TOP FITNESS

TOP FITNESS

domingo, 31 de janeiro de 2016

VENTI TRÉ ANNI DI NOSTALGIA PER SEBASTIÃO CAVAGNOLLI

 VINTE E TRÊS NOS SEM SEBASTIÃO CAVAGNOLLI


Era uma tarde de janeiro de 1989, a cidade arrasada pelas chuvas perversas que destruíram parte de Morretes. E o Sebastião Cavagnolli foi à minha casa me convidar para ajuda-lo a recuperar Morretes. Na hora eu fiquei assustado, mas ao olhar nos olhos do Prefeito eleito há quatro dias, com a cidade literalmente embaixo d’água, criei coragem e aceitei. Eu, o Cavangolli e minha mãe sentados na mesa da minha cozinha tomando um café, ele explicando o que ele queria para Morretes, transformar nossa pacata cidade num ícone do turismo gastronômico brasileiro. Em alguns momentos deu vontade de dizer a ele que tudo aquilo era um sonho impossível, empolgado com a perseverança dele, com a sua vontade de fazer e seu imenso amor por Morretes, aceitei o desafio. Quando eu disse que aceitava, ele derramou uma lágrima e disse para minha mãe, -“Léa, não quero e não vou governar um povo triste, nós vamos levantar Morretes” E aí está Morretes, um ícone do turismo nacional, como ele queria “A TERRA DO BARREADO”. Cavangolli não foi um prefeito comum, aliás, ninguém que canta ópera em avião é comum. Ele era especial, criou a Rua das Flores, colocou o Chafariz no Rio Nhundiaquara, coreto nas praças, transformou o Porto de Cima, iniciou a transformação do São João da Graciosa, profissionalizou o artesanato criando a Associação dos Artesãos de Morretes, incentivando a criação e a produção de produtos artesanais, hoje Morretes tem uma diversidade de produtos artesanais que não ficam devendo a ninguém. Cavagnolli, junto com Marcy Pinto revolucionaram Morretes. No turismo Morretes chegou ao extremo de promover sozinha uma festa de encerramento da ABAV, Associação Brasileira de Agentes de Viagem, com uma festa perfeita no SCALA, a maior casa de shows do Rio de Janeiro, com um barreado para 4mil pessoas, feito por um grupo de cozinheiros levados aqui de Morretes, capitaneados pelo especialista Marcos Costa. Esse era o Cavagnolli, para ele nada era impossível, e o seu jeitão de menino era cativante. Para promover o Sul Americano de RALLY, que passaria a ter uma das etapas disputadas no Brasil, e a FIA escolheu Morretes, o Cavagnolli foi até a Casa Rosada para uma audiência com o Presidente Carlos Menen. A assessoria estipulou um tempo de 10 minutos entre a conversa e a gravação do vídeo. A audiência virou um bate papo de quase 40 minutos. O vídeo foi veiculado em todos os países da America do Sul. Dia 30 de janeiro de 1993, Cavangolli recebeu seus amigos na sua casa, era dia do seu aniversário, mais que isso era despedida dele dos seus amigos e dali vitima de mal súbito foi ao encontro do seu pai que tanto ele amava. Hoje, quando vejo a cidade lotada de gente, restaurantes enormes, milhares de pessoas vivendo do turismo, me vem na memória à frase dele para minha mãe... “Léa, não quero e não vou governar um povo triste”

24 comentários:

  1. Bons tempos lembro quando ele ganhou pra prefeito deu uma baita festa em sua casa,isso é reconhecimento não deu festa do pros puxa saco.
    Saudades desses tempos
    Porém hoje terminando minhas férias É nada do exelentissimo PREFEITO pegar nossas férias que temos direito
    É crise a crise mas que crise é essa que se os semáforos funcionassem poderiam colocar dentro dovprediovda prefeitura motivo EXESSO DE COMISSIONADOS
    Mas quem paga é o funcionário Que ganha salário mínimo
    Se sentindo indignado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas professoras deveriam ter vergonha na cara quando reclamam que não receberam as férias, isso deveria ficar pelos 60 dias que receberam sem trabalhar (greve)falar que o prefeito cumpriu a obrigação de pagar o piso absurdo dos professores integral, isso ninguém fala. Deveria ter uma lei que os professores(as) que não ensinam nada e que os alunos são um fracasso, esses deveriam ser substituídos(as) por outras que querem realmente ensinar nossos filhos. Tem aluno que não alcançam a media e as professoras não tem a paciência e a vontade de ficar mais 15 minutos após o horário com esse alunos para que recuperem o tempo perdido. Observação, o período de greve não foram repostos pelos professores, uma vergonha so pensam nos direitos, aliás hoje o Brasil é o pais dos direitos até nossos governantes de Brasilia, tem direito de ficar calado, de fazer delação para se beneficiar, direito de negar, que não sabem de nada, direitos Humanos, enfim, direitos, direitos, direitos.... e obrigações e deveres nada...

