Um leitor do blog fez esta pergunta e eu faço questão de
responder.
Anônimo 8 de dezembro de 2012 11:22
Tempos atraz li comentarios que o melhor prefeito foi
Cavagnoli, será? Porque? O que ele fez de tão estraordinario que marcou sua
gestão?
A resposta ao leitor:
Morretes até 1988 vivia exclusivamente da agricultura, a renda deste segmento sozinha movimentava o comércio local, pois a fábrica de papel vinha
se arrastando numa concordata terminal,
a fábrica de lápis já não funcionava e a usina tinha fechado suas portas.
Morretes não tinha ofertas de emprego, a expectativa dos jovens era trabalhar
nas casas de comércio que sobreviviam a esta situação econômica muito precária. O setor de turismo girafa em
torno de pequenos restaurantes, e o Madalozzo já de casa nova. O forte do
turismo gastronômico da nossa região era Antonina, com o barreado da Ieda, Nenega, o Cruzeirão e outros, além de suas festas, como o carnaval, festival de inverno,
festa de agosto e a festa de novembro. O Porto de Cima e o São João eram apenas
locais de passagem para quem descia pela Estrada da Graciosa. O trem ia até Paranaguá
e passava em Morretes as 10:30 da manhã,
cedo para almoçar na cidade, então o
pouco de gente que ficava aqui, saiam dos vagões direto para os ônibus e iam
almoçar em Antonina ou seguiam viagem para o sul, parando para comer no posto
Ataliba, perto de Itajaí. Ao assumir a Prefeitura, em primeiro de janeiro de
1989, Cavagnolli tomou posse embaixo d’água, numa das maiores enchentes que já
aconteceram por aqui. As expectativas econômicas eram terríveis, pois as águas acabaram
com o setor agrícola. E neste momento de crise profunda, ao mesmo tempo em que,
buscava recursos para recompor a cidade, me chamou e pediu para fazer um projeto
que fosse ousado com custo reduzido, que contemplasse o turismo, mas ele queria um turismo forte, com fluxo em grande
escala, para que a economia local voltasse a crescer e os jovens voltassem a ter
expectativas de trabalho. E a ordem era não gastar dinheiro público. A tese era
fazer tudo ao custo “muito perto do zero”, como dizia ele. Fizemos o projeto,
ele aprovou e fomos executar. Com apoio de empresários, Rede Globo local e
nacional, SBT, jornais, rádios, empresas aéreas, redes hoteleiras, ABAV nacional, Embratur, COCAL e a PARANATUR
fomos a luta, e fizemos do barreado um ícone gastronômico do sul do País,
requisitado para abrilhantar festas em
todos os estados brasileiros e países da América do Sul. para quem não sabe, Morretes encerrou o Congresso da ABAV de 1992, no Rio de Janeiro, servindo mais de 4.000 pessoas no Scala/RJ, a custo zero para o município. Mudamos o horário da
chegada do trem, inviabilizando a ida a outros locais para comer por causa da
hora. O passeio de boia, uma brincadeira de poucos morreteanos que iam
até o seu Henrique Fedalto, borracheiro da XV, alugar as boias, foi
transformado em Bóia Cross, através de ações de marketing, num sucesso,
transformando o Porto de Cima, criando o ambiente necessário para o crescimento
sustentado da região. No seu governo fizemos eventos na Graciosa de porte internacional, como o Mundial de Rally de Velocidade, corridas a pé, descidas de
bike com milhares de participantes e partir daí o São João da Graciosa passou também a
ter uma vida turística própria. Ações de marketing audaciosas, como o evento Morretes faz o Verão, com shows de artistas nacionais na Praia de Matinhos, aproveitando o grade fluxo de turistas da época, sem gastar um centavo de dinheiro público. Paralelo a isso sua gestão transformou a cidade, criou
a Rua das Flores, hoje usada como estacionamento pelos empresários gananciosos,
embelezou as praças, recuperou a Casa Rocha Pombo, fomentou o artesanato, enfim o Cavagnolli fez uma nova
Morretes, deu uma identidade turística para a cidade, descobriu
a vocação econômica desta Morretes que vemos hoje, com investidores de turismo
procurando a cidade para seus investimentos e gerando emprego e renda para todos. E eu, tenho um orgulho enorme de ter participado destas mudanças. Estes com certeza são os grandes motivos para o Cavagnolli ser considerado o melhor
prefeito que Morretes já teve nos seus tempos modernos. Quem estava aqui em 1988 vai entender do que estou
falando! O resto, mal ou bem administrou
o seu legado!
só vejo você falar isso, se fosse verdade todo mundo falava, você so quer se aparecer.
