TOP FITNESS

TOP FITNESS

domingo, 29 de novembro de 2015

Bora.....dedo no rabo kkkkkkkk


Então, após fazer exames de PSA Norma e PSA Livre, foi constatado uma anomalia prostática. Por conta disso devo voltar a fazer os exames de toque (vixxe!) e em seguida alguns exames como eco grafia e tomografia e ainda vamos fazer biópsia. Porque estou contando isso aqui? É um alerta a todos os homens acima de 45 anos e principalmente aqueles com mais de 60 como é meu caso. A exatos 6 meses atrás fiz todos os exames e não deu nada, e agora 6 meses depois apareceu essa alteração importante. Então minha minha gente, BORA DEDO NO RABO. Quando voltar eu  prometo que conto tudo kkkkkk O importante é não se deixar abater ou pior por preconceito não fazer os exames regulares.  Seja lá o que vai acontecer comigo, com certeza se não fizesse os exames seria muito pior!

Câncer de Próstata também é assunto para o psicólogo
                  Informações do Dr Drauzio Varella


DOENÇAS E SINTOMAS

CÂNCER DE PRÓSTATa

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.
Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.
Sintomas
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).
Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.
Diagnóstico
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.
Tratamento
O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.
Recomendações
* Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;
* Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;
* Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;
* Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;
* Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;
* Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.


2 comentários:

  1. Meu amigo Orley estarei pedindo a Deus para que o exposto não passe de um pequeno equívoco e alerta, e que os demais exames que serão realizados confirme que tudo esta em ordem com sua saúde. Pois desejo compartilhar por muitos anos da sua amizade.

    ResponderExcluir
  2. Só não vá gostar da dedada. Boa sorte.

    ResponderExcluir