      Excluir
    2. Nso fique frustrado vai fazer curso r seja professor com 45 alunos em dala e os pais que nao estao nem ai para os filhos. A escola é a segunda casa e primeira cada é dos pais.

      Excluir
    3. Esse anonimo das 20:21 tem a mente tão vazia que já se tornou oficina do diabo! Vai lá dar aulas, tá ruim para você? Vai estudar 4 anos, fazer, pós graduação, no minimo e vai dar aula, pega uma turma de 45 alunos e vai alfabetizar, o tempo de chorar porque o aluno não alcançou ou não quis aprender já passou! O mundo esta ai e é bem competitivo, se o seu filho não quer aprender, os nossos querem, pois somos professores na escola e em casa somos professores dos nossos filhos! 15 minutos? você deve ser um mente vazia mesmo! Duvido que você fique 15 minutos a mais em seu trabalho sem reclamar, hipócrita. Você deve trabalhar por amor né, sustenta sua família só com amor, paga as contas de luz, água, telefone, tudo com amor!Em que mundo tu vive? Quanto a greve, no município não teve greve, apenas no estado, e para seu conhecimento, amanha retornaremos para repor os dias de paralisação, ok, viu como você esta preocupado com a educação do seu filho! Mostre a cara seu hipócrita!

      Excluir
    4. Esse pessoal que criticar os professores podia passar uma semana em sala de aula. Se aguentar pode cobrar se não te calas.

      Excluir
    5. Ta ruim sua profissão??? vai ser professor. Ainda da tempo. Bom se é que tem um curso superior e no mínimo uma pós graduação, além disso estudar e passar no concurso. Quanto a greve criatura foi do Estado e não do Município. Outra coisa acompanhe seu filho em casa nos estudos. Hoje em dia o celular, facebook, watts, TV, são mais importantes do que uma hora de estudos em casa. #ficaadica

      Excluir
    6. Quanto elogios para quem já morreu, ainda bem que esse careca só ficou um mandato, fez um monte de cagada, se ficasse mais a família que pena até hoje, teria que deixar até o carrinho de mão penhorado, só tinha barriga cérebro nada, igual o puxa saco que ele convidou na época para trabalhar e era pago para concordar com suas idéias absurdas, a família de um ex prefeito sabe disso......

      Excluir
    7. Eu entendo o teu ódio, mas acredite, enquanto você trocava teu corpo por pratos de comida, o Cavagnolli transformava Morretes. Fazia dela uma cidade produtiva, rentável, viável para investimentos, mas o teu ódio por mim, não por ele, até porque quando ele era prefeito você gastava teu tempo atrás de homens casados, buscando de alguma forma sair do esgoto que você mesma se colocou. Quanto à família de prefeito, eu desafio qualquer uma levantar um dedo para o Cavangolli publicamente. Rastejar como ratazanas infectas nos esgotos imundos do anonimato é fácil, pois desafio, qualquer prefeito a apontar o dedo,para o Cavangolli. E você, está a caminho de voltar para a lata de lixo de onde não deveria ter saído.

      Excluir
  2. Se Arildo é tão Bom como falam o que está fazendo nessa administração.

    Caia fora mostre que vc é Boa gente porque ate agora como você prefeito não Vi nada
    Mas não larga o osso

    ResponderExcluir
  3. Comentários Que se prefeito NÃO pagar as férias dos professores municipais não vão voltar pra sala de aula.É como ficam nossos filhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus filhos? Você vai lá e dá aula no lugar dos professores! Não valoriza o professor, deve ser daquele que vai na escola só para reclamar, não vai em reuniões de pais, nem quando o professor chama para conversar, ai vem com esse papinho, você deve estar querendo e se ver livre de seu filho, isso sim! Vai lá dar aulas no lugar no professor!

      Excluir
    2. Ficam em casa com vc pois já que tem tempo para estar no blog tenha tempo para seu filho também ué.

      Excluir
  4. Dinheiro para pagar comissionados e fornecedores amigo do secretario tem.

    ResponderExcluir
  5. Qualquer comissionado sem instruçao ganha mais que professor e ainda so ficano blog

    ResponderExcluir
  6. Para ANÔNIMO das 20: 21quem fez greve foramvos professores do Estado e com razão É receberam as férias
    Professores municipais de MORRETES não

    fizeram greve e NÃO receberam as férias

    ResponderExcluir
  7. O que dói é ver vereador com pouca instrução ganhando 6 mil por mês sem fazer nada e tem recesso e não reclamam e ainda podem ter assessor e outros penduricalhos mais.

    ResponderExcluir
  8. Tem de cobrar melhorez condições de ensino do prefeito que ganha 14 mil ede sua esposa que ganha uns 5 mil por mês. Vai cobre dele seele lhe atender.

    ResponderExcluir
  9. Como é ano eleitoral tem diretora que tá esperando começar aula para fazer política em favor do marido. Uma vergonha usar a educação para fazer politica em favot da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diretora pintaram os palitos de sua escola e você sabe qual instituição que pintou tudinho e deixo tudo bonito, só não fale que foi seu marido que mandou fazer a pintura para fazer propaganda pra ele. Seja honesta e sincera pelo menos uma vez, que todo mundo está sabendo que a senhora quer ser secretaria de educação se o prefeito que apoia seu marido ganhar. Agora o cargo de diretora não quer mais, quer ser secretaria de educação. Que humildade hein diretora.

      Excluir
    2. É a educação vai continuar sendo tocada por quem não entende nada de educação e mais um motivo para não votar no Ceará e seus amigos de poder, nem começou as aulas e já começou palhaçada de propaganda para marido, esposa secretaria de educação e logo o papagaio deles também ganha um cargo na prefeitura com salário de 2 mil reais por mês.Realmente quanta humildade diretora.

      Excluir
    3. O ditado que é dando e se recebe em sua essência. O vereador fica de joelhos para o prefeito em troca a esposa ganha secretaria de educaçao. Será que vai paralisa tudo outra vez. Seria cômico se nao fosse trágico.

      Excluir
  10. Especialmente para o ANÔNIMO da 20: 21 Primeiro você generalizou a classe, mas entendi, pois é um comissionado e acha que todos são iguais a você. Desmerecer o ensino do município? Se os ofícios da Secretaria de Educação, são escritos sem nenhum cuidado com a norma culta. Paralisou ou paralizou? Você é um puxassaco. Dizer que professor deveria ficar mais quinze minutos pra ensinaram os alunos depois do horário de serviço. Pois saiba que mesmo sendo lei, a hora atividade, os professores municipais não desfrutam , desfrutam sim levando atividades escolares pra serem feitas em casa e aí vem com esse conversa de quinze minutos . Assim disse quinze minutinhos, mas é muito mais. Primeiro veja a atual realidade e depois poste suas asneiras Seu pau mandado. Ah falando em 15 minutos, pra vocês todos faltam 11 meses kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora desse povinho pegar no cabo da enxada. Iiiii nem isso devem saber, hummm faz calinho na mão. E no mínimo ficam ofendidinhos e respondem é sua mãe, seu pai kkkk. Bibas recalcadas vão fazendo cursos profissionalizantes, porque uma faculdade até concluírem vai demorar para terem uma melhor colocação no mercado de trabalho, pois hoje em dia com estudo já está difícil, imagine esse bando de comissionados sem cultura. Vai ser difícil conseguir uma mamata igual a essa, mas a hora chega. Vão fazendo o pezinho de meia porque a crise está cada vez pior.

      Excluir
  11. Cavagnolli e Marcy

    O tempo flui como as águas do Nhundiaquara, testemunhando a história da nossa terra. Um dia seremos apenas lembrança, um dia nem lembrança. Até os jazigos perpétuos se rendem ao tempo.
    Nossa vida é muito breve para gastarmos energias com contendas, como cães raivosos disputando um osso.
    Vamos aproveitar esta dádiva que é este instante onde acontece nossas vidas para dar bom dia ao nosso próximo, para evoluirmos e ajudarmos a construir um mundo melhor. Nossos ancestrais são comuns, nossos descendentes também o serão, no tecido das gerações.
    Vamos render homenagens a estes homens públicos, esses modelos, estes líderes que souberam conduzir o povo de Morretes a um futuro melhor, mais promissor.
    Ambos amaram a cidade e devem ser respeitados, admirados como exemplo a ser seguido pelas novas gerações, inclusive pelas novas gerações de líderes políticos.

    ResponderExcluir