TOP FITNESS

TOP FITNESS

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

FRACASSO ANUNCIADO



O número ínfimo de pessoas na manifestação promovida pelo Prefeito Hélder, mostrou duas questões de relativa importância. A primeira é que o poder de mobilização do Hélder junto aos seus comissionados é quase zero e a segunda é o desligamento do povo com as intenções políticas eleitoreiras do Hélder. O povo quer alguém administrando a cidade e não administrando o dinheiro da cidade. Quando a renda cai na casa de uma família, a primeira atitude é a contenção  de despesas, o corte do supérfluo, o uso racional do pouco dinheiro que sobra. No caso o Hélder não quer cortar despesas, mandando embora alguns comissionados que não servem para mais nada a não ser servir como moeda de troca política. O fracasso político desta administração é eminente, e o futuro político do Hélder e seus raivosos parceiros já está praticamente selado, e ele sabe disso, mas prefere fazer de conta que está tudo dentro da normalidade. Sinto pela destruição política do Arildo, talvez uma das mais qualificadas figuras que surgiram no meio político nos últimos anos. Poderia ter sido um grande prefeito. Mas agora com esse grupo o Arildo não tem chances. Quem sabe no futuro......Por hora esse grupo político está falido!



40 comentários:

  1. infima tiragem da merda deste jornalzeco que teu socio insiste em divulga para massagear o ego de político derrotado. Serve so pra se promover e ponha quanto que ex prefeito deixou de pagar numa administração ruim que gerou certidão negativa para municipio. Vao cantando de boa que vai ter mais caixão no enterro simbolico pra corja toda. Foguetório em frente da casa do Dragão de Comodo. Kkkkk é foguetório e não bombas que é atitude bandidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jornaleco pode ser ínfima a tiragem, afinal 5000 jornais não da 3 dias de blog, agora aqui o bicho pega kkkkkkk Podem atirar foguetes e arrastar caixões, para eu isso tudo é muito divertido. O blog esta aqui para relatar todos esses fatos!

      Excluir
    2. Sobrou jornal para limpa o teu traseiro e do teu sócio. Vende como papel reciclado que já é lucro que é financiado pelos lixo oposicionista. Esta oposição que quer voltar a todo custo porque sao todos incompetentes para viver na iniciativa privada. Exemplo o fantasma da assembreia e sua filha sonsa que fala prateia e crinica.

      Excluir
    3. Eu faço jornal por prazer, não recebo um centavo do JMN e tenho muito prazer de fazer. Legal você chegar num estágio da vida onde não precisa fazer mais nada por dinheiro.....

      Excluir
    4. Orley, não adianta dar uma de bonzinho e puxar o saco do Polaco, dizendo que foi o candidato mais qualificado que já apareceu como candidato a prefeito. Você´foi um Judas, quando ele foi candidato você denegriu o Polaco em vários cantos da cidade, com a turma dos Confortos e todos apoiando Amilton e Marajá. Agora é fácil se fazer de bom moço, porque então falou tão mal do Polaco e elogiava o Marajá. Muitas vezes ele me disse que o Helder e Denise nunca fariam parte da administração dele, só que ele só falou a verdade, não prometeu nada por isso não ganhou. Só que hoje esta honrando o seu salario de vice, diferente dos outros do passado. E ele esta certo só se for muito bobo de se meter em politica novamente. Deixa para os mentirosos e enganadores, que é isso que muitos merecem, infelizmente na politica não tem lugar para quem fala a verdade. Cia fora disso mesmo Polaco.

      Excluir
    5. Na verdade eu nem deveria responder, mas considerando a função do blog de dar vazão a todas a necessidades de extravasamento dos nossos leitores eu darei sim uma resposta. Você dizer que falei isso ou aquilo do Arildo pelas esquinas, é um direito seu, mas o Arildo sabe exatamente o que penso e como ajo, sempre as claras, sem esconder as mãos. Não tenho que puxar o saco do Arildo ou de quem quer que seja, aliás não tenho que fazer nada. O que falo, escrevo, o faço por livre arbítrio, sem coação moral ou financeira. O que você pensa a meu respeito muito pouco ou quase nada me interessa, mantenho minha opinião. Tenho consideração com o Vardinho, o Arildo, o Pastor Deimeval. E procuro manter essa consideração em níveis aceitáveis.

