TOP FITNESS

TOP FITNESS

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

REFLEXÃO

                       
           
                           MARINA SILVA, A SOBREVIVENTE

Da morte trágica do candidato à presidência da República, Eduardo Campos, emergiu a sobrevivente, Marina Silva, que tendo se abrigado no PSB por não ter conseguido registrar o seu partido Rede Sustentabilidade seria a vice na chapa.
Como escreveu Elias Canetti em sua magistral obra, Massa e Poder: “O momento de sobreviver é o momento do poder”. “O espanto diante da visão da morte se dissolve em satisfação, pois não se é o morto”. “O morto está estendido e o sobrevivente está de pé”. “É como se um combate tivesse antecedido aquele momento, e nós mesmo tivéssemos derrubado o morto”. Canetti se referia às batalhas onde se mata e morre literalmente, mas não é uma campanha eleitoral uma espécie de batalha?
Marina, a sobrevivente, se sente ungida pela “providência divina”, segundo suas palavras. Na eleição de 2010 obteve 20 milhões de votos e ficou em terceiro lugar. Neste ano viu frustrada sua intenção de voltar à campanha presidencial por ter falhado a oficialização da Rede Sustentabilidade. Agora, por um desses acasos que ela atribui a forças sobrenaturais ei-la no centro do palco da política.
Alçada à cabeça de chapa Marina se transformou rapidamente de hóspede em hospedeira do PSB e sua primeira providência foi a de substituir os comandos da campanha por gente sua, enquanto alijava o pessoal de Eduardo Campos. Portanto, o PSB pode dar adeus às ilusões. A Rede que ainda não existe adonou-se da escalada ao Planalto e se Marina chegar lá tudo indica que não sobrará nada para os socialistas de Campos. As aspirações pesebista foram sepultadas junto com o líder morto. 

Dizem em tom de brincadeira que Marina é verde por fora e vermelha por dentro. Toda brincadeira tem um fundo de verdade e não se duvide que no peito de Marina bata ainda um coração petista. A sobrevivente ungida é como o avatar de um PT já longínquo que se dizia puro, ético, a verdadeira esquerda que vinha para mudar o que estava errado.
Á frente do PT a estrela barbuda, que na quarta tentativa chegou lá depois de vestir terno Armani, aparar a barba e fazer publicar uma Carta na qual se comprometia a manter os fundamentos da nossa economia capitalista de Terceiro Mundo.
No poder os éticos e puros mostraram a que vieram e foram na nossa endêmica corrupção os mais corruptos. Incompetentes, reeditaram a inflação, a inadimplência e nos fizeram o país dos pibinhos, dos descalabros na Educação e na Saúde, da Petrobras arrebentada, da diplomacia vergonhosa que defende e custeia os mais nefastos ditadores mundiais. Para piorar o País é o lanterninha dos Brics.
O Brasil como paraíso é uma fraude gerada pela propaganda enganosa. O que de fato se tem é a herança maldita dos quase 12 anos de governo Lula, pois a bem da verdade, nos últimos desastrosos quatro anos foi o criador que mandou e a criatura somente obedeceu.
Note-se que a sobrevivente já iniciou sua metamorfose ao incorporar como vice o gaúcho Beto Albuquerque, ex-petista que agora é citado como defensor do agronegócio. Marina, como se sabe, sempre foi contra o agronegócio. Será que mudou? Afinal, ela apoia os sem-terra.
A candidata da Rede também já aceita a ideia da autonomia do Banco Central. É o que afirma a herdeira do Banco Itaú, Maria Alice Setubal, amiga e coordenadora do programa de governo da sobrevivente. Sem dúvida, um truque da candidata com o intuito de agradar o mercado, que se antes temia Lula agora a teme. Só falta a Rede lançar uma Carta para apaziguar certos ânimos.
Marina está fortalecida. Leva vantagem sobre Rousseff porque além de ser mulher representa com seu aspecto frágil um perfil bem mais feminino. E ganha de Lula porque teve como ele origem humilde, mas, como já foi dito é mulher e negra. Daqui a pouco vão dizer  de modo politicamente correto que é mulher, negra e índia. Então, aí de quem criticá-la. Tal coisa será considerada não como preconceito, mas como crime de racismo, portanto, inafiançável.
A sobrevivente, que se esclareça, não é terceira via e sim o Lula de saias abanando uma bandeira vermelha. Com relação ao PT ela pode dizer: “eu sou você amanhã”. Mas, quais são seus planos de governo? Já se sabe que seu programa incluirá os tais conselhos populares idealizados pelo PT e outros canais de democracia direta. Uma quinada e tanto à esquerda que talvez o PT faça caso Rousseff ganhe.

