Analisando o vídeo do acidente ocorrido ontem em Morretes que custou a vida de uma mãe e sua filha, pudemos constatar que não houve negligencia de nenhum dos envolvidos, o motorista do caminhão trafegava em baixa velocidade, havia o policiamento preventivo da PM no local, a mãe e a criança trafegavam regularmente pela calçada, ao fazer acurva, dado o tamanho da carreta, esta invade a calçada e arrasta as vitimas para baixo de suas rodas, deixando clara a situação de insegurança absoluta de todos os que trafegam por aquelas calçadas. A partir deste acidente ficou caracterizada que é impossível permitir que continuem usando aquela rua como extensão de uma rodovia federal. Ou se proíbe o tráfego de caminhões pesados, tipo bi-trem ou o tráfego de pedestres pela calçada. Acredito que cabe ao ministério público estudar com muito carinho e a partir daí tomar uma atitude definitiva sobre a manutenção deste tráfego pesado naquela rua, onde obrigatoriamente circulam crianças, alunos das duas maiores escolas da cidade, usuários do hospital, e do laboratório de análises clinicas, fiéis da Igreja Matriz, clientes de uma das maiores lojas de material de construção do município, frequentadores do Clube Cruzeiro além de duas lojas de motocicletas. Para este tipo de tráfego ser mantido teriam que fazer calçadas maiores, uma sinalização específica, normatizar os horários de fluxo destes caminhões, buscando uma ação que sincronize os direitos e a segurança do cidadão de Morretes com as necessidades do Porto de Antonina. Assim como está não pode continuar, e posto que o Prefeito e os Vereadores, não se preocupam com o bem estar das pessoas que trafegam por ali, cabe ao MP tomar a atitude necessária para que promovam as mudanças que tragam a tranquilidade e a segurança para o morretense. Neste acidente de quarta feira a responsabilidade direta é da Prefeitura de Morretes, que nada fez para garantir esta segurança daquelas vitimas de sua irresponsabilidade. Porém se este estado de coisas perdurar, cabe a população dentro do seu direito inalienável a sua liberdade de manifestação, buscar os mecanismos necessários para chamar a atenção das autoridades e exigir que resolvam tomar as atitudes pertinentes.
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quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
RISCO DE MATAR....
O pavoroso acidente causado ontem por uma dessas centenas de carretas que cruzam uma das principais ruas da cidade de Morretes é o tipo da tragédia anunciada. Aqui mesmo no blog e no nosso JMN, cansamos de falar sobre o perigo que a nossa população corre com esta situação absurda de transformar uma das ruas centrais de Morretes em uma rodovia federal onde transitam centenas de caminhões diariamente com 7, 9 eixos com destino aso Porto de Antonina colocando em risco de morte alunos dos dois maiores colégios de Morretes, os usuários do hospital e do laboratório de exames clínicos. Entendemos a necessidade da ativação plena do Porto de Antonina, a geração de empregos e renda que aquele porto traz para a nossa vizinha Antonina, mas não entendemos e continuamos não aceitando que isso aconteça as custas da vida da população de Morretes. Neste trecho, em frente ao hospital a calçada tem menos de 1 metro de largura e ainda com o agravante dos postes da concessionária de energia, que obriga o cidadão a dividir a pista de rolamento com esses caminhões. O desvio que ligue a Rodovia Miguel Buffara, e a estrada de Antonina para o escoamento da movimentação do Porto de Antonina já deveria ter sido construído a mais de 10 anos. Mas o descaso do mundo politico com nossa cidade, a partir dos nossos Prefeitos, que fazem campanhas para seus candidatos parceiros, nunca com a intenção da melhora do nosso município, mas sempre pensando em seus projetos pessoais de poder faz com que esta situação continue sem solução. Esses Deputados que circulam por aqui de 4 em 4 anos, mentindo, enganando o povo com conversas fáceis, não tem a sensibilidade de prestar a atenção nesta dificuldade, que põe em risco de morte o cidadão de Morretes. E com os investimentos no Porto de Antonina, que segundo discursos de campanha serão de mais de 1,5 bilhões de reais, o fluxo de caminhões com toda a certeza vai aumentar. Aí vem a pergunta,quantos precisam deixar seu sangue espalhado no asfalto para que o Prefeito de Morretes busque em troca do apoio ao Governador Beto Richa a construção deste desvio? Ao aceitar esta situação tanto a administração do município de Morretes, quanto as administrações dos Portos de Paranaguá e Antonina e o Governo do Estado são os responsáveis diretos pelos acidentes como o desta quarta feira, que custou a vida desta mãe e seu filho. O povo de Morretes merece ser respeitado, e já que nem o prefeito e muito menos o Governo do Estado promovem esse respeito, esperamos que daqui em diante o comando local da Policia Militar, comece a fiscalizar efetivamente, dia e noite, a circulação de carretas que atendem aos Portos de Paranaguá e Antonina antes que mais mortes aconteçam. Ao povo cabe a responsabilidade de cobrar, exigir que este ou outro prefeito qualquer busque resolver esta questão com atitudes práticas e não com discursos vazios de campanha que visam apenas seus projetos de poder. E pensar que o município gastou mais de 53 mil reais para instalar semáforos que não funcionam. A Câmara de Vereadores deveria se empenhar para resolver esta situação e os pastores da cidade e o padre procurarem através de suas orações, pedir para que outras mortes não aconteçam mais naquela rua, um "mix" de rua com rodovia federal.
