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terça-feira, 1 de janeiro de 2013

RESPEITO PELA NOSSA CIDADE É BOM e NÓS GOSTAMOS....



As dificuldades do COMTUR na negociação com a BWT OPERADORA.
O pedido:
De: Miranda
 BOM DIA   CONFORME CONTATO TEL.  REITERO NECESSIADADE COLABORAÇAO DE V.S. COMO MAIOR EMPRESARIO DO TURISMO DE MORRETES, A IMPRESCINDIVEL  AJUDA.  AS TAXAS CONFORME LEI E DECRETO JÁ ENCAMINHADOS SERAO COBRADOS APARTIR DO DIA 1/01/2013 DA SEGUINTE MANEIRA= HOTEIS E POUSADAS R$2.00 POR HOSPEDE; CADA ESTABELECIMENTO SERA RESPONSAVEL PELA ARRECADAÇAO, FAZENDO DEPOSITO MENSALMENTE EM CONTA DO FUNTUR NO BANCO DO BRASIL AG MORRETES. = RESTAURANTES TXA DE R$050  POR CLIENTE . ARRECADAÇAO IDENTICA A ANTERIOR, = COMERCIO EM GERAL COBRANÇA DE 10% DA TAXA DE ALVARA.= PASSAGENS TURISTAS TREM- ONIBUS   R$050 COBRANÇA ,INICIALMENTE, ESPERAMOS A COLABORAÇAO DOS EMPRESARIOS DO SETOR  PARA EXECUTAR A COBRANÇA COM REPASSE POSTERIOR, SE NÃO FOR POSSIVEL, ACHAREMOS UMA FORMA  VIAVEL– ESTACIONAMENO DE COLETIVOS- IREMOS COBRAR NO LOCAL DANDO  UM ADESIVO DO COMTUR PARA IDENTIFICAÇAO. PODERAO DEPOSITAR NO BANCO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO.  O DINHEITO ARRECADADO SERA INVESTIDO  NO MELHORAMENTO DA ESTRUTURA, SINALIZAÇAO  E EVENTOS  EM MORRETES  PROJETOS ELABORADOS E CONTROLADOS PELO FUMTUR ATRAVES DO SEU CONSELHO FISCAL COMPOSTO POR MEMBROS INDICADOS PELA COMUNIDADE. LEMBRAR QUE TODOS NOS ESTAREMOS AJUDANDO A NOSSA CIDADE E TAMBEM OS FUTUROS TURISTAS QUE USUFRUIRAO DO QUE  FIZERMOS AGORA. CONFIO NO DISCERNIMENTO E NA COLABORAÇAO DE V. S

A resposta:

De: adonai filho
Prezado Miranda,

Nossa empresa como a maior responsável pelo fluxo receptivo de turistas a Morretes nestes 15 anos tem divulgado internacionalmente o município assim como em todo nosso pais sempre arcando sozinha com todos os custos...
Nosso processo de concessão e muito dispendioso,temos mais de  100 mil reais mensais pagos ao governo federal e 39'37% de nossas tarifas repassadas como pedagio a ALL. Não temos como absorver novas taxas e nem gerar ônus adicionais aos nossos clientes.
Requeremos uma audiência publica com o novo Governo Municipal e o COMTUR para sabermos detalhadamente todas as razoes e contra partidas, assim como, a forma de gestão dos recursos, o processo de auditagem entre outros..
Prontos para esclarecimentos 
Atenciosamente
Adonai Filho

Nossa opinião:
O COMTUR tenta  fazer  valer a Lei de 2005, promulgada pelo então Prefeito Helder, que autoriza a cobrança de taxas dos turistas que servirão para melhorar o desenvolvimento do turismo na nossa cidade, taxas essas já cobradas a muito nos municípios que hoje são os maiores receptivos do turismo interno e externo do nosso país, como Gramado, Parati e outros. A implantação da Lei já sancionada esta sendo dificultada pela BWT Operadora. O seu proprietário em resposta ao oficio do Comtur de forma arrogante, alega entre outras coisas ser o maior responsável pelo fluxo de turismo dos últimos 15 anos. Causa estranheza esta afirmação quando se vê milhares de carros particulares circulando pela nossa cidade todos os finais de semana, mesmo quando os trens sujos e mal cuidados da referida empresa vem com lotação  diminuta nos períodos fora de temporada. È bom lembrar que não são os trens desta empresa e muito menos o seu heroico trabalho de divulgação que traz os turistas até Morretes. Fosse assim as viagens de trem para a Lapa seriam verdadeiros sucesso. O que faz o povo procurar os trens mal cuidados desta empresa é a beleza plástica do município, a estrada de ferro centenária, um verdadeiro milagre da engenharia do século XIX. A beleza de Morretes, os esforços de empresas como o Restaurante Madalozo, Ponte Velha, Armazém Romanus, Casarão, Vila Morretes, Hotel Nhundiaquara,  Dona Siroba, My House, Olimpo e outros, além de hotéis e pousadas.  Hoje, depois do Governo Cavagnolli, trazer turistas para Morretes é fácil, seja de trem de carro, ou qualquer outro transporte. A Empresa BWT é mais uma das empresas beneficiadas pelas nossas belezas, pela nossa história, mas é prepotência de mais, soa até como desrespeito aos morretenses, este empresário achar que é o arauto do futuro econômico do nosso turismo. É um grande empresário, sem nenhuma dúvida, mas é bom lembrar que o objeto da sua grandeza é a cidade de Morretes e suas belezas naturais associada a gastronomia, esta sim famosa internacionalmente, por conta do Barreado, o verdadeiro ícone deste fluxo turístico que Morretes recebe desde 1989. Outra coisa que chamou a atenção na resposta deste empresário ao COMTUR, foi o fato da ALL cobrar uma taxa de pedágio draconiana de quase 40% pelo uso de um patrimônio público, afinal esses trilhos foram todos instalados com o dinheiro do povo brasileiro e essas taxas de quase 40% deveriam ser repassadas ao município de Morretes. Isto mostra que essa ALL não é fácil, além não de pagar impostos para o município, ainda cobra. Como disse o Zé Ramalho, “ tem gente neste país ganhando muito dinheiro com a agricultura sem nunca ter plantado um pé de alface” . Esperamos que o Prefeito que toma posse hoje faça  valer a Lei que ele mesmo sancionou e que a nova Câmara de Vereadores fiscalize com rigor esta questão. É bom para todo mundo, até para o tal empresário dos trens que se acha o Messias do turismo de Morretes.

