Artigo no New York Times mostra que Bolsonaro pode estar certo sobre o Coronavírus
Médicos ouvidos por jornalista defendem isolamento apenas de idosos, pessoas com doenças crônicas e com baixa imunidade — e tratar o restante da sociedade como se lida com a gripe Geraldo Samor e Pedro Arbex
Thomas Friedman, um dos colunistas mais influentes do mundo,ouviu três médicos e escreveu o artigo mais contundente até agora
sobre o risco do lockdown global se estender por muito tempo.
No texto, publicado hoje à tarde no The New York Times, Friedman nota que os políticos estão tendo que tomar “decisões enormes de
vida ou morte, enquanto atravessam uma neblina com informação
imperfeita e todo mundo no banco de trás gritando com eles. Eles estão
fazendo o
melhor que podem.”Mas com o desemprego se alastrando pelo mundo tão rápido
quanto o vírus, “alguns especialistas estão começando a questionar:
‘Espera um minuto! O que estamos fazendo com nós mesmos? Com nossa economia? Com a próxima geração? Será que essa cura — mesmo
que por um período curto — será pior que a doença?’
Friedman diz que as lideranças políticas estão ouvindo o
conselho de epidemiologistas sérios e especialistas em saúde pública.
Ainda assim, ele diz que o mundo tem que ter cuidado com o “pensamento de
grupo” e que até “pequenas escolhas erradas podem ter grandes consequências”.Para ele, a questão é como podemos ser mais cirúrgicos na
resposta ao vírus de forma a manter a letalidade baixa e ao mesmo tempo
permitir que as pessoas voltem ao trabalho o mais cedo possível e com segurança. Friedman diz que “se a minha caixa de email for alguma
indicação, uma reação mais inteligente está começando a brotar.”
Ele cita um artigo publicado semana passada pelo Dr. John P.
A. Ioannidis, um epidemiologista e co-diretor do Centro de
Inovação em Meta-Pesta-Pesquisa de Stanford. No artigo, Ioannidis diz
que a comunidade científica ainda não sabe exatamente qual é a
taxa de mortalidade do coronavírus. Segundo ele, “as evidências
disponíveis hoje indicam que a letalidade pode ser de 1% ou ainda menor.” “Se essa for a taxa verdadeira, paralisar o mundo todo com
implicações financeiras e sociais potencialmente tremendas pode ser
totalmente irracional. É como um elefante sendo atacado por um gato
doméstico. Frustrado e tentando fugir do gato, o elefante
acidentalmente pula do penhasco e morre.” Friedman também cita o Dr. Steven Woolf, diretor emérito do
Centro Sobre a Sociedade e Saúde da Universidade da Virgínia, para
quem o lockdown “pode ser necessário para conter a transmissão
comunitária, mas pode prejudicar a saúde de outras formas, custando
vidas”
“Imagine um paciente com dor no peito ou sofrendo um derrame
— casos em que a rapidez de resposta é essencial para salvar
vidas — hesitando em chamar o serviço de emergência por medo de
pegar coronavírus. Ou um paciente de câncer tendo que adiar sua quimioterapia porque a clínica está fechada”. Friedman complementa: “Imagine o estresse e a doença mental
que virá — já está vindo — de termos fechado a economia, gerando
desemprego em massa”.
Woolf, o médico da Virgínia, afirma no artigo que a renda é
uma das variáveis mais fortes a afetar a saúde e a longevidade. “Os
pobres, que já sofrem há gerações com taxas de mortalidade mais altas,
serão os mais prejudicados e provavelmente os que receberão menos ajuda.
São as camareiras dos hotéis fechados e as famílias sem opções
quando o transporte público fecha.” Há outro caminho?, pergunta
Friedman.
Este trairoski é um nojo em divulgar casos de coronavírus em nossa cidade. Mesmo tendo um ente querido precisando de cuidados especiais ele tem forças para divulgar notícias que só aumentam a preocupação de todos. Exímio beneficiário do quanto pior melhor e sem compaixão.
ResponderExcluirCara babaca que ainda se acha a última bolacha do pacote e arrogante que não esquece seu passado de prepotência. Sempre com votaçoes pífias e nunca ia trabalhar na prefeitura ia trabalhar como dj nas festas nas cadas dos bacanas onde whiski e farinha não faltava.
Excluire muito comum festas em Morretes com bebida, barreado, banana e muita farinha.
ExcluirOrlei estavam comentando hoje que tem um vereador que a policia pegou embaixo da ponte com outro homem de calça arriada. Procede isso Arnaldo?
