sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

BLOGS

Os blogs dão mais audiência que as notícias”, garante editor do Estadão Renan Justi

Os jornalistas Pedro Doria, editor-chefe de conteúdos digitais do Estado de São Paulo, e Rafael Sbarai, editor do site da revista Veja, debateram ontem (19/1) na Campus Party, em São Paulo, as estratégias da imprensa escrita na integração às redes sociais. Para elevar a audiência do portal Estadão, Doria abriu espaço para uma ferramenta de web. “A gente quase duplicou o número de blogs”, disse o editor-chefe que logo atestou o saldo positivo desta aposta. “Os blogs dão mais audiência que as notícias”, garantiu.

A segunda investida do projeto digital do Estadão foi em expandir seu conteúdo para o Twitter, como “uma maneira de acompanhar o noticiário”, segundo Doria. Sobre a representativade do Estado de S. Paulo nesta rede social, Doria avalia. “Não medimos pelo número de followers, procuramos avaliar engajamento: quantos retweets por followers” e completou dizendo “nisso, o Estado é líder no Brasil”.

Já na Veja, Sbarai explica a importância de produzir conteúdo para redes sociais quando a busca é centrada num maior número de clicks por matéria. Segundo o jornalista, que está no veículo desde 2008, a quantidade de pessoas que acessam o portal da Veja pelo Twitter e Facebook aproxima-se ao número de internautas que digitam o endereço eletrônico. “O Twitter é a nossa terceira fonte de tráfego, atrás do Direct (endereço eletrônico) e buscas pelo Google.”

Leitura de seguidores
Com a recente contratação de 50 jornalistas no seu expediente, a redação de Veja, de acordo com Sbarai, está hoje igualmente dividida entre as equipes que produzem conteúdo online e impresso. O jornalista de 24 anos também é responsável pelas estratégias de Veja nas redes sociais, espaço onde ele consegue diferenciar quem está na web e quais são os seus anseios.

“De manhã, publicamos assuntos voltados à economia e Brasil; de tarde, temos um público que quer dar retweet em algo que foge do noticiário; de noite agendamos tweets que atiçem o usuário a clickar em notícias”, explicou Sbarai sobre os seguidores de Veja no Twitter.

7 comentários:

  1. A conversa do casal da cama parece que foi tirado de algum quarto da 277

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  2. Tanta gente que mora na 277, quem será?, inclusive gente que está a 20 anos brigando para ter agua encanada dentro de suas casas. E até agora nada!

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  3. Nos quartos onde precisam de agua encanada é outra conversa ele nao sabe se fica lendo o teu blog ou tenta fugi da mulher esclerosada que ele tem. É uma vista bem proxima do inferno que o poderoso vive, o dia que ele perde arrogancia ele podera ter uma bela vista de uma vida bem melhor.

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  4. Parabens pro eric pelo o que ele esta apresentante com competencia e sem querer aparecer par midia. Ele muito inteligente e ja merecia um cargo mais importante na prefeitura e com toda experiencia e inteligencia seria muito mais util do que atual cargo que ele exerce. Voce nao se cansa em conversar com eric em muitos assuntos e a conversa é sempre longa começa com uma paradinha pra conversa e vai logo pra outra e pra outra e quando voce ve ja passou uma hora de boa conversa e um grande aprendizado.

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  5. Quantos prefeitos prometeram colocar agua encanada para os moradores da 277 e vai mais longe ainda toda essa promessa. Eles vao vim pedi voto para nos e quem vai entrar pelos canos sao eles, aqui na 277 ja sabemos quem pode nos ajudar e quem vem pedir o voto e depois de eleito nao faz nada.

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  6. ESSA SEMANA TEVE UM VEREADOR QUE FOI ALMOÇAR EM GUARATUBA COM O SALOMAO, NA SEMANA PASSADA JA TINHA OUTRO VEREADOR CONVIDADO SO QUE NAO ACEITOU.

    SALOMAO DE NOVO....
    SALOMAO APOIANDO VEREADOR.......
    SALOMAO MUITO DINHEIRO PRA APOIO.......

    MISTERIO..........

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  7. Numa conversa com o Julio Salomão, ele negou ter almoçado ou ter tido qualquer conversa com vereadores na praia. Segundo o Julio, está de férias com a familia e seus contatos sociais estão restritos aos seus familiares. Então a Informação não procede!

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