TOP FITNESS

TOP FITNESS

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Quem autorizou?

O que dizem sobre a colocação das placas
Ninguem da prefeitura autorizou a colocacão das placas, muito menos o prefeito, tanto è que entramos em contato para remocão das mesmas. Eu sei que existe pedido da camara para sinalizacão e abaixo assinado de moradores, vc que não faz nada, deveria ter visto quando comecaram a colocar a primeira placa e denunciar
Nossa resposta
Esta história retrata o descaso deste governo e seu grupelho pela nossa cidade. Vejam só, o que disse o pau mandado do Prefeito omisso, segundo ele, ninguém autorizou a colocação das  placas, este é o Prefeito Hélder, preocupado em resolver seus problemas eleitorais, ele e seus comissionados simplesmente não tomaram conhecimento da instalação daquelas placas horrorosas e desproporcionais, deixando sei lá quem administrar a instalação dos tais monstrengos refletivos. E ainda o capacho remunerado tem a coragem de cobrar aqui do blogueiro, o porque que este deixou colocarem as placas, segundo este capacho idiota,  eu deveria ter denunciado. Com certeza não só parava a instalação, como iria direto ao MP fazer a denúncia. Eu não estava na cidade, cheguei na sexta à noite e não vi o absurdo e aí quando soube imediatamente fotografei e postei no blog. Agora considerando que apesar do Prefeito receber mais de 14 mil reais e cada Secretário receber em torno de 5 mil reais de dinheiro tirado dos impostos pagos pelo povo de Morretes, e nem ele nem seus capachos autorizaram a instalação destes monstrengos, esperamos que retirem as placas e produzam outras peças informativas condizentes com a natureza histórica da cidade e sempre é bom lembrar o povo que um prefeito que não toma conhecimento da instalações destes equipamentos disformes,, mostra que está ali apenas para receber seus salários, sem comprometimento nenhum com a cidade e seu povo, por conta disso,  precisa ser melhor avaliado na hora que o  nosso eleitor for às urnas escolher o prefeito para o próximo mandato.

FALTA DE RESPEITO
O desrespeito pela nossa cidade e seu povo chegou no limite, em nome de um projeto econômico para a nossa vizinha e querida cidade Antonina, resolveram de forma arbitrária e desumana transformar a nossa cidade numa extensão da Br 277 agora de forma definitiva e formal. O absurdo das placas gigantes próprias para ambientes de auto estradas, nas nossas ínfimas e mal cuidadas calçadas, inibe definitivamente a circulação da população que tem acesso a escolas, hospitais e casas de comércio. Até então era impossível um cadeirante ou alguém com necessidades especiais  conseguir trafegar na calçada de 80 cm e ainda com postes de alto tensão de 40 cm de largura conforme mostra a foto. Mas para o os nossos administradores esse tipo de sacrifício para o povo de Morretes é pouco, eles queriam mais, e aí para atender interesses comerciais da ECOVIA o Prefeito Helder autoriza a colocação de placas que chegam as raias do absurdo, placa de 1 m de largura com apenas 1,46 m de altura, numa calçada de 1,50 m, obrigando as pessoas a buscar a pista de rolamento, onde transitam caminhões super pesados de difícil dirigibilidade em trechos não devidamente qualificado para esse tipo de tráfego. O DENIT a partir de maio de 2015 de acordo com a Portaria 132 a proibição de veículos como carretas de dois eixos, três eixos, cavalo trucado e bi trens que possuam PBT que vai de 33 até 57 toneladas. Em qualquer cidade do mundo que tenha um minimo de respeito pelos seus cidadãos esta pratica seria proibida e com certeza seus autores punidos.
Percebam o sacrifício da senhora para passar pela placa

Mas para este prefeito de Morretes o que interessa é atender aqueles que o apoiam no seu projeto de poder, o povo de Morretes só é útil  na hora de votar e manter o Helder e seu grupelho pendurado nos cofres públicos. A colocação de placas seriam importantes, como são em qualquer cidade do mundo, mas placas que sejam condizentes com a categoria de cidade histórica que é Morretes. O que causa espécie é o descaso da minha querida amiga Rosina, tão ciosa no cuidado com o patrimônio histórico quando um cidadão comum resolve trocar telhas da sua casa mas ao mesmo tempo permite este descaso com a nossa cidade, servindo de estrada para a ECOVIA faturar seus pedágios altíssimos na BR277. E a Câmara de Morretes, preocupada em servir aos interesses do Prefeito, fecha os olhos para este tipo de violência contra o nosso patrimônio. O silencio da Associação dos Restaurantes, da Associação Comercial, da Associação de Pais e Mestres do Colégio Rocha Pombo, enfim o silencio de todos inclusive do Comando da Policia Militar no município que permite o tráfego destes veículos. A cidade precisa se mexer. Com os investimentos russos no terminal maritmo de Antonina milhares de caminhões/dia passaram por aqui trazendo o caos para nossa cidade e muita riqueza para Antonina. O que vale para o Helder é atender os poderosos, e garantir a sua continuidade no poder. 


No caminho com Maiakovski


(Bertolt Brecht)

Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho e nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

                                                                                                        VEJAM ISSO

O pensamento doente dessa gente que pensa ser dona de Morretes e que nela podem fazer o que quiser. Mas é importante que os leitores do blog saibam exatamente o tipo de gente que vive as custas dos seus impostos. Fiz questão de colocar nesta mesma postagem para que fique bem clara a motivação que nos levou a produzi-la. Não se fala em politica, fala-se sim na cidade, no desrespeito para com o cidadão, mo descaso com as necessidades básicas que é a mobilidade de quem é obrigado por motivos de saúde frequentar nosso hospital e principalmente lembrar das vidas ceifadas por caminhões naquele trecho. Quem sabe se ao invés de arrastarem caixões como diz a cadela cor de rosa pau mandado, doassem a parte em dinheiro para confortar as familias que a ganancia e o descaso mataram nas imediações do hospital da cidade.

O TEXTO DA CADELA COR DE ROSA REPERCUTINDO O ÓDIO DE SEUS DONOS:

NINGUÉM FAZ NADA COM QUALIDADE MOVIDO PELO ÓDIO E PELO RANCOR, MUITO MENOS GOVERNAR UMA CIDADE LINDA, COM UMA PLÁSTICA IMENSURÁVEL, PAISAGENS LINDÍSSIMAS, UM POVO TRABALHADOR E MUITO RECEPTIVO E UMA GASTRONOMIA FANTÁSTICA. GOVERNAR UMA CIDADE DESTA COM ÓDIO CHEGA SER UMA HERESIA. O FRACASSO DO GOVERNO HELDER NÃO DEPENDE DAS OPOSIÇÕES DO "TETUDO" COMO A CADELA PAU MANDADO DIZ, O  FRACASSO ESTA NO CARÁTER AGRESSIVO E VINGATIVO DELE, O PREFEITO E DELA, SUA DAMA E SEUS CAPACHOS AMESTRADOS DE OCASIÃO.

60 comentários:

  1. Sera que você passa no lado direito da placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PRIMEIRA PERGUNTA, QUEM AUTORIZOU? FOI A DONA LEA.

      Excluir

    2. Com toda a certeza não foi minha mãe, D. Léa, agora o que me chama a atenção é essa gente com um passado sujo como pau de galinheiro, pessoas que aqui em Morretes foram protagonistas de histórias porcas e inconfessáveis de notório conhecimento citar o nome da minha mãe. Como dizem por aí, o nome da minha mãe não é osso para andar em bocas de cachorros e cadelas. Não provoquem pois não me custa contar histórias. Quanto a minha mãe ter autorizado este tipo de aberração com certeza não foi ela, a D. Léa tem inteligência suficiente para não promover este tipo de ação,ao contrário dos nossos abestados administradores municipais. Dizem que o zinco, encontrado em alguns moluscos marinhos, como camarão! Bacacu e outros se ingeridos com frequência diminui a capacidade cognitiva do indivíduo prejudicando suas decisões, quando essas requerem um mínimo de inteligência.

