
Governo estuda revitalização do terminal portuário de Antonina
AE Notícias
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná estuda ações para a revitalização do terminal portuário de Antonina, no litoral. Entre outras medidas, está prevista a construção de mais 140 metros de cais no terminal público Barão de Teffé, informou o secretário José Richa Filho.
Segundo ele, também estão previstos investimentos para a construção de um novo armazém, e mais a pavimentação da área retroportuária, atualmente com 391.768 metros quadrados. "Os investimentos que o pré-sal trará para o litoral brasileiro são um grande motivador para que o planejamento viário seja um facilitador e indutor de novos empreendimentos no litoral paranaense, resgatando para Antonina a importância histórica que o município teve na economia estadual", acrescentou o secretário.
Desde 1994, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina arrendou para a iniciativa privada a área denominada Ponta do Félix, nas proximidades do cais Barão de Teffé, sentido Paranaguá. O terminal foi destinado para a construção, ampliação e exploração de instalações portuárias visando operações de carga e descarga de produtos congelados e afins. A área abriga na atualidade os Terminais Portuários da Ponta do Félix S.A. (TPPF).
Além de congelados, são movimentados no local açúcar e fertilizantes. Desde o início deste ano foram movimentadas 600 mil toneladas. "Para aumentar a produção nos terminais público e privado em Antonina, precisamos investir na infraestrutura e superestrutura portuária, e manter em condições de trafegabilidade os acessos rodoviário, ferroviário e marítimo", disse José Richa Filho.
Importância Histórica
O Porto de Antonina teve grande importância econômica no século XIX e já no século XX movimentou expressivo volume de erva-mate e madeira. No início do mesmo século, o terminal abrigou o complexo industrial e portuário da família Matarazzo. Na época, foi construído o ramal até a estação ferroviária de Antonina. A partir dos anos sessenta, começou o decréscimo de movimentação de mercadorias com os exportadores encerrando suas atividades. A inauguração da BR-277, em 1968, aumentou a preferência pelo Porto de Paranaguá.
PERGUNTAR NÃO OFENDE....
COM O A VEVITALIZAÇÃO DO PORTO, LOGO VAI TER AUMENTO OPERACIONAL, MUITOS CAMINHÕES, TRENS, ENFIM E MORRETES COMO FICA? A ALL USANDO A CIDADE DE FORMA PREDATÓRIA, CAMINHÕES ENORMES CRUZANDO NOSSAS RUAS PRINCIPAIS , ENFIM ESTE MOVIMENTO TODO PONDO EM RISCO O PATRIMÔNIO E A A VIDA DOS MORRETENSES. E O QUE MORRETES GANHA COM ISSO, SERÁ QUE OS NOSSOS POLITICOS NÃO PODERIAM EXIGIR CONDIÇÕES MELHORES PARA MORRETES? SERÁ QUE O POVO VAI TER QUE TOMAR ATITUDES POR CONTA PRÓPRIA? E AÍ PREFEITO, PRESIDENTE DA CÂMARA, O QUE VAI SER FEITO PARA AMENIZAR O ESTRAGOS DESTE MOVIMENTO PREDATÓRIA QUE SE ANUNCIA? SERÁ QUE O VEREADOR WILLIANS TEM OUTRO VÍDEO PARA MOSTRAR? VAMOS ESPERAR PARA VER O QUE VEM POR AÍ!