ResponderExcluirÉ aquele que agora gosta de laranja?
ExcluirBibaroski funcionário comissionado do porto de Paranaguá? Piada do dia. Outro babavo que só pensa nele também. Vive lambendo as botas do play boy para sobrevive é um péssimo professor.
ExcluirMe contaram que é o vereador que podemos encontrar na sessão de frutas do mercado, na ala das laranjas
ExcluirVou votar no Maraja desde que o Helder seja vice do Maraja. Helder é dono de uma rejeição nunca vista antes. Com Maraja e Helder na mesma chapa voto no Ariel por coerência.
ResponderExcluirO loucaroski vai ganhar um cargo no porto de Paranaguá com o seu mentor intelectual. O mentor vai ganhar 13 mil reais e o loucaroski 4 mil e de peso leva o advogado bipolar para assessor juridico de 6 mil. Toda trupe querendo decolar a pre campanha e os três com salarios garantidos. Tem ainda um trofeu consolo para o Gui em algum órgão perto. Caso o Gui abra boca do que sabe a casa vai cair e o medo do mentor da moralidade e dos bons costumes. Aliás o Gui é um exímio traidor.
ResponderExcluirO Gui andava com o Lucas na época de escola, depois traiu o Lucas e o Ariel e partiu para o lado do Neto, traiu o Neto e se aliou ao Marajá, depois traiu o Marajá e se aproximou de Marcy, traiu Marcy e voltou a se aliar com o Neto. Alguma dúvida da personalidade desse tipo de gente? Meu falecido pai dizia que puta política é o pior tipo de ser humano.
ExcluirVerdade, esse Gui é chave de cadeia kkkkkk
ResponderExcluirKkkkkk "advogado bipolar" de mãos dadas com o pia das redes socias. Outro desorientado de plantão a mercê do pia das redes sociais. O advogado bate até no vereador que é indicado do pia das redes sociais. Estão sem rumo e sem futuro e o grupo está travado na sua própria incompetência.
ResponderExcluirO doutor é um rapaz descontrolado e não desconfiou que onde ele mexe tem sua característica principal achar que é o dono da verdade e a opinião dos outros é à errada. Um dia ele aprende que na política e tudo diferente. Mas vai aprender com quem, com o grupo onde o Gui é o líder. Sem comentários. Estão caindo no buraco negro de suas convicções de ódio. Onde tem o Gui tem o cheiro de algo errado no ar e não é flatulência.
ExcluirObrigado pelo Gui ser líder do grupo de oposição e quando o Gui souber que a eleição do grupo tá perdido ele tenta ir para situação para continuar seu rastro de destruição. O dia que o grupo acordar o Gui já passou todas as informações para quem quiser pagar o preço. Já fez e vai fazer de volta é o estilo canalha de ser um coitado com mitido de esperto. Gui fica onde você está que tá bom para situação.
ExcluirPlano número 1.
ExcluirManter o GUI no grupo que ele escolheu.
Plano número 2.
Falar que o GUI é competente para ele ficar no grupo que escolheu.
Plano número 3.
O grupo onde o GUI escolheu tem mesma mentalidade do GUI.
DEIXA O GUI LÁ. POR FAVOR.
Esse Guilherme é um pilantra. Olha com quem ele anda. Sempre esteve do lado de gente do mal. Outro falido que se achou o empresario do turismo e quebrou uma pousada.
ResponderExcluirComigo não se criou na Prefeitura, tentou me passar o rodo atendendo interesses de amigos noturnos, mas não dei espaço. agora se der mole ele passa por cima.
ExcluirO mundo abalado pela pandemia do coronavírus e os políticos sem enxergar o perigo que passamos no contágio e nos perigos que ela pode trazer para economia e saúde e os políticos vivendo numa bolha sem precedente
ResponderExcluirO play boy só está cuidando da sua vida política e o pre candidato tá abandonado pelo play boy que não faz nada pela campanha e deixa tudo na mão do Gui e a campanha do pre candidato vai fica no meio do caminho. Era bom o play boy ser candidato para cair na real sua incompetência moral e política. Gui o passaporte para o naufrágio do pre candidato.
ResponderExcluirHoje teve reunião as portas fechadas e o gui vai dando as cartas com apoio do pia das redes sociais e gui vai aniquilando o pre-candidato. O gui é uma pessoa hedionda que vai acabar com a oportunidade do pre-candidato ser o escolhido para prefeitura. O pre- candidato ainda vai abandonar a vaga e vai concorrer para vereador. Era conversa hoje nos bastidores da política. O gui é um animal peçonhento.
ResponderExcluir