TOP FITNESS

TOP FITNESS

segunda-feira, 18 de março de 2013

Vem por aí....



EXPEDIÇÃO BRASIL GASTRONÔMICO CHEGA AO PARANÁ

Equipe de pesquisadores visita cinco estados mais o Distrito Federal para desvendar os segredos da cadeira produtiva da gastronomia brasileira. Resultado estará em um diário de bordo na internet, documentário e livro. Iniciativa faz parte da 16a edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Pouca gente se dá conta, mas por trás de cada prato da gastronomia brasileira está a cadeia produtiva, que vai desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto. O caminho da horta à mesa do consumidor é longo e guarda consigo uma peculiar rede de produção, envolvida também por histórias, costumes, personagens e riquezas, que fazem da nossa comida exemplo de qualidade e diversidade. Conhecer parte desse conjunto de agentes econômico-histórico-sociais é o desafio de uma equipe de profissionais que iniciou em 08 de março uma verdadeira peregrinação pelos segredos que cercam a boa mesa de cinco estados brasileiros, dentre eles o Paraná, mais o Distrito Federal. Trata-se da segunda etapa da Expedição Brasil Gastronômico, uma preparação para a 16a edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que neste ano acontece de 23 de agosto a 1º de setembro.

O objetivo da Expedição é pesquisar a cadeia produtiva da gastronomia nos estados de São Paulo, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e do Distrito Federal. Serão mais de 15 mil quilômetros percorridos, passando por 50 municípios. “Vamos conhecer todos os processos, que são específicos de cada região, desde a exploração da matéria-prima à produção, passando pelos centros de distribuição até a sua colocação no mercado para o consumidor final”, destaca Rodrigo Ferraz, diretor-geral do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes e idealizador da Expedição Brasil Gastronômico.

A Expedição começou por São Paulo, onde passou por São José do Rio Pardo, Campinas, São Paulo capital, Paraíbuna, São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba/Silveiras, Bananal, Santos e Cananéia. No dia 20 de março, a equipe desembarca no Paraná. No estado, a pesquisa começa por Curitiba, seguindo por Antonina, Morretes, Paranaguá, Lapa, Palmeira e Prudentópilis. Em seguida, o grupo segue para o Distrito Federal e Bahia (abril); Mato Grosso e Rio Grande do Sul (junho).





A pesquisa e as experiências da equipe serão registradas em fotos, vídeos e um diário de bordo. O resultado será um documentário de 60 minutos, 12 programas de 15 minutos para a internet e um livro. Todo o material será disponibilizado gratuitamente no site www.gastronomiatiradentes.com.br.

À frente da equipe que participa da Expedição está o escritor e comentarista  gastronômico Rusty Marcellini. “O Brasil é um país riquíssimo em cultura e diversidade. Cada região guarda segredos peculiares. Faremos o caminho do produto  até o consumidor final, tendo como guias chefs de cozinha famosos e anônimos”, explica Rusty. A Expedição começa por São Paulo.

Estados sede da Copa do Mundo 2014
Em 2012, durante a primeira etapa, a Expedição Brasil Gastronômico percorreu 51 cidades em seis estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte, num total de 18.194 quilômetros. Somados à caravana da segunda etapa, ao final da expedição, a equipe terá conhecido a gastronomia dos 12 estados sede da Copa do Mundo 2014. A intenção é até 2016 completar todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

A 16a edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes acontece de 23 de agosto a 1º de setembro. Será uma verdadeira celebração da gastronomia, com a participação de chefs nacionais e internacionais em uma das cidades mais charmosas do Brasil.

Brasil Gastronômico em números (estimativa)

50         dias de viagem
14 mil     quilômetros rodados

No mapa
6          estados brasileiros
50       municípios visitados
70       entrevistas realizadas
15       receitas preparadas

Na estrada
5          profissionais
300      quilos de equipamentos
00        horas de registro em vídeo


Assessoria de Imprensa - Árvore de Comunicação
Cristina Sanches – (31) 3194 8704 / 8489 2098 / 8480 7496

Flavia Cartacho – (31) 3194-8725 / 8329-2196

Nenhum comentário:

Postar um comentário