TOP FITNESS

TOP FITNESS

quinta-feira, 29 de maio de 2014

MAIS DO MESMO....OU NÃO?


Prefeito de Morretes não cumpre Lei Federal e 
pode responder por improbidade administrativa

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 18 de novembro de 2011, Lei Federal nº 12.527/2011, obriga os gestores públicos investir na transparência durante o exercício do seu mandato. Conhecida como “Lei de Acesso a Informação”, a legislação, em seu artigo 3º, inciso II, determina que a divulgação da informação de interesse público, deve ser executada independentemente de solicitações. Porém, quando solicitada de forma oficial, o artigo 10 da legislação estabelece critérios a serem cumpridos pela prefeitura para responder aos questionamentos.
No que se refere a prazos, no artigo 11 a lei diz que “o órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível”. Porém, segundo o parágrafo 1º do mesmo artigo, “não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 dias: comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão; indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido ou comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação”.
No dia 19 de fevereiro, o JB protocolou na prefeitura de Morretes, dois pedidos de informação, tendo por base a Lei Federal 12.527/2011 e, passado mais de um mês do prazo limite estabelecido na legislação, nenhum deles foi atendido.
Um dos pedidos de informação, envolvendo a obra em execução na Rua Luis Bastos no bairro do Rocio, foi solicitada, antes do protocolo oficial, ao jornalista Pedro Ribeiro que, na época, respondia pela Assessoria de Comunicação da prefeitura e assina o site de informação Documento Reservado. Porém, o jornalista não respondeu aos questionamentos obrigando o uso da Lei de Acesso a Informação. Outro pedido do JB, foi do repasse da relação completa contendo o nome, função, remuneração e lotação de todos os cargos comissionados e agentes políticos da atual administração.
No mês passado, mesmo com o prazo limite vencido, o JB foi informado, que ambos os requerimentos estariam disponíveis no setor de protocolo. Na semana passada, a reportagem foi em busca dos documentos, mas não obteve sucesso. Os servidores não conseguiram encontrá-los e o Procurador Jurídico não estava presente para solucionar o impasse. Diante desta situação, na última sexta-feira (9) o JB protocolou denúncia do descumprimento da legislação federal no Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), através da promotora de justiça Mairana Andreola.
Vale ressaltar que a Lei Federal prevê penalidade em situação como esta em seu artigo 32 que considera a falta de resposta como uma conduta ilícita e responsabiliza o agente público.
O não atendimento ao princípio fundamental da Lei de Acesso a Informação, de acordo com parágrafo 2º deste artigo, o “agente público poderá responder, também, por improbidade administrativa, conforme o disposto nas Leis nos 1.079, de 10 de abril de 1950, e 8.429, de 2 de junho de 1992”.
A reportagem do JB enviou mensagem novamente ao jornalista Pedro Ribeiro para que explicasse porque não foram atendidos os pedidos de informação e quando serão. Até o fechamento desta edição não houve resposta.
Fonte: Jornal dos Bairros

41 comentários:

  1. QUEM PODE MAIS CHORA MENOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder demais as custas do dinheiro o público, chorar mais pagando para essa cambada de politicos é tipo de republiquetas de bananas como a nossa República. O povo merece essas porcarias no governo porque é ele que se vende na hora de escolher, o Brasil não merece!

      Excluir
    2. Fora do governo essa gente não pode nada, vivem escondidos como ratos!

      Excluir
  2. Orley ligue para tua amiga Flávia que ela ontem mostrou na câmara a nota
    fiscal do semáforo das pontes com valor de 52.000,00 somente para a instalação e 200.000,00
    Para adequar o centro de eventos para por mais de trinta ares condicionados...Lamentável ver essa guria falando sozinha sobre essa administração desastrosa.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vereadora manda para cá que eu publico tudo....estou esperando, manda para orley@barreado.com

      Excluir
  3. amigo orley,enquanto aquele governador,que não sabe administrar o dinheiro público estiver no poder,o nosso alcaide estara de boa.más o atual governador não tem a menor chance de se reeleger,calma é questão de tempo,o tombo vai ser grande,dai tchau tchau alcaide.tomara que pra nunca mais né.se liga povo morretense.pelo servidor público do estado o governador esta fora. ele esta fora,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, nem o governador e nem o prefeito valem o que comem....como diria minha Vó Madalena -"lé com lé, cré com cré"

      Excluir
  4. Cada dia que passa o segundo lugar está mais próximo de assumir, na semana que vem tem outra notícia mais desagrável para o moranguinho do nordeste e seus amiguinhos.

