TOP FITNESS

TOP FITNESS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

VIDA DE TURISTA NÃO É FÁCIL....


Terça Feira de Carnaval, a cidade cheia, os restaurantes entupidos de gente, o povo saindo das praias e aproveitando para passar por aqui e comer um  gostoso barreado, a nossa comida típica, o motor que move o turismo de Morretes.

 Mas apesasr do sucesso dos restaurantes , uma  questão fica sem resposta. 

Porque os Prefeitos, tanto o Amilton agora quanto o Helder no passado recente não conseguem coragem para regulamentar o uso da Rua das Flores. 

Qual é o grande segredo que faz os prefeito sentirem-se acorvardados para tomar uma atitude que nomatize o uso de forma racional daquele belo logradouro público. Fica aqui a pergunt - "Quem bota medo nessa gente"?

Carros na praça, vans atropelando pedestres, carros se misturando perigosamente entre pedestres adultos, idosos e criaças. Estão ai as fotos, só não ve quem não quer.

50 comentários:

  1. Na época do ex-prefeito Orlando tambem não se fechavam a Rua das Flores.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, o Orlando também não mexeu na Rua das Flores. Segue o racicinio.

    ResponderExcluir
  3. Quem bota medo nessa gente???

    Para responder esta pergunta, primeiro temos que saber quem habita a rua das flôres. Nessa rua moram pessoas que a muito tempo possuem suas casas, essas pessoas, em sua totalidade, são favoráveis no fechamento da rua para os carros dos turistas, pois estão cansados de terem automóveis de turistas estacionados na porta de suas casas impedindo-os até de sairem pela sua própria porta. Não aguentam mais verem suas paredes arranhadas e quebradas em razão de abalroamento dos veículos dos turistas. Portanto, se perguntarem a qualquer morador daquela rua que não tenha comércio, todos serão favoráveis ao seu fechamento. Sobram então os comerciantes, sinceramente não sei quem é a favor ou quem é contra o fechamento da rua, mas acho que são os comerciantes que impedem o fechamento da rua. O Jornal de Morretes deveria fazer uma enquete e indicar quem é favor ou quem é contra, e demonstrar para toda população o resultado.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que voce vai mexendo, melhorando as coisas conforme as coisas vão avançando, o turismo avançou, a quantidade de visitantes avançou, então nao adianta a gente culpar prefeitos de 20 anos atras... o negocio é que o momento nao suporta mais essa rua aberta para estacionamento.

    ResponderExcluir
  5. Ninguém esta melhorando nada, desde o governo Cavagnolli o unico equipamento colocado foi o WC público, aliás muito bem conbstruido, e mais nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado Orley, esta ai uma obra construida no governo Helder, com recursos proprios, e ajuda de alguns estabelecimentos comerciais do municipio. Coisa de primeira para receber bem os Turistas.

      Excluir
  6. eu acho certo tambem fechar a rua das flores, para passar so pedestre nela. mas ao mesmo em que fecha essa rua, a prefeitura ou quem quer que seja tinha que dar mais opções de estacionamento, que Morretes esta ficando um caos aos finais de semana. Não somente no centro da cidade com tambem no Porto de Cima.

    ResponderExcluir
  7. O fechamento da rua das das flores para o transito de veiculos importante, porém devemos ter a consciência de que antes disso acontecer deve-se ter um local adequado para estacionar os veiculos pois tira-los da rua das flores e coloca-los do outro lado do rio em cima da grama não resolve o problema apenas se cria mais um.
    Morretes tem um grande potencial tbm para ser explorado tanto pelo poder publico quanto pela iniciativa privada que é construação de um estacionamento na cidade, o que desafogaria e muito o numero de carros estacionados nas ruas da cidade.

    ResponderExcluir
  8. AMIGO ORLEY: ACHO QUE PODERIAM FECHAR A RUA PARA CARROS À PARTIR DO CORETO ATÉ A ENTRADA DO LARGO. COMO SUGESTÃO: A PREFEITURA PODERIA FAZER ISSO COM CONES PARA UM TESTE. SE DESSE CERTO PODERIA TORNAR ISSO PERMANENTE. SOMENTE NO FINAL DE SEMANA. DAVA PARA OS CARROS ENTRAREM NO LARGO PELA XV E RETORNAR PELA PROPRIA XV. SE DER MUITO CERTO DÁ PARA FECHAR ATÉ O LARGO. EU ACREDITO QUE SERIA MARAVILHOSO PARA OS TURISTAS QUE PODERIAM PASSEAR EM PAZ, PRINCIPALMENTE QUEM TEM FILHO PEQUENO.

    ResponderExcluir
  9. esses donos de restaurantes acham que mandam e desmandam naquela rua,só querem encher o bolso e que se dane os moradores,eles só querem lucrar,esses donos de vans só faltam puxar a cadeira do restaurante pro turista sentar,mais faça alguma intervenção pra ver se não berram,os moradores nao comem lá,viva a bagunça.depois sobra pra policia,quando multam eles são os sem bom senso.as fotos mostram a folia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o Helder com sua equipe, montou um projeto para construção de uma passarela sobre o Rio Nhundiaquara, com verba do Prodetur, sem custos para o municipio, foi exatamente para isso, usar as ruas da Vila Santo Antonio para estacionamento, e os turistas poderiam atravessar a passarela, e desfrutar de um novo cartão postal, sem interferir no antigo cartão do Hotel Nhundiaquara, que por sinal é muito bonito.
      Com isso poderia ser fechado a Rua das Flores sem maiores problemas.
      Porem as mentes poluidas e cheias de ódio da administração atual, não entendeu assim, por pura vingança. Uma pena. Quem perde são os turistas e os municipes.

