TOP FITNESS

TOP FITNESS

sábado, 25 de maio de 2013

Sabado...Vamos falar de Vinho?




Uvas

O VALOR DA NEBBIOLO

Considerada a uva mais valiosa da Itália, a Nebbiolo é o grande expoente da região de Piemonte. Representada com toda a maestria pelos vinhos Barolo e Barbaresco, esta uva produz alguns dos melhores vinhos do mundo.
Na região do Piemonte, ao norte da Itália, existe uma pequena região chamada Langhe, localizada na província de Cueno. Essa área poderia passar despercebida pelo mundo por sua singela expressão política ou por suas tradições milenares. No entanto, é por sua faceta do universo dos vinhos, que pode ser vista como uma das regiões mais importantes de todo o país!
Mas espere! Se você ficou confuso, não precisa se preocupar, pois tanta excitação e pompa tem nome: Nebbiolo, uma uva tinta, resistente e de casca grossa, que se transmuta em vinhos encorpados e repletos de taninos. É ela a responsável por produzir dois monumentos em estado líquido: o Barolo, “rei dos vinhos”, e o Barbaresco, de elegância ímpar (ambos detentores de DOCG, a "Denominazione di Origine Controllata e Garantita").
O sabor da nobreza

O nome Nebbiolo está associado à palavra "nebbia", que significa nevoeiro. Isso porqu no período da colheita, que acontece aproximadamente no final de outubro, um denso nevoeiro toma conta do cenário e das colinas do Langhe.
Existem vertentes que acreditam que o nome possa ter vindo de "nobile", ou nobre, o que certamente faz jus à importância da uva e de todos os seus produtos.
Representantes excepcionais da tradição vinícola italiana, os vinhos derivados da Nebbiolo são refinados e complexos, com acidez acentuada e cheios de sabores únicos que fazem de cada exemplar uma nova experiência.
O Rei dos Vinhos

Quando o assunto é o Barolo, falamos do “rei dos vinhos” e também do “vinho dos reis”. Quando jovem, fica evidente a presença de taninos em toda a sua potência, por isso ele necessita de alguns anos de guarda antes de liberar todo seu potencial. Quando consumido no momento ideal, é um deleite ao paladar, com notas florais e frutadas.

Elegância fluida


O segundo derivado mais famoso da Nebbiolo é o Barbaresco, um vinho mais sutil e um pouco mais leve e elegante, se comparado ao Barolo. O tempo menor dentro dos barris favorece um consumo mais rápido, pois os taninos tendem a "amaciar" mais rapidamente.
Responsável por vinhos encorpados e longevos, a Nebbiolo é um requisito básico para todos os apreciadores de vinho, ou melhor, para todos que querem relaxar com uma taça nas mãos. Por isso, não se acanhe: deguste, se descubra todas as nuances que essa uva tem a oferecer!


História Da Vinícola La Collina.
Quando era pequeno, Sebastiano Ramello caminhava pelas vinhas da Itália com seu pai e seu avô, ambos um tanto nacionalistas, escutando que o Piemonte é simplesmente o melhor terroir da Itália que, por sua vez, seria o melhor produtor do mundo.
Ele cresceu com essa ideia na cabeça, só que mais sensato e modesto. De qualquer forma, se empenhou desde jovem em divulgar os vinhos italianos (principalmente os piemonteses) pelo mundo e trazer para a Itália algumas marcas altamente selecionadas como consultor internacional.
Com a experiência adquirida, adotou como sua a pequena vinícola La Collina dei Re, que encontrou durante um passei pelo rio Tanaro, pertinho de Alba. Construída sobre uma fazenda antiga, em sua quinta geração, seus poucos e numerados rótulos já conseguiram alcançar alguns dos restaurantes mais concorridos do mundo, desde Roma até Hong Kong.



BEBA COM MODERAÇÃO. 

3 comentários:

  1. Quem sera esse imbecil que resolveu falar sobre vinhos, e ainda humilhando dizendo que toma uma garrafa por dia e é bem baratinho, apenas 26,00 reais cada. Você deve receber muito bem ou então é dinheiro fácil para ter esse hobie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é o problema de falar de vinhos? kkk Até isso incomoda esta corja de imbecis....E o idiota ainda se sente humilhado kkk Como diz meu amigo Jorge, vá lavar o pé!

      Excluir
  2. Bom se recebe muito bem pra tomar vinho, só pode ser do bando atual!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir