TOP FITNESS

TOP FITNESS

sábado, 4 de abril de 2015

FELIZ PÁSCOA A TODOS.


SIGNIFICADO DA PÁSCOA

As origens do termo  

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 

Entre as civilizações antigas  

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.  

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.   

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

16 comentários:

  1. Na segunda-feira vai ser votada a cassação ou não do Hélder e não existem nenhuma posdibilidade de uma pessoa saber qual será o resultado final. Se Hélder for cassado assume o maraja se não for cassado Hélder fica. Não existe outra opção. Feliz Páscoa para todos.

    ResponderExcluir
  2. Morretense com Amor4 de abril de 2015 às 11:49

    Feliz Pascoa! Aos amigos que esperam algo do Marajá eu afirmo, só se for resolver seus problemas pessoais pois o Município vai acabar. Quem duvidar que entreviste o Marajá ou pesquise sobre sua vida e seus negócios ou seus funcionários rsos Isso só pode ser uma brincadeira de mau gosto. Acredito no Helder como bom administrador o problema é que com sua doença ele acabou dando poder a pessoas cocompletamente despreparadas, sem carater nem índole para a função! Helder o Veronildo está deixando sua administração com uma rejeição jamais vista na história de Morretes, sem contestação só não sei o motivo de tamanha confiança e comprometimento com um homem que nem a própria família confia. Obrigado pelo espaço Orley

    ResponderExcluir
  3. Feliz Páscoa à todos!
    E lembrando que segunda é o dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MARAJA NAO ASUME COMO PREFEITO QUEM ASUME E O PRESIDENTE DA CAMARA

      Excluir
    2. Funcionario concursado5 de abril de 2015 às 21:40

      Pode ser qualquer um desde que nao seja mais esta corja

      Excluir
  4. FELIZ PASCOA ORLEY!
    e aproveitando para comentar que segunda é dia 06 de abril, é o dia "D"
    decisivo.... dia da desgraça ou dignidade.... Desgraça se Helder continuar e dignidade se houver mudanças, porque seja Cesar Cassilha ou Maraja Prefeito, toda mudança é bem vinda, melhor do que esta, será....

    ResponderExcluir
  5. Motoristas podem entrar em greve na prefeitura de Morretes
    Corte de produtividade dos motoristas municipais foi assunto na última sessão da camara,
    O término da Lei de Produtividades para os motoristas da Prefeitura de Morretes foi assunto da última sessão da Câmara Municipal. A vereadora Flávia Rebello Miranda (PT) protocolou requerimento solicitando ao Executivo uma solução. A lei foi aprovada em caráter emergencial e paliativo e ajudava financeiramente os profissionais e seus familiares. Com o corte, a possibilidade de greve é iminente.
    Em 2014, tramitou na Casa um incentivo de produtividade que beneficiava somente os motoristas e feria diversos princípios constitucionais, segundo informou a vereadora. Porém, na ocasião, o prefeito de Morretes Helder Teófilo dos Santos (PSDB), a beira de uma greve, encaminhou o projeto de lei, que foi aprovado em caráter emergencial. agora tudo cortado, a lei de incentivo foi suspensa, a classe entrará em greve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí. Acreditar no Helder é alguma coisa parecida como acreditar em cegonhas kkkkkk

      Excluir
    2. Isso aí. Acreditar no Helder é alguma coisa parecida como acreditar em cegonhas kkkkkk

      Excluir
    3. Funcionario concursado5 de abril de 2015 às 21:39

      Vamos fazer o mesmo que os motoristas entrar em greve ja que alguns cargos contratados dizem que funcionário efetivo não fazem nada são uns vagabundo. vamos parar então pra ver se vão continuar falando que nós somos vadios e que nao precisão de cargo efetivo como diz nossa amiga libelola cor de rosa mais conhecida como BIBAROSKI kkkk

      Excluir
    4. PRODUTIVIDADE PARA FUNCIONARIO PUBLICO. ISSO É UMA BRINCADEIRA.

      Excluir
    5. Não precisa produtividade e só pagar o que o que merecemos, e não ter tantos vadios comissionados dai não da pra pagar o que merecemos .

      Excluir
    6. vamos dar produtividade para os comissionados, esses sim trabalham... ficam dia todo cumprindo horario,,,, para ganhar seus merecidos salarios no final do mes..e produtividade por assediar os efetivos e ficar no blog defendendo o seu dono e no face lambendo elogiando em comentarios e as postagens defendendo o dono...

      Excluir
    7. é bem esses que merecem que produzem aos olhos dessa administração kkkkkk

      Excluir
  6. E vamos fazer a mesma coisa parar todos os funcionarios efetivo ja que segundo alguns cargis de comussao. o efetivo e vagabundo e nao faz nada entao paranos juntos com oa motorista

    ResponderExcluir
  7. PT PARTIDO DA FLÁVIA E PSDB PARTIDO DO HÉLDER, ESTÃO ASSOLANDO POLITICAMENTE E MORALMENTE O NOSSO ESTADO E O NOSSO PAÍS.

    ResponderExcluir