      Excluir
  2. Hoje na "paralisação" ou "paralização" .....poucos bem poucos presentes..... mais os efetivos pq batem ponto e ainda foram ameaçados cortar discontar dia.....mas comissionados poucos......éh helder tá na hora de vc rever seus conceitos......se liga ai....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se algum servidor efetivo tiver seu ponto cortado poer não ter participado desta aventura fracassada do prefeito de querer mobilizar a cidade a seu favor, basta avisar aqui no blog que vamos tornar tudo muito público.

      Excluir
  3. Agora sou Ariel Conforto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Familia honesta postando pra fortalece o filho fajuto de voto.

      Excluir
  4. Agora uma pergunta:
    Se o Conselho Tutelar é um órgão ligado ao Ministério Público, se o Conselho Tutelar é um órgão que tem o dever de ser independente, porque fechou as portas hoje? Quem deu ordens para que este órgão fechasse as portas? E quem foi o Conselheiro(a) que ficou de plantão? Quem manda no Conselho Tutelar? A serviço de quem age esse conselho?

    ResponderExcluir
  5. O CASTELO DO GOVERNO HELDER ESTA RUIMdo.

    ResponderExcluir
  6. O ogro ja começou fazer campanha para sua mulher aquela que um pixuleco do cabeçao de bagre fazer campanha. Nao deu certo que perderam e a esposa voltou aguentar o canalho do marido que nao trabalha so faz veneno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está preocupado com o Ogro? Kkkkkkkkkk Babacas perdedores kkkkkkk

      Excluir
  7. O CABEÇA DE JACA ESTA AI TE DANDO DE COMER GORDA PORCA CUSPIDEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk Caracas esses infelizes, cachorro mandado agora deram de fiscalizar minha casa kkkkkk Até aonde vai essa gente kkkkPois o Amilton está aqui sim, estamos tratando de algumas coisas que interessam diretamente ao Hélder kkkkk por isso antes de se preocupar quem frequenta minha casa, deveriam cuidar do rabo sujo de vocês kkkkkk.

      Excluir
  8. Seus crápulas a falta de dinheiro foi teu dono que deixou um rombo de 10.% das receitas totais. Um rombo administrado cada dia como um acido corroendo cada dia o equilibrio orçamentário e tudo aprovado péla base do ex presidente da camara. Epoca que baderneira chorava pelos cantos que ninguém queira saber desta mala do lado. Hoje todo mundo junto inclusive teu socio canalha que vive de migalhas e ataca administraçao pela costa. Entao vagabundada hj tao tudo sem controle pelo rombo que corja deixou.

    ResponderExcluir
  9. Imbecil e feliz cada comentário falando do cabeçudo que é postado aumenta o valor da tua mordida no cabeçudo. Dai p cabeçudo tem de pagar mais. Assim o cabeçudo fica iludido e vai o veneno mais forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fracassados politicos, em via de limpar gavetas estão.perdendo tempo em fucar tentando me agredir.Não tenho o hábito de me vender, isso é coisa de politicos como alguns vereadores conhecidos pela troca de camisa mediante taxas.. Não tenho pretensões politicas e nem de trabalho em orgão publico. Pof isso cachorrada raivosa, cuidem fos srus rabos pois o bicho esta pegando e o final já esta traçado.

      A proposito...tem um vereador que ja esta na parede de novo....e agora os donos novos tem muita bala na agulha. Aprendeu com o Helder....o que importa é o poder e as vantagens que ele traz.