ResponderExcluirMorretes tem milhares de pessoas que sabem e conhecem essa história. Eu conto com orgulho de ter sido parte importante deste acontecimento. Acredita quem quiser....O Tempo é o Juiz dos fatos.
ExcluirCara, em que ano você nasceu??? você por acaso é aqui de Morretes? porque parece quenão é! Não saber o que o Cavagnolli fez quando foi prefeito é de amargar!
ExcluirqUEM É ESSE BOÇAL QUE É CONTRA OS FATOS AQUI NARRADOS, SÓ PODE SER UMA AMEBA MEDÍOCRE E ESTUPIDO, SOU TESTEMUNHA VIVA DESTES ACONTECIMENTOS.
ResponderExcluirorlei é verdade que o Cavagnolli era um cara especial, avançado no tempo, mas é verdade também a importancia que você teve neste processo todo de reestruturação economica de Morretes. Pena que ele não viveu para curtir o sonho dele virar realidade.
ResponderExcluirPara vcs saberem quem era o Cavagnolli, em 1985, ele disse pra mim que um dia todas as casa teriam computadores, como TV e geladeira, apesar de ser um cara bem informado achei a idéia do Cavagnolli um pouco maluca, pois tá aí, hoje as casas não tem um computador, tem vários posto que os celulares sao pequenos computadores de mão.
ExcluirEle era um visionário!
Cavagnolli não errou nunca em quatro anos?
ExcluirErrou muito, todos erram, ninguém é infalível, da mesma forma que todos acertam em algum ponto. A diferença foi que o Cavagnolli transformou uma cidade inviável economicamente num ambiente propício para receber investimentos.
ExcluirÉ só querer entender. Olhem quantos restaurantes, pousadas, hotéis, casas de artesanato, o crescimento do numero de empregos diretos e indiretos com o turismo. O que é o Porto de Cima hoje, o São João, toda essa movimentação teve um inicio, alguém que sonhou que Morretes seria capaz de mudar. Esta Morretes que está aí não começou ontem, nem ficou com essa cara por acaso. Como eu disse, ninguém é obrigado a acreditar no que eu escrevi, testemunhas tem de sobras por aí, e reitero o que disse acima, os outros administraram o seu legado.
È Orley,vc é mesmo diabolico, faz um texto bonito, estava lendo e me convencendo, só que no final vc tinha que cagar, generalizando que todos os outros só administraram seus legados, pura injustiça, teve um prefeito que vc não gosta que fez grandes mudanças em Morretes, e não ficou rico e vc sabe disso. Quando fiz a pergunta era só por curiosidade, pois não estava aqui na gestão Cavagnoli, vc deveria ter falado só do Cavagnoli.
ResponderExcluirEngraçada essa gente, levam tudo por trás e dai dá nisso, ficam magoados por dentro.
ResponderExcluirEu falei a verdade, sinto muito, apenas a verdade. Se sou diabólico ou não é opinião sua como observador, aliás opinião que tem todo o direito de externar, por isso publiquei este texto todo carregado de mágoa e rancor. Na próxima vez que quiser saber alguma coisa não pergunte para mim. Ou quem sabe você fez a pergunta para mim responder e você poder expor teus sentimentos inconfessáveis pelo teu dono.
Ser ou não ser diabólico, esta é a questão, como diria o Príncipe Hamlet segurando a caveira de Yorick, falecido bobo da corte da Dinamarca. Hamlet era filho do Rei da Dinamarca que foi assassinado pelo seu irmão Cláudio. Da peça Hamlet do escritor Inglês Willian Shakespeare, escrita em 1599. Ser ou não ser alguma coisa é apenas uma questão de ponto de vista, como pregava Shakespeare.