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
PSSSSSIUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!
"OPERAÇÃO SILENCIO" EM MORRETES E ANTONINA
Na madrugada de sábado para domingo, 30/11/14, diante de diversas ocorrencias policiais em Morretes e Antonina, recolhemos sons de carro e de residencia, em razão de seu mau uso. Por volta das 23 horas, na área do Portinho,
das 23 horas, na área do Portinho, jovens faziam uso do som para a rua.
Com a chegada das viaturas policiais, ocorreu a abordagem dos mesmos e recolhimento da caixa de som, mais o encaminhamento do responsável pela casa para a confecção do Termo Circunstanciado, aguardando o dia da audiência.
Próximo da 01 h 00 min, um veiculo fazia uso de som automotivo na Avenida Carlos Gomes. Policiais militares flagraram o fato e encaminharam veiculo e condutor, recolhendo o radio e auto-falantes, sendo também confeccionado Termo Circunstanciado com breve audiência no Fórum.
Próximo da 01 h 00 min, um veiculo fazia uso de som automotivo na Avenida Carlos Gomes. Policiais militares flagraram o fato e encaminharam veiculo e condutor, recolhendo o radio e auto-falantes, sendo também confeccionado Termo Circunstanciado com breve audiência no Fórum.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
MINISTÉRIO PÚBLICO-PR
ANTONINA
Promotoria recomenda interdição
de estabelecimentos irregulares
A Promotoria de Justiça de Antonina (Litoral do Estado) expediu recomendação administrativa à prefeitura do município, para a mesma providencie a interdição 16 estabelecimentos que estão funcionando de maneira irregular, incluindo igrejas, supermercados, comércios e um sindicato. Os locais devem permanecer com as atividades suspensas até que possuam as necessárias licenças de funcionamento.
Segundo o Ministério Público, esses estabelecimentos estão funcionando sem o Sistema Preventivo contra Incêndio e Pânico devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, faltam sinalizadores e antiderrapantes nas rampas e precisam ser substituídos extintores com data de validade fora do prazo. Também há casos de locais que sequer possuem alvará de funcionamento.
“Os potenciais consumidores têm o direito básico de receber serviços seguros que não lhes exponham a riscos excessivos e desnecessários”, destaca a promotora de Justiça Kelly Vicentini Neves Caldeiras. Ela explica que supermercados elencados na recomendação foram reprovados em vistorias dos Bombeiros, inclusive com irregularidades apontadas desde 2013, sem que até o momento os responsáveis tenham regularizado a situação. “Agora, compete ao poder público assegurar aos consumidores a segurança nos serviços públicos e que nenhum estabelecimento pode funcionar à margem da legislação vigente”, completa.
A Promotoria de Justiça fixou prazo de cinco dias para que o poder público comunique as providências adotadas, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais cabíveis em cada caso.
Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4226 / 4439
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
TANTO LÁ QUANTO CÁ!
TCE determina devolução de R$ 719,4 mil em Antonina
Por irregularidades em convênio o Tribunal
de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) desaprovou as contas do convênio
celebrado, em 2008, entre o município de Antonina (Litoral) e o Instituto Brasileiro
de Santa Catarina (Ibrasc), no valor de R$ 768.826,97. O objetivo era a
execução do programa Saúde da Família. Em função das despesas irregulares ou
não comprovadas, o Ibrasc, seu ex-presidente, José Carlos Jobim, e o
então prefeito de Antonina, Kleber Oliveira Fonseca, foram sancionados
pelo TCE-PR a devolver, de forma solidária, ao cofre municipal R$
719.493,54, corrigidos desde a data dos repasses.
Outro
ex-prefeito do município, Carlos Augusto Machado, foi multado em R$
145,10 por não atender à determinação do Tribunal.José Carlos Jobim
recebeu multa de R$ 1.450,98,devido à ausência de publicação do extrato de
execução física e financeira da parceria. Ambas as sanções estão previstas no
artigo 87 da Lei complementar 113/2005. Além disso, a Segunda Câmara
determinou a inclusão dos nomes dos gestores no cadastro dos responsáveis com
contas irregulares.