      Excluir
  10. Fracasso foi pouco e os que ali compareceram sairam falando ...que arrependimento !!
    Analisando a Secretaria de saúde de Morretes:
    Uma Enfermeira concursada no Municipio.
    É a única que faz preventivo,pesem...quantas mulheres fazem por dia,mais de 20 mulheres.
    Ela tem que administrar e supervisionar o NIS,Atenção Basica de saúde,Farmácia,Vacinação,Visitas domiciliares com o ESF,organizar consultas do Neuro,especialidade que não deveria estar ocupando o NIS e sim estar no HMM.
    Já perceberam a fila gigantesca que tem todos os dias no NIS ??
    Sabem pq ??
    Porque a senhora Sec. de saúde tirou ferias pela segunda vez no ano...e os funcionários não tem direito nem de consultar,pq ela contesta ATESTADO MÉDICO !!
    O HIPERDIA esta um acumulo de dispensa de medicação pq ??
    Porque falta TÉCNICO DE ENFERMAGEM,a gestora rsrsrs optou em chamar AUXILIAR DE ENFERMAGEM do HMM que não tem noção de saúde coletiva para atender a demanda das localidades rurais,aiii tem carro para levar e buscar no horário.
    Não estou denegrindo a imagem da profissional,pois a realidade delas é HOSPITALAR,assim como quem esta no NIS iria se bater no HOSPITAL.
    Pergunto: Porque não chamam do concurso e renovaram o contrato de umas e outras não ?
    Porque tiraram apenas uma AUXILIAR DE ENFERMAGEM do NIS e o resto ficou ? Renovaram o contrato ?
    O posto de saúde do BARRO BRANCO já esta pronto há anos e a gestora rsrsr não quer saber de inaugurar.
    Tem localidades que não tem ACS e nenhuma equipe do ESF,como vão alimenta o sistema ?
    Cade os dados ?? Ou já comunicaram o Ministerio de saúde que acabou as equipes ?
    Os carros que viajam transportando pacientes estão um horror,todos os motoristas já passaram o caso para a gestora rsrsrs explicando que a segurança deles e dos pacientes estão em risco,NÃO TEM CONDIÇÕES DE RODAR com os carros da SAÚDE.
    A cozinha da SECRETARIA DE SAÚDE é um nojo,entrem lá e vejam...tem ratos etc...o forro ta caindo,tem mal cheiro e cade a VIGILÂNCIA SANITÁRIA QUE NÃO QUER VER ISSO ??
    Esta na sala ao lado rs
    Pra que comissionados ??
    Uma é acadêmica de enfermagem,vai trabalhar exporadicamente,tem estagios...
    Os funcionarios efeitos não podem ...nem são informados de cursos no cargo que atuam,e vem para o municipio...e quem vai não repassa nada para a equipe.
    DIVISÃO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA:
    Quem é a responsável ??
    Antes de responderem me façam um favor,procurem as ATRIBUIÇÕES DO AUXILIAR DE ENFERMAGEM,OK ??
    A prefeitura implantou agora nesse concurso o CARGO DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM,e ninguém assumiu ainda...então as que se rotulam TÉCNICAS DE ENFERMAGEM, SÃO AUXILIAR DE ENFERMAGEM.,OK ??
    Qual é o horário que abrem os postos de saúde das areas rurais ?? E fecham que horas ??
    Por que o portão da sec de saúde fecha as 17:15 hs no cadeado ??
    Porque tem funcionários que trabalham a campo sem identificação e sem epis ?
    Porque teve churrasco no domingo com a sec de saúde e seu esposo ofertado para os pintores ?
    a gestora tentou nomear a diretora do HMM na saúde mas não teve exito..foi escurraçada queria impor o protocolo que ela implantou no HMM e lá cortaram a Madame.
    è ela é do grupo HYGEA rsrsrs
    Ouvidoria é ela quem recebe,sendo assim nem denunciem rsrsrs
    Já foi feito abaixo assinado e TODOS OS FUNCIONÁRIOS da saude assinaram para tirarem a atual SECRETARIA DE SAÚDE mas foi ignorado pelo Prefeito.
    A secretaria de saúde grita na frente dos pacientes com os funcionários...trata mal,não tem condições de trabalho,o psicologico deles já explodiu e eles pedem socorro...
    E É POR ISSO QUE A SECRETARIA DE SAÚDE NÃO FOI BEM REPRESENTADA NA PARALISAÇÃO.
    CULPA DA DILMA ???
    NÃO !!!
    É DO PREFEITO,ANTES DE QUEREM MELHORAR A ESFERA FEDERAL,ORGANIZE A MUNICIPAL !!!
    Nossas crianças merecem serem vacinadas !!!
    VOLTA NEUUUU !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. funcionaria em contenção de gastos22 de setembro de 2015 às 20:58