Cavagnolli saiu sendo chamado de ladrão eu lembro bem disso, Júlio Salomão o pior prefeito de todas as gerações de Morretes ameaçando ele. Com certeza e sem medo de errar Cavagnolli fez apenas uma rua em Morretes fez o marketing do Barreado no Brasil inteiro " hoje Morretes vive dessa rua e paissagem ao redor dela e gastronomia, precisava fazer mas ?
ResponderExcluirQuem chamava ele de ladrão era a corja ligada ao Salomão, cidadãos de Morretes de todas as classes sociais, que foram emprenhados por ele, não com dinheiro, mas com promessas mirabolantes, gente que acreditou que ia ganhar muito dinheiro nas costas do Julio, morreteanos gananciosos envolvidos por falsas promessas, embriagados pela gosto doce da coisa dada. E não eram os pobres, gente do sítio, eram os metidos a bacana da cidade, gente que se punha como ícones da decência e da dignidade, no fundo um bando de gananciosos mal caráter. Estes foram os que o chamaram de ladrão e alguns usufruem até hoje do trabalho desenvolvido no seu governo. Para que os mais jovens saibam, quando o Cavagnolli morreu, no momento que seu corpo era levado ao Cemitério, alguns asseclas do Julio soltavam fogos. O fim desta loucura todos nós sabemos como foi. Pois foram estes que chamaram o Cavagnolli de ladrões.
ExcluirCorja do Julio Salomão não valem nada! Tanto os coitados que trabalharam para ele acreditando nas falsas promessas e grandes mentiras que ele esbanjava pela nossa Morretes ou pelos cupinchas, seguranças, leões de chácara, puxa-sacos, e tantos outros infelizes que foram na onda "julio salomão" não escrevo o nome nem em letra maiúscula porque não vale a pena. Por conhece-lo nunca acreditei nele. Nunca trabalhei para ele e nem pensar em votar nele. Ele literalmente "cagou" com a nossa Morretes. Idéias como a fundação orbela Salomão, que só se manteve antes das eleições com o único intuito de angariar votos para a eleição a prefeito. DEU NO QUE DEU!
ResponderExcluirMe desculpe Orley por desabafar isso, mas ao falar do cavagnolli como prefeito, não pude deixar de retribuir a altura no que tange ao tal julio salomão. Cavagnolli foi o precursor do que nossa Morretes é hoje, e reitero o que voc~e disse: TODOS OS ADMINSITRADORES POSTERIORES ADMINISTRARAM O SEU LEGADO SIM! doa a quem doer! e roam os ratos.
Na verdade o Julio nunca enganou ninguém, os gananciosos que acreditavam que poderiam arrancar dinheiro do Julio. Teve funcionário que roubou computadores, outro roubou IPTU, foi um caos, mais pela ganancia das pessoas que pela incompetência do Julio. E eu posso falar isso , porque sempre lutei contra o Julio, e via nos seus capachos tupiniquins o sangue da ganancia nos olhos. Quando viram que não iam conseguir tirar nada do Julio viraram heróis da hipocrisia e correram tentar derruba-lo do governo.
ExcluirO povo tem memória curta, passado a eleição poucos sabem em quem votou para deputado, senador e até mesmo para vereador, e somado aquela meia dúzia de recalcados, imbecis, estúpidos e ignorantes que deveriam ter cloacas ao invés de boca, pois só falam merda. O Cavagnolli foi um realizador de idéias e conceitos, se Morretes é o que é hoje, foi graças a suas realizações, e olhe que estes que falam por falar, estão se esforçando para destruir o legado deixado por ele, e pior, estão conseguindo.
ResponderExcluirCara! Um prefeito que consegue mudar a história de uma cidade com um único projeto de construção embelezamento da Rua da Flores e paissagem próximas e a Gastronomia com divulgação do Barreado, " Deve ser aplaudindo de pé ".
ResponderExcluirA história de uma cidade, de qualquer lugar, pessoas ou coisas é feita para todos, até para idiotas como você. Aplauda em pé a tua história, quem sabe ao olhar no espelho você consegue ver que fez mais que ele por Morretes, pela tua família, por você mesmo.
ExcluirOlá Orley!
ResponderExcluirRealmente o Cavagnolli, grande administrador, grande prefeito!