Quanto ao PSDB nunca foi oposição ao PT por temer a popularidade do demagogo Lula. Se agora os tucanos continuarem abúlicos por conta do medo da “santa da floresta” e seguirem sacudindo seus punhos de renda contra a borduna do PT e o arco e flecha da Rede, podem jogar a toalha. Então, ecoará da Papuda a profecia de José Dirceu: “Viemos para permanecer 20 anos”. “Muito mais”, dirá Lula, “meu modelo é Fidel Castro”.

Maria Lucia Victor Barbosa, psicóloga. 
24/08/2014
Maria Lucia é socióloga

40 comentários:

  1. Marina e Requião, ambos caindo em queda livre nas pesquisas e todos os candidatos do Orley estão perdendo, ele torceu para o Marajá, o Marajá ficou em segundo, ele torceu para o Amilton ele tirou em terceiro. Se o Porrua e a Flavia saírem para prefeitos, e Orley fazer campanha para eles, vão perder também. Vocês acham que Porrua ou Flavia tem cacife politico para saírem prefeito e vice? Vamos dormir que já é tarde. è tenham bons sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maconha as vezes gera esses tipos de alucinações, pensamentos inexatos, palavras desconexas. Vá dormir e tome bastante líquidos kkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Tem de tomar muito liquido para diluir o efeito etílico do sangue venoso com gosto de odio;

      Excluir
    3. Verdade, muito liquido kkkkkk Veneno talvez, massem o gosto do ódio, isso é prerrogativa "dela", ódio e vingança. Eu não, sou sossegado, tive um passado muito agradável, cheio de alegria, sou feliz com meus filhos e agora chegando um novo netinho, o Leonardo para fazer par com a minha doce e amada Lisa.

      Excluir
    4. Abri outra "bera" em tua homenagem....

      Excluir
    5. Secretário vai dormir e não fique pendurado no blog vendo as noticias, secretário vai dormir para amanhã acordar cedo e ir trabalhar que é o dinheiro dos impostos que paga o teu salário e do teu menino de granfino que só vive no face,

      Excluir
  2. TEO MIROSKI, PERGUNTA PARA O SECRETARIO AMIGO DE TODOS OS HOMENS INFLUENTES DO PARANA, QUAL FOI O RECADO DADO PARA ELE SOBRE O FIASCO DA CARREATA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz aí...Qual foi o recado kkkkkkk

      Excluir
    2. Secretário anda indignado com a vergonha que passaram em ter de colocar culpa na chuva pelos poucos carros que iam sair na carreata. A m.... subiu até Curitiba. Adivinha em quem jogaram a culpa.

      Excluir
    3. Teozinho todo dia leva uma bronca do secretário que anda muito nervoso, agitado e de poucas palavras, ele sabe que as pesquisas mostram o 45 gastando muito e sem retorno na amostragem. Mentira secretário?

      Excluir
    4. Careata com apenas 8 carros e com atraso de vinte minutos era melhor jogar a toalha e culpa a chuva.

      Excluir
    5. Com "Teozinho e secretário" a frente de uma campanha quem ganha é o adversário. Mostra de como está gente pensa e trabalha e em suas pequenas mentes se acham os melhores. Até o dia que a carreta foi cancelada pela baixa procura do 45 e a sorte que o dia estava nublado e puderem colocar a chuva como bode-expiatório. Quanto a babada que levaram do pessoal da campanha não sabia que foi tão forte que magoooouuuuu o toeoooozinho e deixou o secretário tão fulo da vida com o teozinho que organizou tudo.

      Excluir
    6. hei secretário por que o teu informante como você dizia que tinha não trabalha na sua campanha ou na campanha dos candidatos que você apoia? secretário para de mentir que tem contatos em todos os órgãos, mentir é feio secretário. numa destas baladas o Teo queria saber quem era o informante do secretário? ele não estava bêbado e estava bem e perguntando para o pessoal da roda quem era o teu informante. existe informante secretário ou é apenas uma outra mentira plantada pela secretário?

      Excluir
  3. Durma de lado para o veneno não descer e lhe afogar. KKKKKKKkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durma em paz...Amanhã é outro dia e pelo andar da carruagem, um longo dia kkkkkk

      Excluir
    2. Para quem trabalha o dia sempre é longo, para quem não trabalho é indifrerente. É só revigorar as fofocas e falar da vida alheia. Atitude de pessoas desocupadas.

