TOP FITNESS

TOP FITNESS

domingo, 14 de abril de 2013

VIDA DE MÉDICO - DESABAFO.....


Seis anos de medicina, dois anos de clínica médica, dois anos de nefrologia, congressos, cursos, simpósios etc... Prova de título. Beleza, estou pronto para atender os pacientes do SUS como nefrologista. Coloco uma tabela aí com os exorbitantes valores pagos pelo SUS a nós médicos (esta tabela é uma cópia dos meus repasses referentes ao mês de janeiro de 2013). Lembrando que esse valor é bruto, desconte-se disso o imposto de renda, e vejam quanto sobrou. Vale citar que a avaliação médica especializada consta de visita hospitalar, anamnese, exame físico, formulação de hipóteses diagnósticas, solicitação de exames complementares, interpretação dos resultados, prescrição de tratamento e acompanhamento da evolução do paciente.
Vamos dar o exemplo deste paciente que avaliei e passei visita hospitalar durante 3 dias, e que recebi bruto R$ 6,48. Descontando os 27,5% de imposto de renda e sobraram R$ 4,70 (arredondando pra cima). Isso equivale a R$ 1,56 para cada consulta. Como o flanelinha da frente do hospital me cobra 1 real para não depredar meu carro, sobrou de lucro 56 centavos. Como moro a 3km do hospital, e meu carro faz em média na cidade 6km/l com gasolina, gastei um litro para ir e voltar, então vamos diminuir R$2,70. Fiquei negativo em R$ 2,14, que foi basicamente o que eu tive que PAGAR para atender este paciente, sim, PAGAR. Os outros valores não são diferentes. O último ali descrito: Tratamento de insuficiência renal aguda: R$ 2,37 bruto!!!  Outro dia fui cortar o cabelo e me cobraram 27 reais. Não me deram recibo, e a moça fez um serviço muito ruim. Se eu tivesse feito um serviço ruim neste caso em que recebi menos de dois reais, o paciente morreria e eu seria processado, sendo intimado a pagar algo em torno de 50 mil reais à familia.
Somos menosprezados e feitos de palhaços sim, todos os dias. É fácil para o governo e para a mídia dizer que faltam médicos, que os médicos são mercenários e não querem atender no sistema público... Me desculpem, mas eu duvido que alguém faria um trabalho de tamanha responsabilidade por um valor ridículo desses.
Só um desabafo, continuarei atendendo com toda a disposição do mundo, enquanto me restarem forças, pois o sorriso de um paciente e uma palavra de agradecimento valem bem mais que esses trocados aí."

2 comentários:

  1. O que estraga o nosso pais é o cancer politico onde todos os dias estes politicos usam a maquina publica para colocarem seus apadrinhados com salarios muitos acima do daqueles que efetivamente estudam ou trabalham com honestidade e dedicaçao que entram via concurso publico. Veja o que acontece com a Petrobras que esta perdendo dinheiro por causa do uso politica da empresa. Onde deveriam ter pessoas com experiencia e competencia para tocar a empresa, nao é isso que acontece, sao colocados os apadrinhados incompetentes e sem qualquer compromisso com a administraçao publica. Nao é so o medico que vive este drama, é na segurança publica, saude, educaçao. As desoneraçoes que a presidenta Dilma fez em 2 anos de governo, ja foram 350 bilhoes de reais que nao entraram nos cofres publicos. Se esse dinheiro fosse investido na educaçao e na infra estrutura se teria melhores efeitos. Entao, quando for votar num politico veja o passado dele. Nao vote em qualquer um ou aquele que compra voto, quem compra voto um dia vai cobrar de alguesm este valor de volta. Se o passado do candidato for sujo, nao vote nele.

    ResponderExcluir
  2. Olha, compreendo o desabafo do médico e também acho que este profissional deveria ser melhor remunerado pelo SUS, porém, esta é a regra do jogo, quem não aceita as regras que não jogue. Portanto, ao médico cabe a opção de simplesmente não atender pelo SUS. O problema não é o SUS, o problema é o governo que não faz a sua parte, a "PRESIDENTA" (só consigo escrever esta palavra entre aspas) ao invés de enxugar a máquina governamental, evitar desperdícios, diminuir ministério, afastar corruptos e corruptores e economizar dinheiro público, faz justamente o contrário, está inchando a máquina pública criando novos ministérios para aconchegar seus "cumpadres". Dilma, Chamou para compor seu governo pessoas com passado duvidosos, sem qualidade, descompromissados e o resultado está aí, inflação e ausência de projeto para melhorar a qualidade do povo em geral. Enquanto os remédios instituídos pelo plano real estavam gerando seus efeitos mantendo a estabilidade econômica, o PT conseguiu mascarar a sua incompetência, mas todo medicamente necessita ser reformulado e até substituído com o passar dos tempos, e aí faltou competência para o PT e para a "PRESIDENTA". Tomara que o médico que desabafou continue atendendo pelo SUS e que vote contra a "PRESIDENTA" nas próximas eleições, somente assim, teremos uma chance .

    ResponderExcluir