O projeto do "PREFEITO CAVAGNOLLI", fechava várias ruas de morretes, Cel. Modesto, General Carneiro, Av. João de Almeida, Largo José Pereira e Pça Lamenha Lins, fechava não, tinha transito controlado, por guardas-cancelas. Estava vereador (presidente da camara) enfrentamos manifestção contra, mais diante o CAVAGNOLLI, era realizador o que ele falava, ele fazia. Ele sofreu Na primeira abertura da OPERAÇÃO VERÃO,todos os demais município do litoral recebendo: caminhão de lixo, ambulancias e morretes nada, o que levou ele a apresentar uma proposição, para incluir Morretes na Associação dos Município da Região Metropolitana.
Eu estava lá, na Sociedade Thalia, quando foi apresentad a proposta pelo então Deputado Federal Max Rosemann...Cavagnolli foi apaludido em pé... pasmem os senhores, o Jayme Lerner, pediu a palavra e disse que queria fazer um adendo à proposição. queria que os prefeitos de Colombo, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Morretes, São José dos Pinhais, cosntruissem um terminal em cada municipio, que ele integraria o transporte interurbano com o onibus expresso, descia pela graciosa e subia pela BR 277, foi uma coisa de louco... todos aplaudiram em pé... infelismente no ano seguinte morretes passou para os município do litoral. Este foi mais um grande projeto de Cavagnolli. SE isso se concretiza, imagine vc pagar uma passagem nos dias de hoje 4,00, e fazer uma viagem desta, sair da praça Rui Barbosa, descerpela graciosa, subir pela 277 e voltar à praça rui barboza, este era mais um projeto do Grande Cavagnolli.
Realmente o Cavagnolli foi o melhor prefeito de Morretes eu me lembro o quanto a Stella brigava com voce quando voce chegava na prefeitura onze horas da manha com a cara de sono por que não queria trabalhar e ele dizia deixe o menino em paz ele precisa do salario de diretor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e quanto ao Dejair é verdade eu me lembro quanto o Cavagnolli pagava por fora para ele na camara inclusive lembro-me do Quiosque de sorvete do Dejair em plena via pública coisa de loco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nem Amilton deu Quiosque em via pública para apadrinhado.
ResponderExcluirVocê acha isso e eu te dou todo o direito de achar o que você quiser, afinal como anônimo tua opinião de tanto valor quanto teu carater, quanto ao Dejair, este nunca teve barraca de sorvete, o Cavagnolli autorizou duas moças a vender sorvete na praça, como tem a barraca de D. Yara, os carrinhos de alimentação, acontece que o Cavagnolli pensou nisso 20 anoa antes. O Dejair na época era vereador. Quanto a mim, legal saber que as 11 horas da manhã você estava na Prefeitura me esperando, isso quando eu não estava singrando os céus do Brasil promovendo o nosso barreado. E você fez o que?
ExcluirEsse quiosque nao era do Juca Ramos?
ResponderExcluirO Cavagnolli autorizou as meninas vender sorvetes, apenas sorvetes ali na Praça Lamenha Lins, em frente a D. Alaíde e o quiosque do Juca Ramos foi o Julio que autorizou perto do Hotel Nhundiaquara.
ExcluirOrley gostaria que postasse o meu comentário, Talvez eu expressei-me mau ao disse que o cavagnolli era prefeito de um só projeto e você ao mesmo tempo julgou erroneamente pensando que eu estava falando perjorativamente, mas não lhe dá o direito de me chamar de id....., continuo afirmando que na minha opinião ele foi um prefeito de um só projeto, bom seria que todos os prefeitos conseguisse isso, com um só projeto mudar para sempre a História, ele conseguiu em 4 anos fazer o que outros em oito anos não fizeram. Mudou econômicamente a situação do município. Com certeza você tem grande parcela de contribuição ao propagar o barreado pelo BRASIL, até no planalto vocês distribuiram Barreado. Todas esses comentários tentando denegrir a gestão do Cavagnilli cai por terra em um Domingo de Sol ou em um feriado estendido. Os críticos de plantão de uma voltinha na cidade nestes dias.
ResponderExcluirO que você quer ? Um pedido de desculpas ? Esse gordo é um escroto, jamais vai reconhecer que errou.
ExcluirO Cavagnolli pode até ter sido um bom prefeito, mas foi covarde, numa ocasião no Restaurante Nhundiaquara ele me confessou que não mandava vc embora porque tinha medo da tua lingua.
