TOP FITNESS

TOP FITNESS

sexta-feira, 22 de julho de 2011


Porto de Antonina é uma meta a ser cumprida pelo governo de estado”

Governo do estado promete reativar e modernizar o Porto de Antonina , segundo o Secretário José Richa Filho ‘a retomada das atividades portuárias de Antonina é uma obrigação do Governo do Paraná. Esta declaração do Secretário foi feita no dia 16 ultimo no fórum Empresarial em Ponta grossa. O secretário destacou que a exploração do pré-sal trará para os portos paranaenses a possibilidade de operações offshore (atividade no mar), e de supply-boats (embarcação de suprimento).
Os estudos para futuras operações de offshore graças à descoberta de petróleo na camada do pré-sal da costa brasileira podem incrementar a navegação de supply-boats na costa paranaense. “Antonina tem condições de dar apoio aos futuros fornecedores do pré-sal, e também implantar outras atividades na área portuária, como o reparo de pequenas embarcações, que hoje é feito em outros Estados, com o município abrigando estaleiros de pequeno e médio porte, além de desenvolver um projeto destinado ao incremento da navegação de lazer. Os investimentos do pré-sal são um grande motivador para que o planejamento viário ajude na consolidação de empreendimentos, resgatando para Antonina a importância que o município já teve na economia estadual”, afirmou José Richa Filho.

OPINIÃO:

Até entendo a modernização do Porto de Antonina, a recuperação economica da cidade, tudo isso é perfeitamente compreensível e até digno de elogios, pois se concretizado toda a região sai ganhando, inclusive Morretes. Mas uma pergunta fica no ar, e para chegar lá? Numa possível recuperação daquele terminal, o fluxo de mercadoria transportada por caminhões e trens obrigatóriamente teriam que passar dentro do municipio, trazendo risco a população que veria uma de suas vias principais transformada em rodovia. Isso sem contar com a ALL, que passaria a operar e manobrar mais trens dentro da cidade. Seria importante que a população se manifestasse de forma prática , com abaixo assinado pedindo ao governador que prestasse atenção neste pequeno detalhe. Do Prefeito não podemos esperar uma atitude nesse sentido, menos ainda da Câmara, que já na audiencia pública com a ALL deu provas claras de estar a favor daquela empresa, a despeito dos problemas que ela traz para a cidade. Cabe ao povo entrar com um pedido para tentar sensibilizar o governador , mostrando a ele o mal que este transporte pesado e as manobras da ALL trazem para Morretes.

4 comentários:

  1. Realmente, a população deve mobilizar-se e fazer um abaixo assinado, porém, alguém tem que tomar esta iniciativa. Esta pessoa, tem que ter tempo disponível para colher as assinaturas. Quem pode fazer isso? Quem se habilita? Porque não os vereadores?

    ResponderExcluir
  2. É válido a mobilização e o abaixo assinado da população, porém, entendo que é o caso de se ingressar com uma ação civil pública. A ação civil pública, para quem não sabe, é um instrumento processual, de que podem se valer o Ministério Público ou outras entidades legitimadas para defesa de interesses difusos, coletivos e indiciduais homogêneos, não podendo ser utilizada para interesses privados. Tem o objetivo de reprimir ou mesmo prevenir danos aos meio ambiente, ao consumidor, ao patrimônio público, aos bens e direitos artísticos, estéticos, históricos, turísticos e paisagisticos, por infração da ordem econômica e da economia popular, ou à ordem urbanística, podendo ter por objeto a condenação em dinheiro ou o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer. Os autores da ação civil pública, pode ser, o Ministérico Público, a Defensoria Pública, a União, os Estados, o Distrito Federal e o Município, autarquias, empresas públicas, fundações e sociedade de economia mista, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. A justificativa para ingressar com a ação, é que o trânsito de caminhões pesados está afetando casas históricas, o patrimônios públicos, turístico, causando desordem urbanistica. O Ministérico Público, que é uma instituição respeitável e essencial à defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais, deve ingressar com esta medida em prol dos cidadãos morretenses.

    ResponderExcluir
  3. Se você pensar em colocar vereadores nesta história, é melhor comprar um aparelho de DVD pois com certeza deve aprecer um video contra os interesses do povo. Esta atitude tem que partir da populaçao, e se os politicos locais tiverem a intenção de ajudar que venham, mas o mandante tem que ser o povo de Morretes.

    ResponderExcluir
  4. Sim, o povo tem que ser o mandante através do Ministério Público.

    ResponderExcluir