      Excluir
    3. Vc deve ter ingerido muito zinco na infancia....kkkkkkk

      Excluir
    4. Muito....adoro camarão, agora bacucu não gosto. Tem um gosto muito forte, mas por ser barato muita gente come. Adoro camarao, mas o.preço não me permite comer com frequencia.

      Excluir
  2. Boa matéria do blog. Uma estupidez ter uma placa grande e baixa. Depois reclamam as cobranças do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que acham que o blog atrapalha é única ferramenta de cobrança eficaz que existe.

      Excluir
  3. E os semáforos que custaram 50 mil e estão inoperantes e estragando no tempo. Como Helder pode autorizar compra dos semáforos e ficam desligados e sem funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a prefeitura hoje faltando dinheiro. Parabens administraçao do Helder. Um gasto desnecessário que faz em outras pastas.

      Excluir
  4. A Câmara fe vereadores não fará nada nem mesmo o património histórico e outras instituições. Morretes tá entregue mesmo e sem uma autoridade para cobrar e o povo manso e dominado por caminhões. Temos de parar o trânsito e protestar quanto ao abuso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa câmara é a mais fraca das últimas legislaturas eu vou votar pela renovação geral. Helder e seu grupo acabaram com o que sobrou de Morretes. Pior que o Amilton.

      Excluir
    2. Deixa cachorrada latir que inveja é a arma dos incompetentes e aqueles frustrados que concorreram e não ganharam ficam chupando o dedo e fazendo veneno e assim conseguem criar uma cena de letargia. Quais são os interesses por de trás desta reiterada cobrança dos mesmos problemas é ação de gente desocupada que fica comendo os restos dos ossos lambidos e financiado pelo cabeça de manilha. Falaram para o idiota que ele pode ser prefeito, ele acredita e festa na laje da discórdia tá garantida todo o ano, Tem outros menos expressivos que ficam latindo em volta do cachorro grande e está corja eram todos inimigos e hoje estão lambendo suas próprias feridas do passado. O dia de vocês tá chegando, ano que vem vai ter outro enterro com um caixa bem grande para o tetudo e um caixão menor para sua lingua, vocês morreram para política.

      Excluir
    3. A administração do hospital não teve nem iniciativa de arrumar o relógio que fica em frente ao hospital que está parado faz tempo. O hospital hoje está bem pior do que no tempo do Amilton que se for comparar ao do Helder estava excelente. E os caminhões passam na frente do hospital com alta velocidade que pode trazer outros atropelamentos e prefeitura não toma providência de coibir está passagem tá perigosa para os pedestres. Recorrer a camara é besteira que nem os vereadores estão lá para atendimento do povo que eles representam

      Excluir
  5. NA PONTE EM FRENTE AO LUBAM SENTIDO BR 277 NA CABEÇEIRA DA PONTE COLOCARAM UM CAMADA DE ASFALTO PARA TAMPAR UM PEQUENO BURACO. SEMANA PASSADA COLOCARAM MAIS UM REMENDO EM CIMA E COM TEMPO O BURACO AUMENTA E CRIA UM DESNÍVEL E LOGO PONTE FICA INTERDITADA PARA CONSERTO. O PREFEITO E O SECRETARIO DE OBRAS PASSAM TODOS OS DIAS POR ALI E NAO FALAM NADA. UM DIA PIORA SITUAÇAO DA PONTE

    ResponderExcluir
  6. Se está for interditada acaba acesso para Morretes pelo asfalto e tirar todos os caminhoes e tocar por estrada rural. São ruins e com excesso de caminhões acaba tudo.

    ResponderExcluir
  7. Vou votar no Marajá que pior não fica. Helder não tem mais cacife político e nem pessoal para fazer uma administração que possa tirar Morretes do marasmo. Vou de marajá, chega de Helder e Amilton. Ano que vem tem eleição e o Helder e seus amigos começam visitar vilas atrás de votos e eleger seus vereadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o secretário quer ser prefeito para continuar na boa e dar emprego para seus cunhados. Eu não voto nesta turma nunca. São esses os chacais e seus intetesses duvidosos.