    ResponderExcluir
  5. Esse Pedro Ribeiro da Prefeitura, nunca está na Prefeitura, e quem é esse cara? veio de onde? ninguém conhece, MERECE EXONERAÇÃO. Manda embora HELDER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrinho é um grande jornalista, com uma história fantástica na imprensa do Paraná.É melhor um cérebro longe que um monte de corpos inuteis por perto!

      Excluir
  6. O Ministério Público é um órgão independente e acima de tudo isento de pressões políticas, a cada dia que passa a cova vai ficando mais funda.

    ResponderExcluir
  7. Diga com quem andas e lhe dirão quem es. falava a eterna Decy Gonçalves. A mascara vai caindo conforme o tempo passa.

    ResponderExcluir
  8. Já tá rolando que vai ter uma lista de dispensa entre os comissionados para depois da copa, quem não tá vestindo a camisa vai ter de procurar outro emprego: Palavras do senhor<

    ResponderExcluir
  9. Tem gente que vai ter de devolver o carro que já contava com o salário do cargo para pagar as contas e o carro financiado e das roupas cara e das festas para mostrar serviço ao dono.

    ResponderExcluir
  10. A loira mãe e a loira filha já estão sabendo da listinha e o corte vai ser maior do que se esperava por causa da baixa qualidade e da contas estarem no vermelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galinha que dorme com morcego acorda de cabeça pra baixo.

      Excluir
    2. A Vila das Palmeiras é que tem o maior numero de vereadores por metro quadrado eleito e tão chorando com os buracos, no Rocio tem buracos lixos jogados pelas ruas pela demora da coleta de lixo e lâmpadas queimadas e não tem nenhum vereador que mora aqui, na eleição os vereadores passam todos os dias aqui para pedir vioto:

      Excluir
  11. A PRIMEIRA DAMA VAI TER DE VOLTAR COMPRAR MUITOS PERFUMES DE CHEIRO, VELAS E MUITA CACHAÇA QUE TUDO CONSPIRA CONTRA O MARIDO DOMINADO. ESTÁ SIM E A LEI DO RETORNO. PLANTO VENTO COLHE TUFÃO,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se macumba resolvesse alguma coisa salvador tinha 3 milhões de prefeitos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Se macumba resolvesse alguma coisa os próprios macumbeiros estavam bem de vida e não levando uma vida miserável que levam. Se sujeito a fazer muitos trabalhos para prejudicar alguém e muitas vezes cobrando uma fortuna para fazer o trabalho. Quem tem Deus no coração não precisa recorrer a outros tipos de trabalho e alguns trabalhos tem até sacrifício de animais. Uma crueldade sem tamanho...

      Excluir
  12. Pena que o Amilton não tenha feito uma boa administração que hoje em seu segundo governo poderia acertar as falhas e podia tocar prefeitura num outro patamar de aceitação. Confiou demais e pagou o preço. Helder vai fazendo uma prefeitura pior do que o Amilton em muitos quesitos.

    ResponderExcluir
  13. esse jornal que vc tirou esta matéria é o do dejair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ...Não é do jornal do Dejair, é do Jornal dos Bairros de Paranaguá!

      Excluir
  14. Nem o Amilton e nem o Helder deram jeito em melhor o atendimento no Hospital e Maternidade de Morretes, a saúde pública está sendo renegada e jogada em segundo plano, tem de ter gente competente para tocar o hospital já que é a porta de entrada para um bom atendimento para o pessoal carente que não tem dinheiro para pagar um médico.

    ResponderExcluir
  15. E ainda falam que o Marajá será um péssimo prefeito se o Helder for cassado e tem de sair do cargo, tenho lá minha dúvidas se pode ficar pior do que está no momento. De qualquer jeito o Helder foi eleito pelo povo e o Marajá em segundo lugar. O Marajá deve estar preparado para assumir a prefeitura do jeito que ela for entregue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito muito no Marajá,não só votei nele, como declarei na época meu voto para ele. O Marajá não tem essa arrogancia de boteco do Helder Santana, respeita as pessoas de todos os níveis sociais, sabe de suas limitações e é um politico com bom transito no mundo politico. Eu acredito no Marajá!

