TOP FITNESS

TOP FITNESS

domingo, 15 de setembro de 2013

DOMINGO É DIA DE GELADAS E FUTEBOL!

Com certeza você já se deparou com uma série de cervejas diferentes e nomes estranhos, e uma boa parte sempre acreditou que existia somente a cerveja “clara” e a “escura”. Sabia que existem muitos e muitos tipos e classificações de cerveja? Qual será a que agrada mais ao seu paladar? Vamos tentar descobrir juntos!

Inicialmente, podemos dividir as cervejas em três grandes estilos, cada um com características diferentes: lagers, ales e lambics. Além disso, cada categoria possui subtipos que respeitam (de maneira geral) as mesmas “regras”.

Lagers
São as cervejas mais consumidas do mundo (no Brasil, a maioria esmagadora). São cervejas de baixa fermentação, maturadas em temperatura baixa por longos períodos (“lager” quer dizer “armazenar” em alemão), todas com graduação alcoólica em torno de 4% a 5%.

American lager:
Leves e feitas para matar a sede, são as mais populares nos Estados Unidos. A maioria das 
vendidas no Brasil (Kaiser, Skol, Antártica e outras) é deste estilo (e não pilsen, como afirmam os rótulos).
Pilsner (pilsen): inventada na cidade de Pilsen (na República Tcheca), apresentam lúpulo acentuado no aroma e no sabor (por isso, tendem a ser mais amargas).

Lite:
 Mais leves ainda, são muitas vezes conhecidas como cervejas “light”.

Premium: 
Recebem mais lúpulo e mais malte do que as lagers tradicionais. Também devemos ter cuidado com algumas intituladas “premium” que só buscam se destacar nas prateleiras, mas não são mesmo deste estilo.

Dark Lagers Schwarzbier
Estamos falando da famosa cerveja preta, suave, com aromas que remetem ao café e ao chocolate em pó (mas não doces).

Malzbier
Cerveja escura doce, com graduação alcoólica bem baixa (de 3% a 5%). Em sua região original (Alemanha), originalmente possuía teor alcoólico abaixo de 1%, e por isso chega a ser classificada até mesmo como bebida energética.

Bock
Avermelhadas ou de cor marrom, apresentam um complexo sabor maltado, com graduação mais alta, chegando a até 14%. Só por curiosidade, em alemão “block” significa “cabrito”.

Ales
Com fermentação em temperaturas mais altas, são mais encorpadas, com sabores muito complexos.
Pale ales (claras)
English pale ale:
Refrescantes e amargas, muitas vezes são chamadas de bitter.

Belgian pale ale
Ales claras produzidas na Bélgica. Quando mais douradas e encorpadas, são chamadas de blond ale ou Golden ale.

India pale ale (IPA):
São carregadas em lúpulo, por isso mais amargas. A ideia originalmente era aumentar o tempo de validade da cerveja durante as viagens inglesas pelas Índias.

Red ales ou irish reds
São avermelhadas devido ao seu malte (e consequentemente sabor) tostado.

Saison
Produzidas na Bélgica, são consideradas um portal entre as cervejas e os vinhos tintos, com sabores bem similares.

Belgian strong Ales
Com alto teor alcoólico, são divididas em diversos grupos como dubbel (o dobro de malte), tripel (triplo), quadrupel (quádruplo), golden strong ale (fortes e encorpadas, com sabores mais frutados) e dark strong ale (belgian ales escuras).

Weissbier
São as cervejas feitas à base de trigo. Claras e geralmente opacas, apresentam sabores frutados, de especiarias e florais. São sempre muito refrescantes, de teor alcoólico moderado.

Porter 
Cervejas escuras e opacas, famosas pelo forte sabor de chocolate, café e malte torrado. Confundidas facilmente com as Stouts, tendem a ser mais suaves e menos alcoólicas (entre 6% e 10%).

Stout 
Derivadas das porters, apresentam graduação mais alta (de 8% a 12%) e são consideradas mais “fortes”.

Lambics
São feitas de trigo, mas não recebem leveduras para a fermentação (por isso sua fermentação é considerada espontânea).
É um tanto difícil conseguir isso, pois devem ser fermentadas por agentes naturais encontrados apenas em uma área ao redor de Bruxelas. A lenda é de que as caves em que são produzidas jamais devem ser limpas para que os agentes naturais estejam presentes.
É o estilo mais antigo do mundo e apresenta uma grande complexidade e variação de sabores e aromas.

Lambic-fruit 
Em seu processo, são adicionadas frutas inteiras (pêssego, cereja, framboesa, entre muitas outras) que maturam em barris de carvalho por até três anos. Podem ser mais ácidas ou mais doces e balanceadas.

Gueuze
Formado através de um blend de lambics novas e antigas de diversos barris, recebem uma segunda fermentação enquanto engarrafadas.
Esses são apenas os principais estilos. Além deles, podemos encontrar outras denominações e muitos outros estilos, mas isso é assunto para uma próxima conversa.
Já deu para pensar em qual estilo você vai arriscar na sua próxima cerveja? Que tal algo bem inusitado? Dá só uma olhada na Magic Ghost, feita com chá verde do Japão, e outras cervejas da Bélgica.


Aprecie com moderação, se beber não dirija!