      Excluir
  8. ASSUNTO EXTREMAMENTE PERTINENTE E OPORTUNO GORDO, POLÍTICOS DO MUNICÍPIO, VEREADORES, PREFEITO E VICE, SECRETÁRIOS, TEM OBRIGAÇÃO DE TRANSITAREM A PÉ PELAS NOSSAS RUAS, TOTALMENTE SEM CONDIÇÕES ALGUMA DE PEDESTRES TRANSITAREM, UMA VERGONHA E TOTAL FALTA DE RESPEITO COM A NOSSA POPULAÇÃO E TAMBÉM COM OS TURISTAS. MAS SERÁ DIFÍCIL MUDAR GORDO, ESTANDO A ECOVIA ENVOLVIDA, FICAM DE JOELHOS PARA ESTA EMPRESA, ESPECIALMENTE O VEREADOR VARDINHO. COM CERTEZA O HÉLDER PRECISARÁ DO APOIO DA ECOVIA, DO VARDINHO, DOS AMIGOS DELE DE ANTONINA, PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO. UM PREFEITO ENTREGUE AOS SEUS INTERESSES PRÓPRIOS, NÃO TEM CORAGEM PARA CRIAR PROBLEMAS PARA A ECOVIA, PARA O VARDINHO, PARA OS INTERESSES DOS SEUS AMIGOS DE ANTONINA, TRISTE PARA MORRETES E TRISTE FIM DO HÉLDER, AGINDO ASSIM, ESTE GRUPO ESTÁ DECRETANDO SEU DESASTRE POLÍTICO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.

    ResponderExcluir
  9. Temos que eleger pessoas que tenham real interesse em resolver os problemas da nossa cidade, não em resolver seus problemas particulares!

    ResponderExcluir
  10. Vamos todos na câmara nesta quarta, vamos ver quem se preocupa e defende os nossos interesses, espero que o Maurício e a Flávia se manifestem.

    ResponderExcluir
  11. se o sindicato SISEM funcionasse, se a dona nelci tirasse a bunda de seu sofa de casa, e fosse correr atras dos direitos dos funcionarios, ajudaria, como agora, pra onde os funcionarios vão recorrer, no hospital ter que trabalhar dia todo, até as 17h e ser recomendado se fazer escalas e horario da prefeitura ser 6h, e ainda falaram que não ganha horas extras, trabalhar de graça então, e fora hospital, outras repartições, isso a dona nelci não ve e nem se preocupa, pois fica dia todo sentadinho em sua casa, só na sombra, deixa passar seu tempo de presidente nelci, quero ouvir voce reclamar de algo que não fez enquanto podia, sindicato não funciona, o nelgocio ira buscar direitos e informação com advogado trabalhista, mais processos para prefeitura HELDER NUNCA MAIS

    ResponderExcluir
  12. na saude tem tanta gente que tem servente se escondendo na sala de vacina cade a secretaria que nao ve e dinheiro jogado fora nao quer trabalhar manda embora tem gente esperando que passou no concurso

    ResponderExcluir
  13. aquela passagem elevada em frente a igreja pode causar engavetamentos de veículos que circulam sentido Antonina, fica a dica ao motoristas para se ligarem.....

    ResponderExcluir
  14. Atual administração acabou até com o desfile do aniversário de MORRETES também acabou com A FESTA DAS FLORES. Mas também comemorar o quê?
    Quem deveria sair e desfilando dia 31/10 são os comissionados inclusive o senhor secretário de DESOBRA mas cuidado se cair em algum buraco das estradas rurais vai ter q chamar um guincho pra tirar.
    Desculpa não é buraco e sim crateras

    ResponderExcluir
  15. Se tem excesso de funcionários na saude aproveitem pra colocar os semáforos no pátio da saude assim os funcionários não correm risco de colidirem.
    Ah dai para com essa piadas VERDADEIRAS dos semáforos! !!