      Vejam só Uma Enfermeira concursada no Municipio.
      É a única que faz preventivo,pesem...quantas mulheres fazem por dia,mais de 20 mulheres.e aAgencia do Trabalhador atende 4 seguros desemprego na semana olha a diferença e a enfermeira deve receber no maximoR$ 2.000,00 por mes e na agencia do trabalhador tem uma ganhado R$ 1.700,00pra postar coisa de deus uma R$1.200,00 pra postar o maridoe as filhas e outra R$ 3.000,00só pra disser para o povo que nao da pra fazer o emprestimo uma vergonha

      Excluir
  11. ORLEY
    QUERO DEIXAR UM ALERTA AQUI PARA A POPULAÇÃO EM GERAL !!
    ESTÃO COMPARTILHANDO NOS FACEBOOK QUE FORAM ROUBADOS UNIFORMES DE AGENTES DA DENGUE E AGENTES DE SAÚDE E ENTRAM NAS CASA PARA ASSALTAREM.
    TOMEM CUIDADO !!
    NUNCA ACEITE VISITAS E NEM PASSEM NENHUM TIPO DE INFORMAÇÃO PARA QUEM SE APRESENTAR POR AGENTE DE DENGUE E AGENTE DE SAÚDE NAS SUAS CASAS.
    PRESTEM BASTANTE ATENÇÃO SE ESSES AGENTES ESTÃO UNIFORMIZADOS,COM CRACHÁS POIS SE SÃO FUNCIONÁRIOS MESMOS TEM QUE TER IDENTIFICAÇÃO,MESMO EM CIDADES PEQUENAS E JULGAMOS TODOS CONHECIDOS É BOM FICARMOS ESPERTOS.
    RECADO DADO !!

    ResponderExcluir
  12. funcionária EMCONTENÇÃO DE GASTOS22 de setembro de 2015 às 17:53

    Engraçado o Prefeito pede contenção de gastos mais acho que a unica que não entendeu foi a Secretaria de Ação social pois ela tentando burlar o sistema pegou sua fiel escudeira Bel e mais a funcionaria fantasma e foram até Paranaguá no núcleo regional de educação para tentar não perder a funcionaria fantasma que a mais de um ano recebe dos cofres do município sem trabalhar pois ela a funcionaria fantasmas em pleno horário de expediente da aula no Colégio Rocha Pombo e que horário ela trabalha, foi por este motivo que a funcionaria fantasma saiu do Fórum pois certamente os funcionários de lá não querem ser coniventes com coisa errada, dai a funcionaria fantasma foi para a secretaria que mais tem mafia e já nos primeiros dias da funcionaria fantasma ela trabalha o dia que bem entende pois ela da aula no Rocha Pombo, Dai como ajudar em conter gastos se a Super Claudia Peluso e conivente em pagar funcionaria sem trabalhar e ainda usa o corro oficial pra resolver problemas pessoais da funcionaria ISTO E UMA VERGONHA E EU VI POIS EU ESTAVA NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO HOJE PELA MANHÂ.

    ResponderExcluir
  13. Orley...o posto abre agora as oito pq não qrem pagar HR extra pra enfermeira... A Fulaninha que vai trabalhar qndo quer e não tem descontos no salário por falta é a tal da Ruana...os carros são sim uma droga e Anselmo nunca resolve nada. A diretora do HMM vive qrendo meter o bedelho no NIS...mas o hospital tá uma zona...café agora só é feito duas vezes no dia...segurando despesas. Tem uma menina lá q ajuda a Samira e ajuda a Fran pq a Fulaninha que é pra ajudar nunca vai...por favor heim....

    ResponderExcluir
  14. funcionaria em contenção de gastos23 de setembro de 2015 às 00:20

    Mais o povo de antonina que é bom.....Uré povinho votaram nesta corja

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Listinha de comissionados dispensadosna gaveta do super secretário que será conhecida em primeiro de outubro. Tem ainda um reduçao de 10% em todos comissionados que ficarem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na lista de demissao estao aqueles que nao sao raivosos. Quem é raivoso e puxa saco nao ta lista do secretário. Dizem que cadela pink ta na lista que o charlatão ja abandonou a pink raivosa. Era que mais latia mais fez muita burrice e a pink é acusada de unir oposição. Fim de linha pra pink.

