TOP FITNESS

TOP FITNESS

terça-feira, 1 de maio de 2012



Primeiro de Maio  - Dia do Trabalho

                                              HISTÓRIA
  

O Dia do Trabalho é uma data universal.
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

19 comentários:

  1. Quero dedicar este dia ao prefeito que todos estes anos trabalhou de sol a sol para trazer prosperidade para nossa cidade. O Hospital tem atendimento 24 horas e muitos especialistas onde nascem varias crianças todos os meses, nossas escolas tem otima estrutura e boa merenda, a saude é excelente. Seus colaboradores foram escolhidos entre os melhores e todos tambem trabalham muito para manter a cidade limpa e conservada. Neste governo nao tem protecionista ou amizades que usem aparelhos da prefeitura. Todos os onibus sao liberados somente para serviços da prefeitura e todos os motorista tem experiencia e quando os onibus sao emprestado sempre para pessoas que tem habilitaçao e nunca bateram o onibus e fugiram como em outras prefeituras. Nosso secretario de obras nunca permitiu que as maquinas fossem usadas fora do expediente e somente para trabalhos da prefeitura e nenhuma pessoa fala que aquela obra construida foi a mando de algum futuro candidato em 2012. É o melhor prefeito do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Mais um feriado sol forte e bonito Morretes sobrevive a mais uma Festa Feira sem pouca divulgação e propaganda. Se fosse feita uma grande divulgação sem gastar muito dinheiro como alguns falam que propaganda custa caro, muitos orgãos do governo trabalham com publicidade gratuita mais persistente a briga entre o comercio e a prefeitura de quem deve fazer tudo ou nao fazer. O dia que mentes mais abertas estiverem do mesmo lado teremos uma Festa Feira muito mais forte e Morretes fica mais fortalecida.

    ResponderExcluir
  3. A festa feita perdeu sua identidade inicial e os produtos vendido na festa nao promovem mais os produtos da terra e nem o artesanato. Basta a quantidade de produtos vindo do Paraguai e vendido a luz do sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não compactuo com essa administração, não to defendendo ninguém, mas não fale merda...Acho que ainda não deu uma volta na festa, só tem produtos e artesanato local e as barraquinhas com produtos do Paraguai,sempre teve...

      Excluir
  4. ATE PARECE SER UM PRIMEIRO DE ABRIL DO QUE PRIMEIRO DE MAIO.KKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Tomara que seja a última festa feira do pt em Morretes, tá acabando o tempo de vocês.

    ResponderExcluir
  6. Estive desde o início da Festa Feira de Morretes pela luta de muitos Morretenses e muitos deles hoje são falecidos e outros esquecidos pelo próprio tempo. Festa Feira foi organizada por pessoas de coragem que naquele tempo quebraram muitos mitos que a festa seria um fiasco e assim mesmo aceitaram o desafio em fazer e sem dinheiro e estrutura alguma, apenas com a cara e a coragem de suas convicções e se transformou em um dos maiores eventos do litoral paranaense. Eram tantas barracas que faltavam espaços para elas já que na primeira não teve tanto sucesso assim, porém foi um começo de um gloriosa história de amor e respeito por Morretes. Hoje ficou apenas no passado os Morretenses que tinham o compromisso por uma Morretes melhor. Que saudade daqueles tempos e quem pode falar melhor sobre os acontecimento daquele tempo foi o Orley que viveu mais próximo na organização de alguma delas e mais alguns Morretenses que ainda moram em Morretes.

    ResponderExcluir
  7. concordo plenamente nao sabem o que falam,pois a festa esta linda com bastante atraçoes e belas barracas e muitos turistas va conferir..

    ResponderExcluir
  8. mas já foi bem melhor.

    ResponderExcluir
  9. não é pq as barracas do Paraguay sempre teve é que devem permanecer lá....

    Pois eles são uma concorrencia desleal,com os comerciantes que pagam seus impostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as lojas de 1,99 que tem na nossa cidade, Neto Araujo, Dão é desleal???alzir, loja Maringa, Alexandre, em frente a telepar e outras...só vendem produtos do Paraguai...isso não é desleal tambem???

      Excluir
    2. São comerciantes regulares quevpagam impostos, geram empregos. Mas também estas barracas do Paraguai como dizem não causam muitos danos aos comerciantes. A festa, o movimento que ela faz, o publico que ela traz, compensa no fim das contas.

      Excluir
  10. quentinha chegando hoje hoje a secretaria foi fazer compras com querido motorista da saude aiaiai estranho e que voltou sozinho e de banho tomado eita compra dificiel e suada fique esperto outubro esta ai

    ResponderExcluir
  11. orlei parabens pelo blog,estou acompanhando o perfi dos candidatos para as eleiçoes de morretes,fiz uma pesquisa por uma determinada empresa agora pouco tempo e vou dizer que ganha as eleiçoes:helder se for candidato e alguns vereadores:cesar cassilha(pps),erick camiroski(psb),ariel conforto(dem),samuca(psb),deimeval(pmdb),flavia(pt),luciano da vp(dem),dilberto porcides(psd)vardinho(psl)airton tomazi(psc)maraja(psc)esse ultimo vai a vereador,pois nao arisca a prefeito..grande abraço, estamos de olho na politica de nossa querida morretes..minha opiniao sao bons nomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu amigo anonimo das 02:38 pm,mais uma vez sabemos de alguma pesquisa seria,concordo sao bons nomes para vereador, e helder na cabeça chega de palhaçada...

      Excluir
  12. nova pesquisa mostra:helder 59%
    amilton 26%
    maraja 15%
    e verdade orle?....se for orlei cuidado meu amigo,tem que se mudar de morretes.

    ResponderExcluir
  13. Porque me mudar de Morretes, não tenho nenhum tipo de medo desta gente. Até vai ser interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é verdade não sei, mas não duvido, só estou achando que 26% é muito para o amilton, mas o povo sabe o que quer....

      Excluir
  14. Olha, eu pessoalmente sinto falta de mais barracas com produtos como doces, licores, vinhos, artesanato em cipó, cachaça, artesanato em barro e frutas. O que a gente vê bastante são trabalhos em panos de prato de bordados, tapetes flores de EVA e artesanato em caixas de madeira prontas, o que não é necessariamente artesanato local, mas não desmerecendo esse pessoal. O que deveria ter é mais artesanato puro mesmo, da terra. Que saudades quando o wilsom malucelli tinha a barraca de cachaça, fazia cachaça na hora para o turista ver como é. A barraca do seu romão com seus vinhos de frutas (seu filho deveria ter continuado o ramo). Mas vai se levando a festa.

    ResponderExcluir