TOP FITNESS

TOP FITNESS

sábado, 10 de novembro de 2012

O que é e para que serve??????


O que é Lei da Improbidade Administrativa (LIA)
Para você que não sabe a improbidade administrativa é um dos maiores males envolvendo a máquina administrativa de nosso país e um dos aspectos negativos da má administração. 
Você Sabia?
Que a Improbidade administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração, cometido por agente público, durante o exercício de função pública ou decorrente desta.
Inocência ?
Nós, o povo brasileiro em sua grande maioria  temos o defeito de não conhecermos a nossa legislação vigente. Mal entendemos sua política e como funciona a democracia brasileira, e, talvez por isso, somos sempre logrados pelos representantes por nós elegidos. Esse texto simples visa apresentar os principais pontos da Lei de Improbidade Administrativa. Que lei é essa? Vamos descobrir.
O que é
Em 1992, foi criada a Lei de Improbidade Administrativa, visando proteger os cidadãos brasileiros de que o dinheiro público seja utilizado ilicitamente por agremiações empresariais que tem em seu patrimônio, ou renda, pelo menos 50% de dinheiro público. A LIA permite que qualquer cidadão comum processe um representante de determinada empresa pelos seguintes atos:
1. Enriquecimento ilícito
2. Danos ao erário público
3. Atos contra os princípios da Administração Pública 
Já os atos contra os princípios da Administração Pública são crimes, em tese, menores e com certeza acontecem com mais frequência do que sabemos. Tratam-se de atos imorais e desonesto, como fraudes em concursos públicos.  Note que, neste caso, o dinheiro público não é afetado diretamente. Porém, ao colocar “o sobrinho” para trabalhar num cargo público, o responsável pela administração da empresa “dá dinheiro público” para um parente ou parceiros políticos amigos ou correlegionários, tirando a chance de um cidadão mais capacitado ocupar a vaga.
As penas são respectivamente
1. Perda de bens obtidos ilicitamente, ressarcimento dos danos materiais, perda da função pública, 8 a 10 anos de suspensão de direitos políticos, multa até o triplo do aumento patrimonial e proibição de contratar com o poder público por dez anos.
2. Perda de bens obtidos ilicitamente, ressarcimento dos danos materiais, perda da função pública, 5 a 8 anos de suspensão de direitos políticos, multa até o dobro do dano patrimonial e proibição de contratar com o poder público por cinco anos.
3. Ressarcimento dos eventuais danos materiais, perda da função pública, 3 a 5 anos de suspensão de direitos políticos, multa até cem vezes a remuneração recebida e proibição de contratar com o poder público por três anos.
Informação
Bem, agora você já conhece o básico sobre a Lei da Improbidade Administrativa. Mas por que esse artigo abordou essa lei? Bem, em 2012 ela completa 20 anos de existência, e a maioria dos brasileiros, provavelmente, não a conhecem. Para ter certeza da importância dessa lei, tome o seguinte exemplo: foi graças a Improbidade Administrativa que a Lei da Ficha Limpa pode ser aprovada e colocada como emenda constitucional. Soa mais importante agora, não? Vamos conhecer melhor a legislação e a política do nosso país.

13 comentários:

  1. ORLEI VAMOS MONTAR UMA OPOSIÇÃO AO GOVERNO QUE ENTRA, VAMOS COBRAR E EXIGIR TRANSPARÊNCIA EM SEUS ATOS.
    NÃO QUERO VER GENTE ENRIQUECENDO DA NOITE PARA O DIA COMO JÁ ACONTECEU EM GESTÕES PASSADAS DO HELDER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou oposição aos maus serviços, eu sou oposição aos exageros, eu sou oposição ao abuso do poder. Eu com certeza sou oposição!

      Excluir
    2. DO MESMO JEITO QUANDO O HELDER ASSUMIR JANEIRO TEM QUE FECHAR A PREFEITURA PARA FAZER UMA AUDITORIA. PARA VER SE ESSA GESTÃO TÃO HONESTA DO JEITO QUE VCS DIZEM.....

      Excluir
    3. è um dever do homem público não roubar, não agir de forma desonesta, da mesma forma que é dever do homem público denunciar abusos, improbidades. Este é o comportamento óbvio, que não tem nada a ver com oposição.

      Excluir
  2. Porrua já se considera candidato do PT para prefeito na próxima eleição.
    Não voto nem a pau Juvenal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonha não custa nada, coitado dos funcionários que vão ter de trabalhar com o capachão como super secretário e seu humor de altos e baixos. Os funcionários não merecem, achei que a situação estava ruim mais ao que parece pode piorar.

      Excluir
  3. se pagarem votos como pagaram nessa eleição capaz até de sair algum prefeito.

    ResponderExcluir
  4. ei orley os tres mosqueteiros deram show na costelada de vardinho o pai tomou tomou e pirou,junto foi a mulher e se nao bastasse o filho foi no embalo,adivinha o que aconteceu ...(vexame,so pra dar risada esses tres.almejam algo grande na prefeitura e nao de pra ver,ja passam ser amilton de novo,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá quem é essa gente... Beber muito e dar vexame não é pecado kkkkk

      Excluir
  5. Vem auditoria no executivo e no legislativo? Quem está mentindo?

    ResponderExcluir
  6. Não acredito em nenhum tipo de auditoria, essa gente tem o rabo preso e pior, as vezes até solto demais...

    ResponderExcluir
  7. O teu rabo orley, é preso ou solto demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem um nem outro, não uso o rabo nem para me divertir, nem para ganhar dinheiro, nem para conseguir votos de meninos. O meu rabo cumpre apenas as funções burocráticas que a fisiologia humana determina. Um uso muito ortodoxo, ao contrario de algumas pessoas que tanto eu, quanto você e o resto de Morretes sabe! Se alguns armários da cidade falassem ...kkkkkk

      Excluir