      Excluir
    2. O Marajá é tem tanto trânsito no mundo político, que prometeu trazer especialistas do Angelina Caron e até e não cumpriu. Ele era vice-prefeito do teu amigo Amilton. Grande trânsito mesmo?

      Excluir
    3. Como você mesmo disse, ele era apenas vice prefeito. Você acha que se vice prefeito mandasse alguma coisa a prefeitura de Morretes hoje faria o negócio estranho que fez com a tal hygea, onde para pagar um servidor de 880 reais a tal hygea recebe 3550 reais? Você acredita que o Arildo assinaria uma porcaria dessas? Eu não acredito, por isso não responsabilize o Marajá de não ter suas promessas de vice cumpridas

      Excluir
    4. Toda gestão sobre HMM tem e ser feita por gente que conhece da área médica e não colocar uma pessoa responsável porque amigo do prefeito ou amigos do amigo do prefeito.
      Em hospital se trata de vidas que se não tiverem o mínimo de estrutura o paciente morre na maca ou por falta de medicamentos.
      Recursos financeiros para tocar o hospital tem, basta tocar com vontade de resolver os problemas e sem uso político dele em qualquer instância da administração..

      Excluir
    5. A partir do momento em que a Sra.Teófilo santana resolveu fazer do HMM um palanque politico, onde se empregavam amigos e serviçais particulares o HMM virou um boteco.O Amilton não conseguiu resolver e agora com a terceiração estranha onde 880 custa para o município 3550 o HMM virou um balaio de gato, onde quem pode mais chora menos. Essa é a realidade, realidade onde o povo é apenas massa de manobra eleitoreira para garantir essa gente toda no poder.

      Excluir
  16. Se hospital não funcionava bem então foi incompetência do prefeito Amilton e não seu vice Marajá que não tinha espaço nas decisões da prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, do Amilton e seus assessores da area de saúde!

      Excluir
  17. COMO O HOSPITAL É UM ASSUNTO IMPORTANTE E SEMPRE ELE VIRA E MEXE ENTRA NAS POSTAGEM DO BLOG. SEM CONTAR QUE A SAUDE ESTA RELEGADA E EDUCAÇÃO E OUTRO PONTO CRUCIAL QUE DEVERIA SER ABERTO UM DEBATE PELA SITUAÇÃO PRECARIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E O TRANSPORTE DE ALUNOS. MAIS PARA QUE NAO INTERESSES NEM PARA OS RESPONSAVEIS PELA AREA E NEM PELOS VEREADORES. TALVEZ PARA OS VEREADORES SEJA MAIS IMPORTANTE DE COMO SERA CONDUZIDA A ELEIÇAO DA PRESIDENCIA DO QUE OS ASSUNTOS DE INTERESSE COLETIVO.

    ResponderExcluir
  18. quanta inveja do marajá que não tem culpa do caos que esta no hospital, que o marajá seja prefeito o quanto antes que pior na fica:

    ResponderExcluir
  19. Basta um cobrança dos serviços públicos no blog que a conversa fica mais deselegante, parece que tem gente que não quer que certos assuntos no debate ou se faça a cobrança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa gente não tem hábito de entender seus próprios erros....Dai agridem o blog....E não
      é de hoje kkkkkkk

      Excluir
    2. O blog foi criado para cobrar, exigir, tornar público e mais importante dar o direito de reclamar do governo sem risco de retaliação ou vinganças baratas.

      Excluir
  20. É mais fácil passar a conta da ineficiência para outra administração do que tenta resolver os problemas, Assim vai passando o tempo e nada se resolve e o povo, bem o povo é apenas um detalhe para esta gente.

    ResponderExcluir
  21. Mas os 15 mil do Prefeito, os 5 mil da sua expousa, e de seus amiguinhos, correlegionários e parceiros de ocasião continua caindo numa boa nas suas contas. Fora a mordomia!

    ResponderExcluir
  22. Hoje o secretario capacho estava com pressão alta e seria por causa da lista que serão demitidos logo após a Copa ou por causa as televisão ficha suja?.

    ResponderExcluir