Os motivos para a desaprovação foram
a falta de consonância entre a planilha de receitas e despesas e a movimentação
bancária dos recursos; ausência de documentação bancária; despesas em favor da
empresa Centro Integrado de Saúde (Cisemar) sem documentos que comprovem a
efetiva prestação de serviços; não comprovação de publicação do extrato de
execução física e financeira da parceria; e ausência da certidão liberatória
municipal.
Ao fundamentar seu voto, o relator do
processo, conselheiro Nestor Baptista, destacou que não foram encaminhados ao
Tribunal diversos documentos imprescindíveis à análise da legalidade das
contas. Ele frisou que o proprietário do Cisemar – empresa que recebeu R$
676.607,93 e não comprovou a prestação dos serviços contratados, é Wagner
Daniel Dutra Mattos, fundador do Ibrasc. Segundo o relator, Mattos já agiu em
conjunto com entidades sem fins lucrativos prestando serviços superfaturados na
área médica, conforme comprovado no Relatório de Inspeção nº 496878/12.
A decisão
baseou-se na instrução da Diretoria de Análise de Transferências (DAT) e no
parecer do Ministério Público de Contas (MPC). Os conselheiros acompanharam,
por unanimidade, o voto do relator, determinando, além das sanções, a
comunicação e a liberação de acesso aos autos aos Ministérios Públicos Estadual
e Federal, ao Ministério da Justiça, à Secretaria da Receita Federal e ao
Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Os interessados podem
entrar com recurso após a publicação do acórdão no Diário Eletrônico do TCE-PR.
Serviço
Processo
nº: 343381/10
Acórdão
nº: 6757/14- Segunda Câmara
Assunto: Prestação de Contas de Transferência
Entidade: Instituto Brasileiro de Santa Catarina (Ibrasc)
Interessados: José Carlos Jobim, Kleber Oliveira Fonseca, Município de Antonina e
Carlos Augusto Machado
Relator: Conselheiro Nestor Baptista
Autor: Diretoria
de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR
É isso aí, vamos pagar o viaduto que os políticos mentirosos disseram que nos deram de presente!
PRESENTÃO DO PREFEITO
PEDÁGIO R$16,80
O PEDÁGIO MAIS CARO DO BRASIL
Pedágio para o Litoral vai custar R$ 16,80
a partir de
segunda-feira
Confira os novos valores
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de
Infraestrutura do Paraná (Agepar) homologou nesta sexta-feira (28) reajuste
médio de 4,88% nas tarifas das rodovias concessionadas do Anel de
Integração. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), a correção
ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses. Porém, para o Litoral
do Paraná, o reajuste ficou em 9,08%, valor acima da inflação.
A nova tabela de preços começa a vigorar no próximo dia 1º
de dezembro. “O reajuste é contratual e ficou menor do que índices
inflacionários, como IPCA apurado pelo IBGE”, disse o diretor-geral do DER,
Nelson Leal Junior.
Mais caro no Litoral
Além do reajuste contratual, está prevista a aplicação de
degrau tarifário nas praças de pedágio das concessionárias Ecocataratas (4,09%)
e Ecovia (3,88%). As duas empresas finalizaram em 2014 obras que não estavam
previstas em contrato ou foram retiradas do cronograma original pelos dois
governadores que antecederam o governador Beto Richa.
Confira abaixo o novo valor do pedágio nas praças que cortam
Curitiba e região metropolitana:
Lapa (Rodovia do Xisto): R$ 9,70
Balsa Nova (BR-277 para o interior): R$ 7,10
Palmeira (BR-277 para o interior): R$ 10,10
Balsa Nova (BR-277 para o interior): R$ 7,10
Palmeira (BR-277 para o interior): R$ 10,10
São José dos Pinhais (BR-277 para o Litoral): R$ 16,80
Confira abaixo a tabela completa:
A LINGUA É CHICOTE DO RABO!
Pois é, as vezes entram aqui no blog ou no meu Facebook uns PTistas fanáticos, uns chatos se achando a ultima bolacha do pacote, e sempre o discurso é que hoje, com o governo PT, esta tudo certo, mas no tempo do FHC era um inferno, quebraram o Brasil 3 vezes, maltratavam os pobres, além de satanizarem a Marina Silva porque ela amiga de pessoa ligada ao banco Itaú. No discurso pasteurizado tipico de filósofos de boteco, fazem apologia de um Brasil irreal, onde os pobres tem valor e blá blá blá. Então de repente, a Dilma para minha surpresa nomeia para Ministro da Fazenda, um dos Ministérios mais importante do governo, Joaquim Levy, um cidadão competente, qualificado para o cargo, porém, além de ser profundamente ligado a importante e poderoso banco brasileiro, ser de direita assumido, com idéias neo liberais, ainda é originário da equipe de trabalho do FHC. Como diria minha vó Madalena, "a língua é chicote do rabo"
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