8 comentários:

  1. Desculpe Orley mas (exageros a parte) a empresa está correta. Os restaurantes citados nunca moveram uma palha pelo turismo, quem fez isso foi um antigo secretário de turismo no passado. Hoje vivemos no mesmo, os restaurantes estão sentados sobre a burra cheia de dinheiro e as agencias de turismo que pegam o cliente pela mão para convidá-lo a conhecer a cidade, todos lucram com um serviço particular e ainda querem sobretaxa-lo? Os milhares de carros que o senhor vê estão aqui (em sua maioria) para desviar do pedágio apenas, o turismo não vem mais atraindo bom público, não sei o senhor tem visitado o porto de cima mas a grande maioria dos turistas que lá param são pessoas da região metropolitana que se reúnem para fazer churrasco e cervejada, saem quase todos dirigindo bêbados! No centro se reúnem apenas para almoçar, dar uma voltinha para auxiliar a digestão e vão embora. O senhor falou de Gramado, lá as empresas investem pesado no turismo, faxadas padronizadas, RUAS LIMPAS, calçadas convidativas aos pedestres, tudo cobrado dos comerciantes, é mais fácil mesmo o prefeito eleito cobrar um taxinha de turismo que se dilua no orçamento e nunca mais volte. Difícil é cobrar dos comerciantes que se adequem em faxada (histórico não significa caindo aos pedaços, a XV que me perdoe mas já viram parati?), calçada (tenho uma raiva daquele do lado do correio que acha que a calçada é dele e me obriga a andar junto dos carros), estacionamento (as quadras são ocas e não fazem estacionamento). O prefeito tem que ter coragem de fechar o calçadão para os carros, transformar a rua da prefeitura em mão única (para se tornar um binário com a XV, multiplicando o estacionamento), realizar um convênio para utilizar o centro de convenções como praça de alimentação e estacionamento. Lembra Orley, mandaram você fazer muito com pouco, dá pra fazer de novo, porque não se voluntaria, acredito em você!

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  2. Amigo me perdoe, as falhas de gestão são visíveis e vão continuar na medida que os Secretários de Turismo usem seus cargos para alavancarem suas empresas particulares ou de parentes, usando a máquina pública ou a força que ela exerce no meio.Agora eu não posso admitir que uma empresa que ganha dinheiro vendendo nossas belezas, fature em cima de uma das mais belas obras de arte do seculo passado que é a nossa estrada de ferro, venha dizer que é o responsável pelo fluxo de turistas da cidade. Não sou morreteano, exatos 62 anos atrás eu nascia em Curitiba, no Bariguí, mas não tolero este discurso babaca, pois seria interessante ver se o tal cara do trem tentasse ganhar o dinheiro que ganha aqui levando gente pra Rio Negro, Lapa e outros locais. A minha tolerância é zero para essas figuras que se dizem a salvação de Morretes. A cidade de Morretes, suas belezas, sua história, sua cultura é maior que toda essa gente. Afinal nós vamos e Morretes fica!

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  3. Dinheiro ? Se pudesse e não por força de contrato a ALL deixaria de trazer turistas com o trem passageiros a Morretes, que ganha realmente sãos os restaurantes que ficam cheios qdo chega o trem. Para all a carga que levam para o porto é suficiente para encher as sacolas de grana.

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  4. Amigo Orley eu creio q ainda este ano vou velo como secretario de turismo do maraja, ninguém me falou é só torcida minha. Guarde esta postagem, quando acontecer eu farei lembrar.

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  5. Os restaurantes vivem entupidos com cliente do trem todos os dias. Os curitibanos descem de carro nos finais de semana. Outra coisa, voce ja viu quanto os restaurantes declaram de impostos?!
    Seu discurso esta totalmente equivocado. Estude antes de falar!

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    Respostas
    1. E você pode me dizer quanto esta concessionária de transporte por trens paga de impostos ao município?
      Continuo achando que ninguém é maior que Morretes, nem o trem, nem os restaurantes, na minha opinião, é a beleza plástica da cidade, a estrada de ferro centenária e o barreado que são os puxadores de turistas para cá, simples assim. Algumas pessoas nesta cidade, por um tipo de sentimento que não entendo tentam menosprezar a força dos restaurantes como se estes fosse um mal para a cidade. A cidade já estava aqui com suas belezas naturais, a estrada de ferro já está lá a mais de cem anos, essa gente só chegou agora e graças ao governo Cavagnolli que fez de Morretes uma cidade turistica importante.

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    2. Se o anonimo tem todos estes numero ele pode revelar que sera de grande utilidade, saber ate quanto os restaurantes atendem e quanto eles tiram de nota. Este cara tinha de estar ao lado do Guido Mantega ou naCasa Civil ao lado da Dilma.

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  6. O PROBLEMA DO ANONIMO E COM OS RESTAURANTES NAO INTERESSA MORRETES COMO UM TODO. PARABENS PELAS RESPOSTAS

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