TOP FITNESS

TOP FITNESS

sábado, 24 de agosto de 2013

QUEIJOS & VINHOS Porque hoje é sábado!


Queijos e vinhos ? Delicia de programa para uma noite de sábado!

Dicas para quem quiser fazer uma noite incrível com deliciosos queijos e fantásticos vinhos.
O que precisa?
Queijos - 150 a 200g por pessoa.
Pães - 150 g por pessoa, fora as torradas e pães mais durinhos, como os pães suecos.
Vinhos – 1 garrafa para cada 2 pessoas

                                                              Queijos, quais?

Compre os queijos na véspera do evento, observando a validade e a consistência dos mesmos. Evite congelar queijos, pois isso interfere no sabor e aroma. Mantenha os queijos sob refrigeração. Retire os queijos de massa mole da geladeira trinta minutos antes de serem consumidos. Os queijos de consistência dura precisam ser retirados duas horas antes de serem consumidos. Sirva, pelo menos, dois tipos de queijos suaves, dois tipos dos médios, e dois tipos dos fortes. Acrescente duas ou três pastas de queijo. São excelentes para acompanhar torradas e até mesmos pães.  
Os queijos devem ser colocados em tábuas, em pedaços inteiros e sem embalagens ou rótulos. Use facas separadas para cada tipo de queijo, para que não ocorra a mistura de sabores.


                                                                 Quantidade
Escolha pelo menos cinco tipos, entre os de sabores suaves e mais fortes. No entanto, evite servir mussarela, queijo prato ou queijo-de-minas e também provolone e parmesão. Os três primeiros são muito comuns para um evento temático com queijos e vinhos e os dois últimos, muitos fortes e podem atrapalhar a degustação dos outros tipos e também da bebida.

                                  Disposição

Sirva-os sobre tábuas, sem fatiar ou cortar em pedaços pequenos. Deixe que cada convidado corte os queijos, e apenas garanta que cada tipo tenha sua própria faca para não misturar os sabores.

                                Outros alimentos

Pães são complementos ideais e frutas também são bem-vindas. Além de combinar com alguns queijos, ajudam a limpar o paladar para experimentação de novos sabores. Uvas e maçãs são as preferidas dos especialistas. Frutas secas também são boas opções. E não se esqueça de deixar água à disposição dos convidados.

                                   Combinação

Em geral, queijos de casca dura combinam com vinhos tintos e queijos frescos vão melhor com os brancos. E quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve ter.

                                                                 Um único vinho

Não é pecado mortal servir um único vinho durante toda a reunião, mesmo tendo vários tipos de queijos à disposição. Nesse caso, escolha um que não seja muito maduro nem muito suave

                                  QUEIJOS                                     

                                Queijos azuis

Os assim denominados, feitos a partir da maturação de fungos, como o gorgonzola, roquefort, stilton, maytag, combinam com vinhos mais doces, para quebrar o sabor rico, forte e salgado. Escolha um recomendado para acompanhar sobremesas, tinto, um branco de Sauternes ou vinho do Porto.

                    Queijos frescos e sem casca

Vinhos brancos leves, como o riesling ou chardonnay, acompanham bem mussarela ou mascarpone. Vinho rosés também são opções.

         Queijos de massa mole e casca veludada

Os mais conhecidos são o brie, chamois d'or e camembert que vão melhor com vinhos brancos, do tipo chardonnay. Quem preferir a companhia de um tinto pode optar por vinho pinot noir.

                       Queijo de cabra

A companhia para a versão feita com o leite do animal são os vinhos produzidos com a uva sauvignon blanc. A escolha vale para também para o tipo feta, feito com leite de cabra e de ovelha, e os mais famosos como os de rocamadour e valençay.

                       Queijos de casca lavada

São os de pasta mole e semidura que passam por lavagens periódicas durante o processo de cura ganhando, assim, sabor mais suave. Há inúmeros tipos, como pont l'êveque, taleggio, livarot, époisses, maroilles ou munster que vão bem com vinhos feitos com a uva syrah. Tintos suaves e brancos secos também podem ser boas opções.

                       Massa cremosa e prensada

Reblochon, port-salut, saint-nectaire, saint-paulin combinam com vinhos tintos, que podem ser da versão cabernet sauvignon, malbec ou pinot noir. A única regra é que não devem ser muito tânicos, ou seja, transmitir aquela sensação de acidez ao descer pela garganta.

                       Serra da estrela

O famoso queijo português feito com leite de ovelha pode ser combinado com um vinho do Porto ou com outros do mesmo país, sempre tintos.

                       Parmesão e grana padano

Mais duros e geralmente usados como complementos em refeições, podem ser consumidos com vinhos do tipo pinot gris ou pinot grigio.

                       Suíços

De paladar fácil, como emmental, gruyère, maasdame, fol epi, gouda, costumam agradar a todos. As melhores companhias são vinhos brancos doces, como os chardonnays. Mas é possível servir também com pinot noir ou vinhos da região da Borgonha, sejam tintos ou brancos.

                       Provolone

A dupla ideal é formada com vinho feito com as uvas gewürztraminer ou syrah, embora um shiraz australiano também possa ser uma boa alternativa.

                       Catupiry

Até a versão brasileira combina com vinho, no caso um rosado seco.

                        Fondue

Prefira os brancos ácidos, como os suíços, gregos, austríacos ou os feitos com a uva sauvignon blanc da Nova Zelândia.

                  Divirta-se e tenha um bom final de semana!*

*Se beber não dirija!


Nenhum comentário:

Postar um comentário