TOP FITNESS

TOP FITNESS

quinta-feira, 26 de abril de 2012


         Mozart treina no Rio Branco-PR para voltar a jogar
                         (Foto: Marcilio Junior)
Mozart recupera a vontade de jogar e vai para a China
Ex-Coxa, Verdão, Fla e Seleção, jogador treina no Rio Branco-PR para voltar aos gramados chineses, mas sonha retornar ao Coritiba
O cabelo loiro e encaracolado deu lugar a uma lustrosa careca. E os tempos de garoto revelação do Coritiba, jogador importante do Flamengo e prodígio da Seleção Brasileira também ficaram no passado do meio-campo Mozart. Encontrado em Paranaguá, cidade do litoral paranaense, onde treina com o time do Rio Branco-PR, o experiente Mozart, de 32 anos, se prepara para seu último momento com as bolas nos pés: vai jogar na China, no Nanchang Bayi Hengyuan, mesma equipe onde o Corinthians buscou Chen Zizao. O convite chinês recuperou a vontade de  Mozart de jogar. Ele mesmo já dava como acabada a sua carreira há um ano e meio, quando deixou o Livorno, da Itália. A última tentativa foi uma transferência para o Coritiba, na época comandado por Ney Franco, mas foi barrado. Sem sucesso, nos últimos meses cuidava dos negócios em Morretes, também no litoral paranaense e sua cidade natal. - Depois que eu voltei do Livorno e não consegui acertar com o Coritiba, perdi o tesão de jogar futebol. Até que veio a proposta da China. Aí voltou aquela vontade de jogar. Perdi o tesão de jogar futebol. Com esse novo desafio, a vontade voltou"
Mozart
Dos tempos de jogador, Mozart coleciona momentos importantes e também algumas polêmicas. Sua carreira começou nas categorias de base do Paraná Clube, e, antes de estrear entre os profissionais, se transferiu para o Bordeaux da França, onde ficou por uma temporada. Na volta a Brasil, acertou com o Coritiba, onde foi um dos principais jogadores do meio de campo, levando o time ao título estadual de 1999 após dez anos. O bom desempenho chamou a atenção do então técnico da Seleção Brasileira, Vanderlei Luxemburgo, e, em 2000, esteve no time campeão do pré-olímpico. Convocado para as Olimpíadas de Sidney ao lado de Alex, Ronaldinho Gaúcho e Cia., foi titular na equipe que acabou desclassificada nas quartas de final por Camarões. Mesmo com a saída prematura das Olimpíadas, Mozart garantiu o interesse de outros clubes. Primeiro o Valencia, da Espanha, e depois o Flamengo. Acabou se transferindo para o clube carioca depois do imbróglio envolvendo sua saída do clube paranaense. Na época, Flamengo e Valencia entraram em um leilão pelo jogador, elevando o valor do seu passe,  para alegria do Coritiba. No entanto, a desistência da equipe espanhola fez com que o clube carioca baixasse sua proposta. - Foi uma questão em que eu fui mal assessorado. O Coritiba teve uma grande proposta por mim, aceitou, eu aceitei, e é uma coisa normal do futebol. O clube teve uma proposta anterior à do Flamengo que foi do Valencia, da Espanha. Só que o Flamengo cobriu. Foi aí que aconteceu todo o rolo. O Flamengo fez uma proposta melhor, daí o Valencia desistiu do negócio. Depois o Flamengo decidiu pagar menos do que tinha acordado e o Coritiba não queria vender. Eu, no meio de tudo isso, fui mal assessorado, não tinha empresário na época para me ajudar e era muito novo.
O Flamengo e o doping na Europa
No Flamengo, Mozart teve desempenho razoável. Foi campeão carioca em 2000 e, após oito meses no Rubro-Negro carioca, foi vendido para o Reggina da Itália, onde passou cinco temporadas. Foi também onde viveu um dos piores momentos de sua carreira, quando foi pego em um exame antidoping realizado depois do confronto contra o Milan. - Primeiro, eu nunca tomei nada. Todos os medicamentos que eu tomava quando jogador eram receitados pelo médico. O que aconteceu foi que minha filha é alérgica a mordida de inseto. Na ocasião, ela estava com três anos e, por causa das mordidas, eu passava uma pomada nela. Não imaginava que poderia entrar na corrente sanguínea. Eu era inocente. Tanto é que a minha suspensão durou uma semana.
Aposentadoria e retomada
A ida de Mozart para a Europa não foi como o jogador sonhou. Longe de casa, acabou esquecido pela Seleção Brasileira e se transformou em mais um anônimo no mercado europeu. Após a polêmica do doping, foi para o Spartak, da Rússia, onde ficou por quatro anos. Em 2009, voltou para o Brasil e jogou uma curta temporada de apenas oito jogos no Palmeiras, quando arrumou as malas e se transferiu para o Livorno, da Itália. Agora que treina para voltar aos gramados chineses, a velha paixão do futebol o empolgou a pensar em jogar por mais tempo. Seu contrato na China é de um ano, mas ainda sonha em encerrar sua carreira no time em que mais brilhou. - O único em que eu me vejo jogando numa volta seria o Coritiba. Claro que vou estar com uma idade avançada, já estou com 32. Vamos ver o que acontece.
 
Curitiba Por Rafael Les


13 comentários:

  1. Na realidade foi do Paraná Clube para a França, dai retorno ao coxa que o revelou e dê o devido valor. Certo ?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe agora li a matéria completa.

    ResponderExcluir
  3. Orley deixa esta gente pequena e de atitudes duvidosas falarem mal do blog. O que atrapalha esta gente é a sua coragem de mostrar exatamente o que nossos politicos fazem e que se nao fosse o blog ficaria tudo quieto. Concordo que o blog esta todo dia se multiplicando e os leitores e postadores estao fazendo bons comentarios a cobrança por melhores serviços por parte dos eleitores e pessoas que moram na cidade, e a cobrança é o instrumento de pressao para que vereadores, prefeito e secretarios façam seus trabalhos da melhor forma possivel que se nao vai para o blog. Hoje falar que vai postar no blog do Orley e saber que muitos irao ler a postagem e a cobrança chega rapidinho. Hoje teu blog esta chegando em 500 mil e quem fala que nao le o blog tem duas coisas, ou mente que nao le o blog e quando esta sozinho na sala acessa o blog. Quem nao le o blog fica por fora dos acontecimentos e na proxima eleiçao o seu blog vai ser importante e acho que ele vai ajudar a decidir votos seja nos bairros proximo como na periferia de Morretes onde os desinformados acham que o blog nao é acessado. Hoje o leitor ta mais bem informado e quando voce publica os insultos que fazem contra voce, voce mostra o nivel de pessoas que iremos votar. Depois do teu blog Morretes nao é mais a mesma, seja denunciando os sanguessugas ou os incompetentes que usam o dinheiro publico como se fossem deles. Continue firme no seu proposito que voce tem o apoio de muitos leitores que nao tinham se quer um espaço para colocar suas reclamaçoes ou denuncias. O tempo vai mostrar o brilhante trabalho que voce esta fazendo hoje e cada dia que passa o blog fica mais forte e transparente.

    ResponderExcluir
  4. A matéria foi escrita pelo brilhante jornalista da Tribuna do Paraná Rafael Les.

    ResponderExcluir
  5. A vergonha dos cargos comissionados nas Prefeituras.

    A Promotoria de Justiça de Matinhos emitiu recomendação administrativa ao prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes, para que regularize, em 90 dias, o quadro de servidores comissionados da prefeitura.

    De acordo com a promotora de Justiça Carolina Dias Aidar de Oliveira, o município tem 169 cargos comissionados previstos em lei, sem razões que justifiquem a necessidade desse número de postos em comissão, já que, conforme previsão constitucional, esse tipo de cargo só pode ser utilizado para funções de direção, chefia ou assessoramento.
    Segundo a Promotoria, se o município não atender a recomendação, o agente público poderá responder ação por ato de improbidade administrativa. Recomendações semelhantes a prefeituras e câmaras de vereadores têm sido emitidas em outros municípios, entre os quais Matinhos, Rolândia, Pitangueiras e Campo Largo.

    O vereador de oposição Nelson Mademar (PRTB) informou em seu blog nesta segunda-feira, que a prefeitura acaba de cancelar um edital para contratação de empresa que iria realizar mais um concurso público. Segundo o vereador, o cancelamento foi publicado no dia 2 de abril e a prefeitura não deu nenhuma justificativa para a medida.

    ResponderExcluir
  6. porque tem um banner do site morretesnoticia.com.br se o mesmo deixaram de atualizar?

    ResponderExcluir
  7. Quem cuida do site é o Ariel. Diz ai Ariel, porque o site esta desativado.

    ResponderExcluir
  8. Orley, voce sabia que na sexta feira o atual sec. de meio ambiente usou um veiculo da secretaria para rebocar o veiculo particular dele que se emvolveu em um acidente na br 277. Como se não bastace a sujeira que esta pela cidade agora mais um absurdo deste desgoverno quem pagou o combustivel foi nós o povo. Que coisa feia em ainda mais vindo de uma que se diz correto.

    ResponderExcluir
  9. Se isso for realmente verdade, mostra exatamente porque o governo Amilton é um fracasso. Ninguém tem compromisso com ele e com o municipio, cada um cuida de seus interesses pessoais e o resto que se dane.

    ResponderExcluir
  10. ISTO É VERDADE O FIAT UNO BRANCO DELE ESTA NA OFICINA PARA CONSERTO. ELE MESMO FALOU PARA NÓS.

    ResponderExcluir
  11. É o pt administrando da forma que todos estão vendo, será que Morretes aguenta até o final do governo do pt.

    ResponderExcluir
  12. orlei ontem dei uma volta na festa e vi auxiliar de dentista com barraca elas estaõ~recebendo tambem sem trabalhar só pode comissionado concursado isso muitooooooo feio

    ResponderExcluir
  13. oi sera que na saude não tem mais motorista sem ser o predileto da secretaria nelseli se liga ta ficando feio estamos de olho se esperte atua batata está assando bem de vagar isso e pra naõ queimar

    ResponderExcluir