ResponderExcluirPergunta para o Helder quem foi realmente covarde em restaurante, ali no Luiz Dilson,Terra Nossa, numa festa feira, pergunta, ai você vai ver quem é covarde de verdade. Pergunta e conta aqui para o povo saber quem é covarde.
ExcluirE não tinha o blog no tempo do Cavagnolli kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nada como um bom babaca fazendo o papel de palhaço para provocar risos depois de tanta chuva kkkkkkkkkkkkk
ExcluirSera que voce só teve lingua depois do blog? Voce sempre espumou nas esquinas, nos botecos, e outros...
ExcluirEu até entendo esse ódio todo por mim, não me preocupa, não me estressa, posto que nem você e nem ninguém nessa cidade pode dizer que eu tenha feito mal para alguém sem que tenha sido prejudicado antes.Não agrido nunca, mas reajo com o contundência sempre. Eu desafio você ou qualquer outra pessoa de Morretes a dizer publicamente quem foi prejudicado por mim de forma deliberada. Muita gente gente conviveu comigo, frequentou minha casa, e com certeza foram muito bem tratados, todos com respeito, fossem quem fossem.Sou um contestador, não consigo assistir ajoelhado pessoas cometerem injustiças, não tenho a obrigação de ver políticos safados tratar com desrespeito o dinheiro público e ficar calado, não sou obrigado a reconhecer poder em quem se acha poderoso mas na verdade não é.Quem me conhece sabe que sou exatamente o que era quando vim pra cá,não mudo minhas convicções, não frequento botecos nem esquinas, apenas convivo com amigos ou com quem imagino ser amigo. Este sou eu, um cara que adora a vida que tem, ama muito a mulher que tem, profundamente apaixonado pelos filhos e ainda nem consigo mensurar o amor que vou sentir pela minha primeira netinha que esta a caminho. Quanto a espumar em esquinas botecos e outros, garanto para você que se espumei, não espumei sozinho, talvez até junto com você, a diferença é que eu não sou hipócrita, banco meus atos, se erro, assumo meus erros, respondo por eles, nunca invoquei o nome da família para nada. E acredite, blogs anônimos como tal Blog do Sanchez, o Blog babaca verdade morretense,que aliás vai me render um bom dinheiro, criado por um bando de covardes vagabundos e muito menos as dezenas de cartas anônimas agredindo não só a mim como toda minha família, farão mudar meu jeito de ser. Na minha concepção de vida, só é respeitado quem se faz respeitar, tenho nojo de gente traidora, tenho asco de covardes anônimos como você e outros iguais, mas acredite, nada nem ninguém faz eu mudar os rumos das minhas convicções. Se isso é espumar, pronto, espumei de novo e você, covarde de merda, frouxo, vai ler e engolir tudo o que eu disse aqui,e pior,vai continuar ajoelhado,lendo o blog, e espumando nas esquinas, nos botecos e outros...como você fez agora na tua postagem!
ExcluirSe vc acha que deve agredir o Helder pelo comentario, fique a vontade, ele não tem nada a ver com isso. Se vc é tão honesto como diz, e tiver carater não vai publicar coisas que na época voce se dizia amigo dele. Eu não sei o que é porque não lembro nenhum caso da festa feira, se vc quizer mostrar que realmente não tem carater escreva ai para todo o povo de Morretes saber. E depois va dormir tranquilo com o veneno destilado que vc produz com essa boca suja.
ResponderExcluirJá falei, pergunta para ele, se ele esqueceu, a "expousa" dele duvido que tenha esquecido. Você agrediu o Cavagnolli chamando ele de covarde, sem provas, eu apenas reagi dando os detalhes da época e do lugar. Mais detalhes, eram 22 horas na parte de cima do Terra Nossa e o incidente envolveu a "expousa" e um cidadão já falecido, por isso não cito o nome dele, e mais a cunhada do cidadão e o Luis Dilson. Vai lá e pergunta pra ele. Engraçado qualquer coisa que eu diga aqui é agressão. Dizem o que querem pra mim, ofendem minha família, e ai eu reajo, e o agressivo sou eu. O blog não foi feito para agredir ninguém, mas ao ser agredido dou o troco.
Excluir