluir
  17. Conselho Regional de Defesa Civil não existe, procure se informar!!!!

    ResponderExcluir
  18. Vila das Palmeiras esta cheia de valeta sendo abastecida de esgoto, a função do meio ambiente e da vigilancia sanitaria é ir la fiscalizar isso. Mas nao ficam ai denunciando o municipio.

    ResponderExcluir
  19. Eu apenas postei um comunicado oficial de um servidor público, aliás eu nunca deixo de atender quem quer que seja. A responsabilidade da informação é dele.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de comunicar ao caro anônimo do primeiro comentário que não existe nenhuma denúncia, mas sim uma Ação Civil Pública originada em 2008, ou seja na gestão passada. Que gerou um Termo de Conciliação entre a Prefeitura e o Ministério Público do Trabalho, o qual não tem nenhuma multa aplicada, pois renovamos em 2009 e estamos em processo de cumprimento. Se quizer pode vir até mim que tenho toda a documentação sobre a situação, quem sabe possa aprender um pouco e espalhar notícias verídicas e não meras conclusões própirias sobre algo que desconhece totalmente. Rafael

    ResponderExcluir
  21. O município não foi denunciado, houve uma Ação Civil Pública em 2008 que não foi cumprida, renovamos em 2009 e estamos em processo de cumprimento. Portanto nunca houve a aplicação desta tal multa. Rafael

    ResponderExcluir
  22. Não houve denuncia, mas sim uma Ação Civil Pública em 2008, a qual foi renovada em 2009 pela administração com um Termo de Conciliação que está em processo de cumprimento. Portanto não houve multa. Rafael

    ResponderExcluir
  23. Orley, mesmo você postando algo de alguém que assinou o comentário, você também é conivente, pois você é o dono do blog.Você é responsável pelo blog. Veja bem essa parte jurídica da coisa. Quem avisa amigo é. nem precisa publicar esse.

    ResponderExcluir
  24. é isso aí rafael. tentar fazer esse povinho mediocre entender a situação. uma pena foi ele tentar se explicar pelo blog. tao visitado por pessoas ignorantes no assunto ou em qualquer assunto. um meio de comunicação e ate mesmo de se antenar nas noticias boas e nem tanto. mas que assim mesmo é usado por pessoas maldosas.

    ResponderExcluir
  25. pois é caro anônimo. so que isso quem sabe vai custar o cargo dele. mas isso é de se esperar. pois o que o prefeito atual mais gosta é de puxa sacos, e não de pessoas que entendam o que faz e tentam ajudá-lo a mudar essa imagem que ele mesmo fez. de comissionados burros, incompetentes, corja, que so vivem pra postar besteiras neste espaço.
    mas nao se preocupe, voce é um profissional e isso ninguem vai conseguir tirar de você. Leitora

    ResponderExcluir
  26. arghhhh cala a boca batista

    ResponderExcluir
  27. Você tem razão, mas nesse caso, eu recebi um documento oficial de um orgão do governo municipal, devidamente identificado, com nome , cargo e orgãos representados. Apena fiz o que tenho feito todo o tempo, não recusei postar nenhuma informação de interesse público. Se a informação não reflete a verdade, os prejudicados podem procurar o autor do texto em seu local de trabalho ou pelo email que esta visível no texto.

    ResponderExcluir
  28. a elaine que va em baixo do viaduto e veja com os proprios olhos,pode acontecer como no rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  29. Rafael porque tiraram vc da Coordenadoria da Defesa Civil? será que é porque vc é tão bom assim cara...

    ResponderExcluir
  30. Mandem o Coordenador da Defesa Civil ir lá embaixo do Viaduto, esse sim deveria estar acompanhando e estar dando satisfação para a comunidade, cade o cara, nem aparece na Prefeitura

    ResponderExcluir
  31. AHHH CALA A BOCA BATISTA, vc não sabe o que fala

    ResponderExcluir
  32. mandam embora maum, nada

    ResponderExcluir
  33. Mas o Coordenador é o rafael, e é por isso que ele postou a informação, só perguntem se ele foi no local?

    ResponderExcluir
  34. isso é reflexo desta administracao imcompetente. Sem mando, casa da mae Joana. kkkkkk

    ResponderExcluir
  35. Vereadora Flavia saia do lado deste pessoal que vai ser tarde demais. Ate parece que eles estao dentro do titanic e vao morrer todo mundo afogado.

    ResponderExcluir
  36. Conselho amiga Flavia, melhor perder 6 meses de mandato ou 1 ano do que perder a possibilidade de se reeleger. Voce escolhe. Converse com o Orlando, ele gosta muito de voce e gostaria de ter voce do lado deles novamente. Fica minha sugestão aqui.

    ResponderExcluir
  37. Orley,esperei muito por este momento, trabalho na secretaria de Meio Ambiente e sei de muita coisa que esta acontecendo neste setor,este pia que se intitula saber tudo de Morretes nada sabe, representante em quase todos os eventos em que nosso municipio e convidado nao se comporta como um representante do povo, chegando ate a passar vengonha, chega prefeito desta turma, como se não bastasse ele tambem tem o pai e a mãe dele ganhando com prestacào de serviço ele ja acertou para seguranca carnaval do pai e o setor de turismo da mãe, sem falar que o sabe tudo do Rafael chega todos os dias 09:30 no serviço com os olhos vermelho de tanto dormir, tem dias que nem aparece, segundo o gaucho ele esta sempre em cursos que mentira ( rei das diarias do meio ambiente ) vamos passe 02 anos rapido.

    ResponderExcluir
  38. Bem eu não queria citar isso, mas ele diferente da pessoa que postou a materia acima "Risco da serra", esse sim soube passar a mensagem com ética e clareza nas palavras, sem ofensas ou palavras sem sentido, o Rafael deixou no ar as ofensas, ofendeu colegas em comentários, e movimentou um assunto que puxou nomes de pessoas que nada a ver com o comentario, na verdade quis aparecer, pois não precisava usar o nome da Prefeitura e nem da defesa civil em que quase nada contribui, tipico dele, gosta de agitar e falar que sabe tudo, olha se cortarem ele na Administração, não será por este motivo, e sim por mais um, e um...
    Perguntei pro rafael se ele sabia quem foi na vistorias e reuniões, ele não sabe, nem tem informações claras, não acompanha o caso, mas colegas dele foram, gean Bosi engenheiro, Cabo cristiano, Sargento Pires -do Corpo de Bombeiros de Morretes, Pipo, Elaine, e Edmilsom o morador, e nunca destrataram ninguém, pelo contrário, estão muito preocupados com a situação, alias todos estamos.

    ResponderExcluir