TOP FITNESS

TOP FITNESS

terça-feira, 30 de junho de 2015

MINHA ENTREVISTA NO JORNAL DOS BAIRROS

O Jornalista Gilberto Fernandes me convidou para participar de uma matéria em seu belo jornal, o JB, Jornal dos Bairros, de Paranaguá.  este convite me deixou profundamente feliz, pois o assunto foi o Blog, sinal evidente que o nosso blog passou a ser uma ferramenta de informaçoes que transcende as fronteiras da nossa Morretes. Nestes seis anos de blog recebemos mais de 1.400 mil clicadas, recebemos mais de 100 mil postagens, publicamos mais de 34 mil e temos  como média/mes 30 mil clicadas, o que da 1 mil clicks/dia. Nestes seis anos acontenceram muitas coisas e sempre o blog se manifestou com isençào e responsabilidade, apesa de algumas agressões, mantivemos firmes o propósito de dar voz a todos aqueles que querem dizer alguma coisa sem correr o risco de sofrerem retaliações.  E este convite do Gilberto nos gratifica e com certeza os faz mais forte para continuar com o blog.  

VAMOS A ENTREVISTA:




Orley Antunes: um blog que se tornou ferramenta de defesa do povo morretense


Polêmico, ousado, destemido e com uma índole de personagem “Marvel”, sempre em defesa da cidade, principalmente de tudo que é justo, o blogueiro Orley Antunes de Oliveira Junior, nos últimos anos se constituiu na mais importante ferramenta de cidadania e transparência do povo de Morretes, através do seu blog www.orleyantunes.blogspot.com.br.
No alto dos seus 65 anos, quando está diante do notebook, Orley Antunes, se põe de capa, e empunhando a espada poderosa da informação, sem tréguas ou sustos, dispara postagens contra inimigos do povo, dilapidadores do erário, arrogantes “aspones” e tudo aquilo que faz mal para cidade que adotou como sua terra natal.
Casado com Cleusa Polidoro, Orley é o paizão de Orley Neto, Gustavo e Sabrina e o avô coruja de Lisa e Leonardo. Nos momentos que o coração não pulsa acelerado para o cuidado com a família, suas teclas esquentam a cabeça daqueles que esqueceram sua missão e compromissos com a população.
Assim, sem medo de ameaças e até de bombas jogadas na sua casa, mesmo sem mandato e sem carteira com brasão do Judiciário, Orley tem conseguido resgatar a autoestima de morretenses que se veem acuados por pressão de poderosos.
O blog, que se tornou um hábito na cidade pelos mais diversos motivos, nasceu pelo interesse de se defender e, hoje, virou caixa de ressonância de uma cidade. Nesta entrevista exclusiva ao JB ele fala um pouco de como tudo isso começou.

JB – Antes de entrar no blog, sabemos que você tem uma farta experiência na área do turismo no litoral, inclusive com um trabalho feito em Paranaguá. Fale dessa trajetória.
Orley – De fato, já trabalhei como secretário de Turismo com o saudoso prefeito Cavagnolli que, junto com o Marcy Pinto, foi um dos melhores prefeitos de Morretes após 1964. Fui também diretor da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcultur) no setor de turismo em Paranaguá, durante a gestão de Carlos Tortato, na época comandada pela querida professora Sandra Leal. E, aqui na cidade, fui secretário de Turismo novamente no período de 2001/2004.

JB – E o que o motivou para criar o blog?
Orley - No primeiro momento foi para me defender de uma série de agressões em cartas anônimas e blogs anônimos. Mas daí com o passar do tempo percebi que o fluxo maior do blog era de pessoas reclamando de alguns absurdos que aconteciam dentro do serviço público. A partir deste entendimento resolvi transformar o blog numa caixa de ressonância daqueles que precisam dizer alguma coisa sem o temor de ser cobrado ou de ser vítima de alguma vingança dos mais poderosos. Literalmente comprei a briga. O meu cardiologista disse que meu blog é o “divã da cidade”. É difícil de lidar, mas ajudar as pessoas sempre nos traz prazer. 

JB – Quanto tempo ele está na rede e qual a média de acessos?
Orley - A média é de 1.200 acessos/ dia, o pico foi de sete mil e o menor número nestes seis anos foi de pouco mais de 200 visitas no ano novo de 2012. Em setembro, dia 28, o blog faz seis anos e já recebeu quase 1.400 milhão de visitas e escreveram para o blog mais de 34 mil pessoas, contando com as que não publicamos, por conta de ofensas a pessoas, palavras agressivas, ou denúncias infundadas, senão seriam mais de 100 mil. 