      Excluir
  17. ATENÇÃO !!!
    Já que esse é o único meio de informação que a ADMINISTRAÇÃO acompanha...
    Viemos através desde,IMPLORAR para que TIREM a SECRETARIA DE SAÚDE,afinal TODOS os ofícios do abaixo assinado por TODOS os funcionários do setor de Saúde foram ignorados,acreditamos que agora repensem nisso a eleição esta chegando Sr Prefeito ela não vora aqui,e nunca levantou a sua bandeira sabe disso neh ??
    Ninguém aguenta mais essa mulher,nós achamos ruim sim dela pegar duas vezes no ano as férias,quanto na verdade é a resposta das nossas orações LIVRAI-NÒS de todo o MAL,amém !
    TODOS os funcionários estão com o psicologico abalado,estressados ao extremo agora com esses dias que ela esta longe,temos um pouco de paz.
    Dizemos pouco pq o problema continua: Falta de Técnico de enfermagem,Por favor parem de tampar buraco com a Academica de enfermagem é burraaaa pra K7
    falta tudoooo,e uma Enfermeira para ajudar pq ta foda !!
    Já que temos que cortar gastos,pq não mudam o horário para ás 14 horas ?
    Não,neh ? Como a diretora do HMM falou in off...Já que querem tanto trabalharem direto até ás 14 hs...não façam esse horário que sehjam castigados ate as 17 hs sem ventilador e sem ar condicionado e sem agua geladinha.
    Mas na sala delas vai ter viu !!
    CADE O POVO DO CONCURSO DA SAÚDE ??

    ResponderExcluir
  18. É concordo aquela saúde tá uma pouca vergonha, com aquelas pessoas que se acham, o que é essa Rhuana que não é concursada e vai trabalhar quando quer , ganha muito bem para ficar em casa, quem será seu pistolão, muitos precisam de um pistolão assim. Estão enchendo aquela saúde de comissionados que só ficam a toa daí vem falar em contenção de gastos é brincadeira uma coisa dessas.

    ResponderExcluir
  19. O secretário tem rabo preso com os cunhados eles nao serão dispensados. Os demais bem ptovavel com muito choro

    ResponderExcluir
  20. A dire do hmm esta revoltada com o pessoal da saúde pq achou que ia criar raizes mas la tem café no bule colocaram ela no devido lugar.
    nos do hmm Parabenizamos o pessoal da saúde pq é tudo que queriamos fazer para ela colocar no devido lugar,nem suporta ela é o diabo em pessoa e ainda posta mensagem da biblia.Mas logo volta pra Guaraqueçaba.

    ResponderExcluir
  21. Vereadora baderneira continue com suas mentiras que logo tempo muda e ai bicho pega de novo para vc e o socio do falastrão. Vagabundagem em peso e medida. Baderneira ano que vem compre uma toyota que vc vai dar aula no lugar mais longe que tiver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esse pessoal ligado ao Helder, eles não conseguem entender o que é democracia, e aí ficam ameaçando as pessoas, numa tentativa vazia de causar medo, tentar serem respeitados através de ameaças incapazes de cmprir. Politicamente o Helder estå acabado, trouxe pessoas de fora, sem vinculo nenhum com a cidade, colocou alguns comissionados sem nenhuma qualidade, como o falastrão aloprado do Rio Sagrado, se envolveu com o Beto Richa e hoje esta claro que se tem alguém que nao pode ajudar é o governadorzinho playboy e agora para complicar acabou o dinheiro e pior, a doação de recursos para a campanha vai ficar muito dificil e o servidor público na sua totalidade é contra a sua continuidade em represália a forma arrogante e desrespeitosa que alguns comissionados tratam os servidores. Por tudo isso e mais um pouco a reeleição do Helder esta muito dificil e ainda a oposição se unindo em torno de um nome unico...Tempos dificeis para os nervosos e arrogantes!

