TOP FITNESS

TOP FITNESS

domingo, 8 de julho de 2012

VEREADOR? O que é um Vereador....


ser vereador
Segundo a Lei Orgânica Municipal e a própria Constituição Federal, o VEREADOR é membro do Poder Legislativo, eleito pelo povo, que tem como funções: legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira independente; manter o controle externo do Poder Executivo Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito. Com o passar dos tempos, os verdadeiros atributos do vereador foram se desviando de seu rumo legal e ele passou a ser um "despachante de luxo", exercendo funções das mais variadas possíveis.  Na grande maioria das vezes por culpa do próprio político que, explorando as dificuldades e miséria da população, preferia obter o voto fácil em troca de favores dos mais diversos. Esta situação tem que mudar. E essa mudança passa pela conscientização da comunidade no que diz respeito às verdadeiras obrigações de um vereador. O eleitor e a população em geral devem exigir destes legisladores uma participação mais efetiva junto à sua comunidade, mostrando um comprometimento maior com as necessidades do município e por consequência com os cidadãos. O povo deve estar informado sobre as verdadeiras funções de um vereador, por exemplo, saber que asfaltar e sanear são obrigação do poder executivo, do prefeito, cabendo ao vereador indicar e fiscalizar. Em virtude da proximidade do vereador com a população, este é mais cobrado no atendimento dos anseios e necessidades dos munícipes que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo. É seu direito e dever do cidadão, cobrar do seu candidato a vereador depois de eleito, uma atitude de modo a apresentar proposições e sugerir medidas que visem o interesse coletivo, a usar a palavra de autoridade constituída em defesa do município e de seus habitantes. Participe, sugira, debata. Cobre de seu vereador uma posição de real legislador e de fiscal dos poderes. Lembre-se: não podemos esperar que as coisas aconteçam  na cidade, como as chuvas de março de 2010 por exemplo, é preciso, isso sim, que o vereador tome a frente dos problemas com  antecedência, pois, conseguem melhores resultados os que apresentam soluções, que tomam a iniciativa para fazer o que é preciso em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.
O que é um vereador? É um representante político que opera no domínio dos municípios, igual à forma de governo constitucional na Câmara, a nível legislativo. O vereador tem somente poder Legislativo. É eleito por voto direto e simultâneo em todo país, seu mandato tem a duração de 4 anos. Para concorrer ao mandato de vereador você precisa ter a idade legal mínima de 18 anos, o número de integrantes na Câmara de Morretes é 11, numero proporcional a população da cidade.
Funções de um vereador:

- Licita obras e outras benfeitorias para o município.
- Elaboração da Lei Orgânica do Município;
- Fiscalização e julgamento das contas do executivo;
- Não podem ser violadas suas opiniões, palavras e votos;
- Legislar sobre assuntos de interesse local

fontes: www.paulolacerda.com.br / www.brasilescola.com/

9 comentários:

  1. Mais a vaga de secretário de obras já está prometida para o atual secretário que anda fazendo obras para o filho. Ele já traiu o dono atual com a promessa de o cargo continuar com ele se o novo patrão for eleito. Se outro diz que a vaga na secretaria do obras é dele é uma balela ele não tem cacife ou votos para ganhar a vaga, e não gostam dele em lugar algum.

    ResponderExcluir
  2. Com estes nomes para ocuparem o cargo como secretarios de obras deve ser pegadinha do Sergio Malandro. Ieiéieiéieié. Pegadinha do Serginho Malandro.

    ResponderExcluir
  3. A vaga é do bode o outro é apenas bijuteria.

    ResponderExcluir
  4. Licita obras para o município?

    ResponderExcluir
  5. É secretario teu cargo ta tao concorrido que ate quem ja pensa em ser seu sucessor no ano que vem. Lembre que voce podera nao estar ate o final do mes no mesmo cargo. Voce ta balançando e nao diga que nao foi avisado de tudo que esta acontecendo, tudo por causa de sua prole desnaturada.

    ResponderExcluir
  6. O dono dele nem foi eleito e o mane sai falando que ja é secretario, imagina se o dono dele eleito e ele sendo secretario o que ele vai falar, falta humildade

    ResponderExcluir
  7. Pegadinha do malandro, este pessoal nao tem o que inventar no blog mais é divertido.

    ResponderExcluir
  8. O PT nacional esta mais preocupado em conseguir eleger outros prefeitos em cidades maiores e se preparar para 2014, tanto que o Lula está abraçado com Malluf e mais outro nome que possa trazer mais apoio ao partido. O Pt nacional tem mais problemas para resolver que tirar um partido político das mãos de seus presidentes. O Pt nacional desconhece o pt municipal e suas ideias pirotécnicas, quinta-feira não passa mais que um dia normal na política e o pt não tem bala na agulha para promover uma mudança radical em qualquer partido. O que o Pt municipal tem de fazer é trabalhar e contratar um advogado a altura dos interesses e aspirações do partido. Acabou o tempo do Pt da ética e dos conceitos de igualdade para todos. Hoje o pt é uma grande casa sem portas onde qualquer um entra sem ser convidado. Então quinta-feira nada muda e o pt municipal vai amargando mais um derrota que vai levando o partido para o fundo. O pt municipal, trabalhou mal, contratou mal e agora no final do jogo quer mudar as regras do jogo pela pressao. Esta não é pegadinha do Serginho Malandro como foi citado acima e uma pobre constatação do que nossos políticos fazem para ganhar uma eleição, em 2016, estes que estão se imolando hoje poderão estar unidos e novo em uma só coligação. E o povo que poderia ser o interesse geral é apenas mais um dos abandonados pela falta de saúde, educação e um hospital decente. Nunca na história deste munícipio as eleições será as mais baixas em atitudes e ideias e ate 2016 o povo esta abandonado a própria sorte. Quem até o momento apresentou um projeto para o povo sofrido e necessitado. Pense em quem votar que o prejudicado pode ser você se escolher errado ou pelo menos votar no menos mentiroso e ruim. Será que Amilton, Helder e Marajá merecem voltar a ser prefeito?

    ResponderExcluir
  9. Orley quinta feira nao vai acontecer nada mesmo se fosse sexta feira eu punha fe por ser sexta feira 13. Voce podia atualiza com mais frequencia as postagens do teu blog ate quinta feira e falar o que esta acontecendo para a quinta feira pirotecnica como voce diz. Morretes esta vivedo dias quentes apesar do frio. Parabens pelo teu blog.

    ResponderExcluir