18 comentários:

  1. ORLEY VC TA SABENDO QUE NAO HAVERÁ DESFILE NO DIA 31 DE OUTUBRO???QUE FEIO PRA MORRETES EM.......UNICO DESFILE QUE TEM É DE CARROS NOVOS DOS PUXA SACO....E ESSA SECRETARIA DE ESPORTE FOI CRIADA PRA QUE???O QUE OS SECRETARIOS ESTAO FAZENDO QUE NAO CRIAM NENHUM TIPO DE EVENTO PARA OS JOVENS???DPOIS É CLARO Q A BAIXADA DO RIO ESTA CHEIA....NAO PROMOVEM NADA DE BOM PARA MOVIMENTAR O ESPORTE NA CIDADE....É MORRETES NAO É A MESMA FAZ TMPO...ABRAÇO E CONTINUE SEMPRE COM O SUCESSO DO SEU BLOG....

    ResponderExcluir
  2. ORLEY O COMENTARIO TA GRANDE AKI HOJE CEDO NA PREFEITURA....QUEREM CORTAR O FACE DE TODOS....IMAGINE A TRIESTEZA....KKKKKKKKKKKKKKK...ELES NAO PENSAM EM TRABALHAR O PENSAMENTO É ENTRAR NO FACE CEDO...QUERO VER QUANDO ISSO CHEGAR NA SEC. DE AGRICULTURA....LA VAI TER GENTE DE MATANDO.....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK....

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Não entendi, porque ato imbecil, se ficam no face reclamam, se cortam vc reclama, o que realmente vc quer?

      Excluir
  4. SEGUNDO INFORMAÇOES DOS VEREADORES AKI ISSO PARTIU DO PRESIDENTE DA CAMARA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém mandou um bilhetinho para ele, dando ordens para bloquear o Facebook kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. nâo duvido, pois o Vardinho com essa cara de bobo...tem MANIPULADO, muiiiiita coisa,kkkkk
      inclusive o Cearense, pois é o unico vereador com varios cargos na PREF #ficaAdica#

      Excluir
  5. Mas qto ao esporte HELDER nunca em seus 8 anos anteriores investiu em esporte, porque a expressão de espanto, o povo esquece das coisas mesmo... e qto a prefeitura está se mudando p centro de eventos e vai virar um BBP - Big Broder Prefeitura, estão fazendo cotação para filmadoras e camaras serem instaladas em todos predio.... tudo bem aos olhos e ouvidos do super secretario.... fiquem ligados!

    ResponderExcluir
  6. COM ESSA ADMINISTRAÇAO QUE ESTAMOS VENDO DE ANOS AI DEVERIAM FAZER UM LIVRO E UM FILME DE COMÉDIA....OQ VC ACHA ORLEY???KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....

    ResponderExcluir
  7. SUGESTÃO PARA O NOME DO FILME


    "MAMÃE ENCOLHI MORRETES"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai jogar paintball com o teu financiador....
      Compra uma dúzia de caixa de lexotan pra ele.
      Ele vai precisar de varias caixas, aguarde.....

      Excluir
  8. SAI FORA ORLEI VC SEMPRE FOI OPOSIÇÃO QUANDO TE INTERESSA,QUANDO VC GANHA ALGO MUDA RAPIDINHO,E VE SE POSTA ISSO SEU GORDO.

    ResponderExcluir
  9. Orley e o desespero esta rondando a prefeitura e seus puxa saco...ta o maior chororo aki na prefeitura.....e vereador revoltado e comissionado com stresss alto....algo de forte esta acontecendo por aki toda manha....

    ResponderExcluir
  10. Se for a irma do teu dono que vai administrar a nova empresa vai dar certo se for o teu dono mais uma vez ele sera o mais novo falido. Tenho pena da família ter de da de come pra um peso morto deste na idade que ele esta não aprende mais. Sorte dele que a família tem dinheiro para pagar um bom advogado e ele vai precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk pobreza de espirito. Por falar em dono, já abanou o rabinho pra tua dona hoje? Cuidado senão você amanhece na calçada kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. 20 de Agosto de 2012•15h05 • atualizado às 15h13

    ES: mais um ex-prefeito da Máfia dos Sanguessugas é condenado









    Mais um ex-prefeito acusado de envolvimento no esquema de licitações irregulares para a compra de ambulâncias que ficou conhecido como Máfia dos Sanguessugas recebeu sua condenação pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES). José Hanstenreiter, que governava o município de Itaguaçu, vai ter que pagar uma multa de R$ 113.886,00. As cifras equivalem a duas vezes o valor do dano causado ao patrimônio público com o superfaturamento na compra de uma ambulância para o município.

    Hanstenreiter é o quarto ex-prefeito capixaba a ser condenado por improbidade administrativa devido ao envolvimento no esquema. Os outros três foram: Gildevan Fernandes, Orly Miguel e Domingos Malacarne Sobrinho. Tramitam na Justiça Federal do Espírito Santo outras 21 ações de improbidade relacionadas à Máfia dos Sanguessugas, sendo 18 delas contra ex-prefeitos capixabas. Ou seja, praticamente um quarto das prefeituras do Espírito Santo estiveram envolvidas no esquema fraudulento, conforme divulgou o MPF/ES.

    Outras três ações civis públicas tratam do envolvimento de ex-deputados federais no esquema por meio da liberação de emendas parlamentares. São eles Marcelino Ayub Fraga e José Carlos da Fonseca Júnior. A terceira ação relacionada a ex-parlamentar é sigilosa.

    A Máfia dos Sanguessugas utilizava de forma irregular verbas públicas federais destinadas à saúde. Os envolvidos fraudavam processos licitatórios para a aquisição de unidades móveis de saúde (ambulâncias) e de equipamentos médicos e odontológicos. A estratégia era sempre a mesma: as prefeituras recebiam recursos da União a partir de emendas parlamentares e direcionavam as licitações para garantir o superfaturamento na aquisição do material.

    Terra

    ResponderExcluir