      Excluir
    3. Não existem fofocas, existem informações. Se dentre elas existem fofocas, você tem toda a liberdade de questionar. Faça isso, amanhã, depois que passar o "bode". Ah tome água antes de dormir.....kkkkkkkkkkk Amanhã cedo, lá pelas dez apareça, antes não, eu sou como o Beto Richa, acordo as 10.

      Excluir
    4. O efeito borboleta venenal demora tanto tempo para metabolizar que tem de dormir 10 horas por dia.

      Excluir
    5. Efeito borboleta? Vixxe sai da frente do espelho e vá dormir kkkk A propósito, eu não durmo 10 horas, durmo até as 10 horas. Neste horário começa o programa Redação do SPORTV. Inicio o dia bem informado sobre o futebol brasileiro. Futebol é minha paixão, pena que meu Coxa anda penando iluminando o Brasil com sua lanterna...Mas tudo bem , um diaa coisa muda kkkkk

      Excluir
    6. Esse efeito borboleta falado, não precisa nem colocar o nome e já se sabe quem é o anônimo. Pena que borboletas aladas sejam caçadas o que é uma judiação. Agora a borboleta sem asas será cassada um dia o que não será uma judiação.

      Excluir
    7. Sempre lembrando que uma das comidas preferidas de um sapo gordinho é a borboleta. Ela voa, voa, voa, cansa, senta no pau para descansar, vem o sapo e come....lei da natureza kkkk

      Excluir
  4. Seria bom o Porrua concorrer para prefeito. Só que não tenha coligação com o PT que vai ser uma derrota daquelas. Vai perder para o Marajá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porrua prefeito e Flavia presidente da câmara. Sonhar é bom vai que dá certo e teremos o maior avanço que Morretes já teve duas pessoas competente e probas. Orley secretário de turismo e o Amilton secretário de finanças. Morretes do futuro.

      Excluir
    2. Olha, fui Secretário de Turismo aqui em Morretes, goste você ou não, o futuro de Morretes eu comecei lá atrás, junto com o grande Prefeito Cavagnolli, mudamos a cara desta cidade, fizemos dela uma cidade conhecida nacional e internacionalmente, transformamos Morretes na "Terra do Barreado", fizemos de Morretes uma cidade viável economicamente Fui Diretor de Turismo de Paranaguá, e em momento algum, tanto lá quanto cá, tive qualquer tipo de problema moral, nunca me envolvi em corrupção, negociatas, acertos, acordos espúrios, notas frias, cheques estranhos, então meu caro você pode falar o que quiser sobre mim, menos me jogar na vala imunda da improbidade ou da sacanagem coim o dinheiro público. Ah fui Secretario do Helder também...

      Excluir
    3. Antes que todos esqueçam e para completar o time de Morretes do Futuro, falta a competente dra Jessica. Só tem fera no Morretes do Futuro, Amilton, Maraja, Flavia, Porrua, Orley e a Jessica.

      Excluir
    4. Feliz de quem tem um futuro...Com certeza qualquer futuro é melhor que a cadeia, que é o verdadeiro lugar para os ladrões do dinheiro público

      Excluir
  5. Que tal Orley você ser vice do Amilton com os teus 60 votos você colabora para o Amilton ganhar do Marajá. Na eleição passada, o Marajá ganhou por 35 votos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa idéia, se eu fosse o vice o Amilton seria o segundo e poderia governar no lugar do prefeito improbo se a justiça fizer a parte dela. kkkkkkkkkkk Vou falar com o Amilton e vou colocar meus 60, se ainda tiver os 60 votos, do jeito que o Helder compra gente por ai é capaz de ter comprado meus eleitores kkkkkk

      Excluir
    2. Teu blog Orley está um sucesso que nesta hora tem 8 pessoas on line na visita e vai crescendo as informações de tudo que acontece nos bastidores da campanha. Tinha mais carro no nosso futebol sábado que na carreata do 45. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. O blog esta melhor que o debate kkkkkkkkk