    ResponderExcluir
  16. HAHAHA O Blog é terrível, já começaram levantar as placas. Boa Orley, você é mais importante pra cidade que um vereador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais barato e sem bilhetinhos. Meu custo é zero kkkkkk

      Excluir
    2. Como vc é idiota Orlei, desde sexta feira a noite já tínhamos entrado em contato com o DER, para tomarem providencias, inclusive o vereador Vardinho, que foi o único que mostrou interesse em ajudar a solucionar o problema, que alias era o que vc e todos os outros vereadores deveriam fazer, ajudar a solucionar problemas e não criar mais. Essa tua postagem chegou tarde mas serviu para derramar o teu ódio....

      Excluir
    3. Coincidência apenas kkkk Agora se já sabiam que estava errado e iam arrumar, porque fizeram errado? Quem foi o idiota remunerado com o dinheiro público que autorizou tamanha aberração? Colocar as placas demanda custo, aí vem um energúmeno e manda fazer errado e aí três dias depoisvoltam a gastar dinheiro novamente para consertar. Por esse tipo vagabundo de serviço e outros menos confessáveis que a Prefeitura de Morretes estava quebrada.

      Excluir
    4. A propósito tarde a postagem não chegou e fica difícil provar que não foi influência do blog...... Considerando a bobagem com o semaforo. Aliás, poderiam aproveita los e usar para ajudar na sinalização daquela via.

      Excluir
    5. Ninguem da prefeitura autorizou a colocacão das placas, muito menos o prefeito, tanto è que entramos em contato para remocão das mesmas. Eu sei que existe pedido da camara para sinalizacão e abaixo assinado de moradores, vc que não faz nada, deveria ter visto quando comecaram a colocar a primeira placa e denunciar.

      Excluir
    6. Podia a prefeitura ligar para o DER e pedir iuma ajuda para DER trazer gente competente para fazer funcionar os semáforos que estão desligados.

      Excluir
    7. O DER tem capacidade para funcionar os sinaleiros é só firmar acordo que tá resolvido.

      Excluir
  17. O importante não é a cidade ou seu bem estar, para o Helder o importante é servir seus donos poderosos de quem ele espera um "pixuleco dentro da lei" para bancar seu projeto de poder.

    ResponderExcluir
  18. Caro amigo que postou sobre o DESMATAMENTO no bairro da America de Cima. Moro em Curitiba e todo fds eu desço pra Morrestes aonde eu tenho uma chacara na America de Cima. Estou vendo que estamos perdendo a nossa mata nativa para estes condomínios que estão construindo. Ja temos o Condomínio Piazza Rosina, agora estao desmatando mais DOIS lugares em locais diferentes para construção de condomínios. ISSO É UM ABSURDO ! Aonde fica nossa mata de preservaçao? Ou querem deixar Morreres igual Curitiba ?? Aaah sem contar que um pouco antes do condomínio Piazza tem um terreno que estão vendedo ao total uns 8 lotes. E ai eu me pergunto e a mata nativa ? A preservaçao ? Cade as AUTORIDADES DO SETOOR ??????

    ResponderExcluir
  19. Mesmo com o erro da altura placas foi uma boa ideia colocarem as lombadas. Falta ainda colocar lombadas na reta da vila das palmeiras. Os caminhões e carros que andam mais de 100 km por hora e levando risco aos pedestres e ciclistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de colocar lombadas na reta de Paranaguá, peça autorização para o Orley, senão ele põe no blog, se faz ele reclama se não faz reclama também, um tremendo incompetente que nunca conseguiu com dignidade.

      Excluir
  20. Confirme o anónimo falou que as placas foram colocadas sem autorização da prefeitura. Isso mostra como a prefeitura tem autoridade e respeito por sua jurisdição. Colocaram as placas fora da altura regulamentada e pronto. Cadê autoridade da prefeitura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então gorda babaca, fale com o teu candidato a prefeito e diga para fazer um documento assinado dizendo que quer ganhar apenas 2.000,00 por mes se for eleito. Ou que trabalhe por amor a Morretes como voce faz.