JB – Porque investir numa poderosa ferramenta de comunicação?
Orley - A informação é tudo, hoje nada acontece se você não estiver antenado, ligado nas suas mídias disponíveis. A mídia em todas suas formas tem o poder de regular o setor público. Nada acontece sem que alguém fique sabendo em tempo real. E ainda o velho rádio é o vetor midiático mais democrático, o que mais alcança a população de todas as rendas, pois tanto para os ouvintes dos rádios dos mais sofisticados veículos de passeio quanto dos mais simples radinhos de pilhas, ligados nas mais simples casas da periferia tem o mesmo poder de informação. Como dizia um grande amigo, que já não está mais conosco, o radialista Lombardi Junior, o brasileiro não vive sem rádio.

JB – Qual público que você busca atingir e por quê?
Orley - Não tenho público específico de idade, renda ou classe social, não existe esta preocupação porque o blog não cobra inserções ou clicks.

JB – Porque o blog se tornou a caixa de ressonância do povo morretense?
Orley - Pelas possibilidades que ele oferece do leitor poder exercitar seus direitos de falar, cobrar, reclamar sem correr riscos de retaliação, ao mesmo tempo que procuro informar sobre o que acontece de bom ou de ruim na cidade. 

JB – Você permite postagens de anônimos, seria para dar voz para quem tem medo de expor suas injustiças?
Orley – Exatamente. Mas tem um detalhe, apesar das postagens serem anônimas elas são identificadas por mim, pois respondo civil e criminalmente por tudo que escrevo ou publico no blog. Então na verdade anônimas são as origens das informações, pois uma vez publicadas, levam minha assinatura!

JB – Você recebe uma média significativa de denúncias no blog, quais e de onde são as mais frequentes e as mais revoltantes?
Orley - Desrespeito de funcionários comissionados contra os servidores públicos municipais, mas isso está mudando e já percebemos uma alteração no comportamento destes servidores.

JB – A que credita a confiança dos morretenses em repassar o que ocorre de errado e injusto para você?
Orley - A absoluta confiança da destinação das informações e principalmente a certeza de que de forma alguma o que chega a minhas mãos terá as fontes reveladas. 

JB – Diante de tanta repercussão junto a população, você já foi ameaçado por este seu trabalho de cidadania em favor da cidade?
Orley - Já sim, ameaças veladas, cartas anônimas, agressões via blogs anônimos, bombas na minha casa, ovo podre e ameaças de processos. Mas isso tudo é irrelevante se considerar os serviços prestados pelo blog em prol da comunidade.

JB – Entre as muitas coisas que ocorreram no blog poderia citar uma delas?
Orley - Apesar do blog ter uma certa carga de dramaticidade, aconteceram neste tempo muitas situações engraçadas, como por exemplo denúncias de cunho pessoal como quem anda com quem, quem é amante de quem, onde se encontram, quais os meios, claro que este tipo de informação não publico, mas é muito engraçado. Além de pedidos para arrumar ruas, praças, limpeza de lixo acumulado e o legal é que se publica hoje e amanhã já está arrumado. Muitas vezes os dirigentes municipais não têm a informação para resolver estas questões, é onde o blog ajuda.

JB - Qual sua tendência política?
Orley - Boa pergunta. Sou contra qualquer tipo de injustiça pública, respeito as instituições, mas não reconheço nas pessoas o poder para dizer o que tenho que fazer ou dizer.
Como cidadão, temos o dever de cumprir as leis e nelas está explícito o artigo da Constituição que prega a isonomia, a igualdade entre os cidadãos brasileiros independente de credo, poder político ou outro recurso qualquer. Não tenho vocação para político, não consigo me conformar que um servidor público de Morretes com mais de 25 anos de trabalho ganhe salário mínimo, enquanto parceiros do prefeito, às vezes, sem nenhuma qualificação recebe quatro ou cinco vezes mais que o servidor de carreira. Mas espero dentro das minhas parcas possibilidades ajudar estes servidores a mudar seu destino. 

JB - No governo anterior qual a linha editorial do blog?
Orley - A mesma, sem mudar nada, cobranças diretas sem tréguas, e o interessante é que no passado o pessoal do governo dizia que eu era sustentado pelo Helder e os de agora dizem que sou sustentado pelo Amilton, isso me diverte.

JB – Quais seus planos junto ao blog para o futuro?
Orley - O blog já não me pertence, é uma instituição da sociedade morretense, com seus erros e acertos e que estaremos sempre em busca de melhorias e novas possibilidades no conteúdo e na linha editorial, mas sempre o foco será esse, o de regular através de denúncias e informações os atos públicos. Além do blog, ainda temos em sociedade com o Ariel Conforto, um jornal impresso com circulação mensal de 5000 exemplares, o Jornal Morretes Notícias.



3 comentários:

  1. Legal Orley. Parabéns por sua entrevista, sempre sincero em suas palavras.... parabéns! abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo, e o jornal com o Ariel quando sai? Estamos no aguardo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Orley pela publicação, você é uma pessoa que não esquece de citar nomes importantes da história contemporânea do município, lembre se que ninguém chuta cachorro morto.

    ResponderExcluir