      Excluir
    4. SECRETARIO TIRA TEU OUTRO CARRO DA GARAGEM PARA SER O NONO CARRO NA CARREATA QUE TEM DE ACONTECER COM OU SEM CHUVA.
      OBRIGADO EM TER DEIXADO O MENINO DE OURO CUIDAR DA CAMPANHA DO SEU CANDIDATO, ELE CONSEGUIU FAZER QUE MUITOS VOTOS MIGRASSEM PARA OUTRO CANDIDATO PELA SUA ARROGANCIA E FALTA DE RESPEITO.
      NINGUEM É SEU INIMIGO COMO VOCE PENSA SECRETARIO QUEM TEM ESTE COMISSIONADO COMO FUNCIONARIO VOCE NAO PRECISA DE INIMIGO JA TE FALARAM MUITOS VEZES ISTO, SO QUE NAO PODE DIZER NAO PARA O PESSOAL QUE COLOCA DINHEIRO NA CAMPANHA DO SANGUESSUGA, FORAM ELES QUE PEDIRAM PARA CONTRATAR O ARROGANTE E OUTRA COISA SECRETARIO, SE ELE PUDER SE VENDER SE VENDE DE NOVO E VAI LHE DEIXAR NA MAO. COM ESTE ARROGANTE VOCE NAO PRECISA DE INIMIGO SECRETARIO. O INIMIGO ESTA AO SEU LADO.

      Excluir
  6. Morretes precisa de uma renovação total tanto na prefeitura quanto na Câmara elegendo vereadores que realmente tenha como meta o bem estar de Morretes. Não podemos mais aceitar esses políticos e seus papagaios de piratas que aparecem somente na reta final para ganharem os votos e nunca mais aparecer por aqui. Ainda acabam colocando estas placas ridículas nas calçadas sem qualquer respeito com o pedestre ou motorista.

    ResponderExcluir
  7. Continue torcendo pelo teu amigo Porrua, Orley. É a tua única chance de ganhar que o Marajá vai sair a vereador que não tem voto suficientes para ser prefeito e o Amilton, bem o Amilton está caído que nem vereador ele consegue ganhar eu acho. A Flavia fala e somente fala e não vai trocar uma reeleição de vereadora pela dificuldade de candidata prefeito. Então fique ao lado do Porrua, você é uma pessoa leal ao Porrua é só ver no passado do teu blog o quanto vocês eram amigos inseparáveis Tá tudo escrito lá. Domingo vamos ver quem fez melhor campanha e quem vai ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho essa postura cheia de mágoa para quem está no em pleno exercício do governo. Kamiroski, Você esta comprando briga com a pessoa errada. Vou te dar um conselho que recebi do meu a muitos anos. Não de o primeiro passo se você não tiver bala na agulha para dar o segundo passo. E você sabe que não tem, vai sobrar para você ...se ligue! Depois das eleições o blog vai ver o que fazer com você!

      Excluir
  8. Não tenho dúvidas que uma.chapa com a Flavia e o porrua seria bem interessante..
    E não precisam mudar de partido não afinal todos conhecemos os dois e sabemos do trabalho que desempenham na câmara de vereadores de morretes são atualizados e atuantes no exercício da função

    ResponderExcluir
  9. A pessoa chega a ser até ridícula! Kamiroski comprando briga por causa desse povo que está no poder. Se liga fio, eles querem vê o seu coro. Mal sabe você o que eles falam por trás!
    A campanha do 45 foi sim por água abaixo, porque colocaram uma pessoa totalmente desqualificada e mal quista por toda a cidade! Uma pessoa arrogante, sem caráter, sem carisma algum.

    ResponderExcluir
  10. Flavia só serve para ser oposição. É PT de carteirinha......

    ResponderExcluir
  11. Bons nomes: Mauricio, Arildo, Ariel, Selma.

    ResponderExcluir
  12. Ligar partido a pessoas já virou palhaçada, será que não se percebe que para uma eventual candidatura tem que estar em algum partido???

    Se pudesse no caso de Morretes é claro ser candidato sem partido seria até melhor.

    Agora o caso do Arildo em minha opinião ele já foi uma boa opção, agora representa o Helder &Cia. é claro pois esse é seu ciclo de amizade esse são seus companheiros de luta, a tantos anos, vcs acham que até pelo caráter dele, iria numa eventual vitória eleitoral virar às costas aos seus??? eu acho que não.

    Além do mais já tomou gosto pelo estilo e etc...se não teria pedido às contas a muito tempo....

    "ME DIZES COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Helder fosse parceiro do Arildo como Arildo é parceiro do Helder, o Arildo já estava na sua segunda gestão. Pois o Helder teria colocado ao lado do Arildo um vice com qualidades politicas, e o Arildo teria vencido as eleições. Como o Arildo fatalmente se reelegeria, o que tiraria o Helder da disputa, ele preferiu queimar o Arildo para poder retornar em seguida. O problema que ali o parceiro é o Arildo e o interesseiro é o Helder. Simples assim!

      Excluir