      Excluir
    2. Não é uma questão de autoridade....é descaso, simples assim, interessa o poder que o cargo oferece e o salário depositado, o resto que se dane! Esse é o jeito Helder de governar! O povo sabe disso, vota quem quer

      Excluir
    3. Mais importante que o salário que o prefeito recebe é sem duvida o respeito que o prefeito tem que ter pelo povo que o sustenta pagando seus salários e aí o respeito passa por uma série de ações como por exemplo saber quem coloca placas na sua cidade.

      Excluir
    4. Helder ganha apenas R$ 14.000,00 por mês e por amor a Morretes podia abaixar p salário dele para R$ 2.000,00.

      Excluir
    5. Kkkkkkkkkkkkk É ruim, o que interessa para ele em Morretes é exatamente o que o poder e o dinheiro que a cidade lhe proporciona, o que menos conta é o tal amor pela cidade e seu povo.

      Excluir
  21. O que é estarrecedor é prefeitura usar o blog para dar uma satisfação sobre as placas no qual o blog apenas mostrou o descaso.. A prefeitura podia ter antecipado ao problema e ter divulgado dentro do site da prefeitura que providência tomou. Como alguém postou uma defesa dando entender que é fa prefeitura mostra um bate cabeça que podia ser evitado. Tem ainda o perigo de alguém ter se ferido pela altura das placas e ainda pedir indenização. Hoje nada passa batido pelo blog. Podiam usar informações do blog para arrumar cidade e não ter o blog como inimigo. É apenas cobranças por bons serviços.

    ResponderExcluir
  22. Helder levando um governo fraco e sem forças de reagir. Não trouxe nada de novo. Reeleição acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sentimento de derrota estampada na face dos arrogantes e sem respeito.

      Excluir
  23. Amo o blog pois incomoda muita gente é um dos únicos meios de desabafar sem perseguição política.
    Quanto as placas não é teu serviço Orley ver tudo o que esta acontecendo de errado em nossa QUERIDA MORRETES. Amo o blog e te admiro muito seu gordo simpático .
    Quantos problemas ja foram solucionados através do blog.
    Parabéns Morretes 282 anos e com um companheiro pra todas as horas BLOG ORLEY

    ResponderExcluir
  24. Da_lhe Marajá que pior não fica.

    ResponderExcluir
  25. As placas foram doações do governador entre na pagina de Nelson Justos que vc. vai ver em Antonina foi a mesma coisa MORRETES E ANTONINA JUNTOS E MISTURADO. agora entre nas licitações que vcs, vão se assustar .para antonina saiu 260 mil e para MORRETES QUANTO,isto porque e doação,

    ResponderExcluir
  26. Não adianta mudar as pessoas, tem que mudar o sistema.....prefeitos, vereadores, secretários, comissionados ganham demais pelo trabalho que desenvolvem.....se não houvesse tanta mordomia e se a fiscalização e legislação fossem mais rigorosas seria diferente com certeza.....mas estamos falando de Brasil.....aí complica.....

    ResponderExcluir
  27. acho que não houve festa das flores porque a flor maior anda meio murcha kkkkkkkkk vai ver é falta de bambu kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que desta vez o empresário não quis patrocinar o cunhado....

      Excluir
  28. A cachorrinha ta triste que o affair dela voltou para esposa.. Cachorrinha triste quer ser amada por um homem solteiro.

    ResponderExcluir
  29. Netto Gnata candidato pelo PV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto Gnatta candidato a prefeito? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  30. A florzinha esta com o botão da rosa estourado e triste que não tem mais festa na casa dos ricos e não aparece nem mais nos faces para não prejudicar imagem dos donos qur querem ficar no poder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Botāo da rosa estourado é boa kkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkmkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Botāo da rosa estourado é boa kkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkmkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir