TOP FITNESS

TOP FITNESS

sábado, 4 de junho de 2016

Precisa colocar um semáforo na Câmara


MPPR abre inquérito contra Câmara de Morretes por denúncia do JB

EXCESSO DE CARGOS

Presidente Cassilha garante que não viola o princípio da proporcionalidade. 

Foto: JB


Em fevereiro deste ano, um levantamento do JB realizado no Portal da Transparência da Câmara Municipal de Morretes, mostrou que o quadro de servidores efetivos conta atualmente com apenas três servidores, enquanto que o número de cargos comissionados é de 19 servidores, ou seja, uma proporção de 28% contra 72%.
A disparidade entre efetivos e comissionados chamou a atenção, tendo em vista a cobrança do Ministério Público do Paraná (MPPR) na redução de cargos comissionados do Poder Legislativo de Matinhos, em 2011, devido ao excesso de cargos comissionados, como também ocorreu, em 2012 na cidade de Paranaguá.
Na época, o MPPR fez recomendações aos presidentes de ambos os Legislativos, que atenderam sem a necessidade de uma ação civil pública para efetivar o cumprimento.
Entretanto, na cidade de Morretes observou-se que o quadro é extremamente irregular no que diz respeito ao princípio da proporcionalidade, que se encontra implicitamente previsto na Constituição Federal, mas está expressamente posto no artigo 2º da Lei Federal nº 9.784/1999. O artigo preceitua que a Administração Pública obedecerá, dentre outros, ao princípio da razoabilidade e da proporcionalidade.
Na semana seguinte, a reportagem procurou o Presidente da Câmara de Morretes, Julio Cesar Cassilha (PPS) para dar sua versão sobre este assunto, que contestou a matéria do JB denunciando a violação do princípio da proporcionalidade.
Problema existe desde 2009
Mesmo contendo 19 servidores comissionados e três no quadro fixo, que compromete os direitos individuais dos morretenses pela proporção de 72% de cargos em comissão por 28% de concursados, Cassilha se defendeu dizendo que a estrutura administrativa da Câmara Municipal foi criada em 2009 e a criação de cargos em comissão, no mesmo ano, por meio da Lei n.º 050/2009 e alterada em 2012.
Ele alegou ter assumido a presidência em 2013 com todos os cargos criados e que a Câmara atende ao Prejulgado 06 do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR), no que concerne ao provimento de cargos. Entretanto, Cassilha não observou que o Prejulgado 06 é taxativo ao afirmar que “deverá haver proporcionalidade entre o número de servidores efetivos e de servidores comissionados”.
Prazo encerrado e Inquérito civil
Após a defesa feita pela Câmara, que foi divulgada no jornal, a reportagem procurou o Promotor de Justiça de Morretes, Luiz Alexandre Prestes de Souza, que informou que não havia tido nenhuma informação referente ao assunto para conhecimento da Promotoria local, apesar da reportagem contendo a denúncia ter sido veiculada na cidade uma semana antes. Entretanto, ele ressaltou que foi instaurada um procedimento chamado "Notícia de Fato" (que antecede o Inquérito Civil) para apurar a denúncia baseado na mensagem eletrônica contendo o pedido de informação ao MPPR enviada pelo JB.
 No dia 28 do mês passado, o MPPR com base na “Notícia de Fato” abriu inquérito civil para “averiguar a proporcionalidade dos cargos em comissão da Câmara perante os cargos efetivos, bem como as adequações das funções desempenhadas pelos seus ocupantes com o artigo 37 da Constituição Federal”. O documento enviado ao Presidente Julio Cassilha foi assinado pela Promotora de Justiça, Ana Claudia Luvizotto Bergo.
Também foi expedida a Recomendação Administrativa 03/2016 que determinou um prazo de 30 dias para que a Câmara Municipal fizesse a exoneração de pessoas que exercem cargos comissionados criado indevidamente que não são concretamente qualificados, como de direção, chefia ou assessoramento. Ainda dentro do mesmo prazo, o MPPR pediu a remessa dos atos de exoneração informando o MPPR sobre as providências tomadas.
O prazo dado ao Presidente Cassilha encerrou no último sábado (28) e, segundo apurou o JB, ainda de forma extraoficial não houve nenhuma exoneração. Entretanto, nesta semana o JB procurará a presidência para se certificar da veracidade ou não desta informação e se a Recomendação do MPPR foi atendida.      
O princípio da proporcionalidade, que se encontra implicitamente previsto na Constituição Federal e expressamente posto no artigo 2º da Lei Federal nº 9.784/1999, defende o equilíbrio dos direitos individuais com os anseios da sociedade. Ou seja, não deve ser fixado um percentual irrisório, tornando sem sentido a norma imposta pela Carta Magna, cujo objetivo é de moralizar o serviço público.
Assim, diante de um quadro funcional da Câmara de Morretes contendo 19 comissionados e 03 do quadro fixo, a proporcionalidade que deveria garantir os direitos individuais dos morretenses está comprometida pela proporção de 72% de comissionados e o percentual irrisório de 28% do quadro fixo.
Mesmo com esses números, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Cesar Cassilha (PPS), contestou a matéria do JB que denunciou a violação da proporcionalidade no quadro de servidores do Poder Legislativo.
Questionado pela reportagem, o presidente se defendeu dizendo que a estrutura administrativa da Câmara Municipal foi criada em 2009 e a criação de cargos em comissão, no mesmo ano, por meio da Lei n.º 050/2009 e alterada em 2012. Com isso, ressalta que assumiu a presidência em 2013 com todos os cargos criados.
O vereador alegou ainda que a Câmara atende ao Prejulgado 06 do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR), no que concerne ao provimento de cargos. Entretanto, Cassilha não observou que o Prejulgado 06 do TCE/PR, nas regras específicas para assessores jurídicos do Poder Legislativo e do Poder Executivo, que fala de cargo em comissão, é taxativo ao afirmar que “deverá haver proporcionalidade entre o número de servidores efetivos e de servidores comissionados”. Algo que é violado atualmente pela Câmara.
 Sem entender o foco da denúncia, que trata do desrespeito à proporcionalidade constitucional, o presidente garantiu que a Câmara está atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) quanto ao requisito despesa com pessoal, que não foi o direcionamento da denúncia do JB. Cassilha destacou ainda que “ao contrário do que constou na matéria veiculada, não há violação ou descumprimento do Princípio da Proporcionalidade quanto à ocupação dos cargos em questão. O presidente encerrou sua manifestação assegurando que, especificamente quanto ao Princípio da Proporcionalidade, não há afronta a esse princípio, tendo em vista que a nomeação dos cargos encontra-se adequada, na medida justa das necessidades exigidas pela administração. Isto mesmo, com 19 comissionados e apenas 03 servidores fixos. 

MPPR instaurou “Notícia de Fato

 O JB enviou três questionamentos ao Promotor Substituto da Promotoria de Justiça de Morretes, Luiz Alexandre Prestes de Souza, que informou que até quinta-feira (3) não havia tido nenhuma informação referente ao assunto para conhecimento da Promotoria local, apesar da reportagem contendo a denúncia ter sido veiculada na cidade no dia 22 de fevereiro.
 Entretanto, o Promotor ressaltou que foi determinada a instauração de um procedimento chamado "Notícia de Fato" (que antecede o Inquérito Civil) para apurar a denúncia baseado na mensagem eletrônica contendo o pedido de informação ao MPPR enviada pelo JB na quarta-feira (2).
Disse ainda que foi determinada a expedição de ofício para a Câmara Municipal solicitando algumas informações, a serem prestadas em 10 dias úteis, conforme prazo previsto em lei.

Fonte Jornal dos Bairros

11 comentários:

  1. Orley, nada a ver com o assunto, mas tem alguma relação em termos de burrada. A Rumo/All está violentando o nosso patrimônio histórico ferroviário. Atualmente a ordem destes usurpadores é a seguinte, desce a serra com 120 vagões na velocidade de 47 km. por hora, a velocidade para não acontecer acidentes é 27 km. hora. Explicado o por quê de tantos acidentes. E os órgãos Federais, Estaduais e Municipais servem para quê???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que ler a matéria do presidente da camara, é ter que ver a foto desse imbecil toda vez que se abre o blog, ninguem merece.

      Excluir
    2. Não costumo publicar elogios a políticos, vou abrir a excessão neste caso, pois para este cidadão isso é elogio considerando o conjunto da sua obra!

      Excluir
  2. Hoje fui na novena na capela Santo Antonio na AMERICA DE BAIXO.
    Fiquei horrorizado com o abandono da estrada, sinceramente nāo sei como aqueles moradores conseguem trafegar seja de bicicleta, carro ,a pé.
    É buraco e mais buraco.
    Escutei alguém comentar que isso esta assim ja faz tempo.
    Fiquei imaginando quem precisa ir até o centro todos os dias pra trabalhar deve gastar muito com manutençāo com meio de transporte.
    Mas a culpa é da chuva
    Sera?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é culpa da chuva. Vá até a prefeitura e pergunte porque, qual a dificuldade para arrumar as estradas, ofereça ajuda, veja de que forma voce pode ajudar. Ou vai dizer que não é problema seu.

      Excluir
  3. Ajudar
    Entendi bm ajudar?!
    É piada
    Nāo sāo os moradores das áreas rurais que devem ou têm obrigaçāo de ir até a prefeitura perguntar quais sāo as dificuldadese SIM os governantes do nosso MUNICIPIO saberem o que precisa ser feito.
    Comissionados aos punhados até parentes do que se acha o super secretario é so trabalharem verem a real situaçāo dos bairros .
    Mas com certeza vem melhorias pois outubro esta chegando......
    América de Baixo Marunbi bairros agricolas caminhões de verduras saindo e os agricultores tendo de pagar mais os fretes pelo estado de abandono das estradas rurais.
    Senhor defensor e anónimo 08 06 as 8:40 poderia começar explicando as placas que foram colocadas nas estradas America marumbi com inicio termino valor da recuperaçāo das estradas
    Valor significativo por sinal.
    Mais essa moradores devem ir até a prefeitura e oferecer ajuda .....
    Tem um comissionado alto magro polaco que passa a maior parte do expediente fumando no patio da prefeitura e a moto dele tem lugar exclusivo pra estacionar.é pra rir ou chorar????????

    ResponderExcluir
  4. Foi colocada placas com valores início e tremino da recuperaçāo das estradas america de baixo de cima marumbi.
    cade a recuperaçāo

    ResponderExcluir
  5. Oi anônimo 08 06 das 20.40
    É problena de todos nós mas com uma diferença
    Morretes tem administraçāo municipal tem pessoas respinsaveis por esse setor de estradas rurais.
    E vc vem duzer pra ir oferecer ajuda me poupe.
    Durante o mandato do atual prefeito quantas vezes ele visitou os bairros vendo o q realmente orecusa,
    E a maiorua de seu secretariado quantas vezes saiu com seys carros particulares e foram nas areas rurais ver a necessidade das pessoas?
    Vc deve ser um comissionado puxa saco.
    cuidado a teta vai acabar
    Que venha 2017

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fracasso d administração Helder neste ultimo mandato ficou materiaslizada não só na gestão financeira, temerária e incompetente quanto no trato do municipio e deus equipamentos. Estradas vicinais mal cuidadas, algumas intransitáveis, descaso com a saúde pública,escolas sucateadas, transporte escolar de péssima qualidade colocando em risco a integridade das crianças e por ai vai. Hoje o maior gesto de amor por Morretes dessa gente seria voltar para casa e deixar a cidade nas mãos de quem realmente tem interesse em fazer alguma coisa pelo municipio.

      Excluir
  6. Helder e o Veronildo estao acabados pela fraca administração desempenhada e nem um milagre na campanha eles ganham. Que venha o proximo prefeito para trabalhar por morretes e cortando os gastos e os comissionados.

    ResponderExcluir
  7. O Ceara está tão ruim nas pesquisas que o secretário não fez a pesquisa semanal dentre os candidatos a prefeito. O Ceara está parado em quarto lugar com 6% dos votos e já está em última posição que falam que o quinto e ultimo candidato vai sair para vereador. O Ceara está só ganhando dos sinaleiros que ele comprou e não funcionam.

    ResponderExcluir