      Excluir
  22. O pior é ver o brasileiro mais pobre e os politicos mais ricos nem ai para o povo. Prefeituras sem dinheiro e toda eleição varios candidatos querendo pega o problema. Ainda incham máquina com comissionados que na grande maioria não sabem fazer o serviço e desestimulando os efetivos que ganham menos que comissionados. Mesmo pensamento vale para Câmara Municipal.

    ResponderExcluir
  23. Funcionaria em contenção de gastos23 de setembro de 2015 às 16:30

    Venho aqui expressar minha indignação novamente pois hoje o NRE veio até morretes para verificar a situação da funcionaria fantasma do municipio pois bem ela teve que optar posr sai da Secretaria de Ação social para poder continuar dar aula, ou somente tiraram ela de foco sera que vai pra outra secretaria ficar escondida e continuar dando aula estamos de olho funcionaria fantasma.

    E mais um caso esta sendo investigado e a que passou em 1ª lugar no concurso de agente comunitário ( o bairro ainda não iremos divulgar) segundo fiquei sabendo ela e professora da Unespar chegada do nosso prefeito e disse que ao assumir seu concurso ira trabalhar 3 dias na semana pois ira dar aula na faculdade dois dia na semana pode uma coisa desta

    ResponderExcluir
  24. Orley,Orley,Orleyyyyyy
    Vejam a que ponto chegou essa bosta de ERA HELDER !
    Foi cortado o ar condicionado e os ventiladores e bebedouros da saúde.
    Contenção de gastos. Aiiii vem um papel com uma suposta prestação de contas do setor da saúde.
    Sentem que eu vou escrever o valor...97 mil de hora extras.
    A pergunta feita para a ODONTÓLOGA que esta se achando...e não passa de uma marionete dominada fantoche de branco rsrsrs
    Pra quem foi pago esse valor ??
    Qual os nomes desses funcionários ??
    Resposta :
    "AAAAhhhh eu não sei...ta ai o valor,foi isso que foi pago,ninguém precisa mentir aqui "
    Só pode estar curtindo com a cara do Conselho de saúde e de alguns vereadores que estavam presentes. Corajosa e ao mesmo tempo burra.Acha que isso vai ficar assim...
    A BACUCU é foda mas logo cai...
    Enquanto isso...pacientes e funcionários passam mal nesse calor...já foram ver a filinha que tem todos os dias ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o governo Helder, para todos o discurso das dificuldades, da contenção, e todos problemas funcoonais que isso traz, para amigos, parentes e correlegionários a fartura e a liberação geral. Afinal essa gente tem votos para vender e projeto de poder só se materializa clm votos, muitos votos, agora com a possivel unificação das oposições as coisas vão ficar mais dificeis e muito mais caras. Então cabe ao servidor municipal ajudar pagar a conta eleitoreira.

      Excluir
    2. Esse é o governo Helder, para todos o discurso das dificuldades, da contenção, e todos problemas funcoonais que isso traz, para amigos, parentes e correlegionários a fartura e a liberação geral. Afinal essa gente tem votos para vender e projeto de poder só se materializa clm votos, muitos votos, agora com a possivel unificação das oposições as coisas vão ficar mais dificeis e muito mais caras. Então cabe ao servidor municipal ajudar pagar a conta eleitoreira.

      Excluir
  25. sem ventilador e bebedouro24 de setembro de 2015 às 09:22

    Pessoal quarta feira que vem o bicho vai pegar na camara
    Prestação de contas da secretaria de saúde
    o espaço será pequeno pois todos os funcionários do setor irão todos de preto e nariz de palhaço
    não tera pancadaria nem baderna e agressões para sera bem vinda a PM e o GAECO
    97 mil pagas em horas extras so da secretaria de saúde é muita coisa...
    Contrato renovado da HYGEA é muita coisa...
    Abaixo assinado de todos os funcionários do setor da saúde e ignorado pelo gestor é muita coisa...
    Férias pela segunda vez no ano para a secretaria de saúde BACUCU é muita coisa...
    Acumulos de afazeres para uma única enfermeira é muita coisa...
    Esperamos vocês quarta feira...pois o debate sera grande e tera muita coisa...

    ResponderExcluir