      Excluir
    2. Quem proibiu a construção daquela aberração arquitetônica que ia acabar com a beleza daquele localfoi a Secretaria de Cultura do Estado através do seu setor de Patrimonio Histórico. Existem outras alternativas mais inteligentes , porém menos rentável para os oportunistas de ocasião.

      Excluir
    3. Mentira tua Orley, já estava tudo aprovado, pelo patrimonio historico, e outros orgãos competentes, e vc nem sabe como era a tal aberração arquitetonica que voce disse.

      Excluir
    4. Não foi aprovado pelo patrimonio histórico principalmente pela aberração arquitetonica que era. Ia mutilar de forma perversa a mais linda paisagenm da nossa cidade. Na época apresentei ao Prefeito uma idéia muito mais barata, e que não interferia na paisagem.

      Excluir
  10. Nao sei como deve estar a situacao dos impostos de imoveis como o terreno que dizem ser do sid, mais nao é, (rua xv fundos do ginasio esportes) e do antigo material de construcao malucelli. A prefeitura poderia fazer um projeto com o uso desses dois terrenos que na verdade sao nobres porem prejudicam o desenvolvimento da cidade na medida que seus proprietarios nao usam para nada.
    Por exemplo, poderiam ser desapropriados e com o terreno sendo de propriedade do municipio, ser feito um comodato ou aluguel ou sei la oque , com a iniciativa privada, onde um grupo de empresarios poderia dotar os terrenos de estrutura para um estacionamento tipo esses park, e esplorar por tantos anos, apos esses anos, o imovel e suas benfeitorias voltariam para o controle do municipio.
    È uma ideia que pode ser melhorada.

    ResponderExcluir
  11. A Prefeitura desapropriou o terreno do ginásio de esportes da minha familia, da qual DR. Sidney é parte, e até hoje não pagou. Os terrenos ali, parte é da nossa familia, parte é de outros. A Prefeitura não tem como desapropriar e o fato de fazer algo ou não ali é um problema a ser resolvbido dentro da nossa familia. Não existe a intenção e nem a necessidade de fazer uso comercial daquela área, Talvez no futuro possa ser feito algum,a coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes dois terrenos mencionados seriam um excelente local para a construção de um estacionamento, por parte de seus proprietários, até mesmo alugando o terreno para quem tenha interesse em investir neste seguimento, pois alé, de apontarmos os erros também devemos sugerir as melhorias

      Excluir
  12. FERRO NA BIGORNA
    MIGUEL ROSA (23.02.2012)
    Entrei em seu Blog e li a “Saga de Los Morritos”, realmente existe uma certa congruência entre o seu texto e o meu texto “No Reino da Bicharada”. A idéia em dar o nome de “Los Morritos” a uma cidade cercada por morros e banhada por um magnífico rio, foi genial. Realmente gostei do seu texto, apenas acho que você o encerrou precocemente (se é que o encerrou), deveria continuar, pois convenhamos, assunto é que não falta. Devo também dizer, que apreciei outros textos em seu Blog, você está de parabéns, muito bem escrito. Sobre o fato de eu escrever como anônimo, é uma simples forma de proteção pessoal. Quando eu tiver que chamar alguém na “chincha”, não será por texto e nem por anonimato, será pessoalmente. Por fim, quem sabe um dia, a gente não senta em uma mesa de bar em “Los Morritos” ou no “Reino da Bicharada”, juntamente com o “Elefante Coçador” e tome algumas tequilas. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Se a prefeitura quiser desapropriar, desapropria e ponto. Paga o valor de mercado e pronto.

    ResponderExcluir
  14. DESAPROPIRAÇÃO É LEGAL(23.02.2012)

    A desapropriação é um procedimento administrativo pelo qual o poder público, mediante prévia declaração de NECESSIDADE PÚBLICA, UTILIDADE PÚBLICA OU INTERESSE SOCIAL, impõe ao proprietário a perda de um bem, substituindo por justa indenização. Portanto, a prefeitura pode sim desapropriar qualquer terreno em Morretes, e de qualquer família, inclusive os das famílias Antunes e Malucelli, desde que estejam presentes os pressupostos de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social e que sejam devidamente indenizados. Assim, devo admitir que a idéia de construir um estacionamento no terreno que fica atrás do ginásio de esportes e no terreno onde era o Malucelli da Visconde, não é tão absurda que não deva ser discutido. O casario onde era o Malucelli da Visconde está totalmente abandonado, quase desabando, um risco para quem passa nas suas imediações. Já o terreno nos fundos do ginásio dos esportes, desde que eu me conheço, e isso já faz 50 anos, nunca foi aproveitado. Por outro lado, é público e notório que Morretes está sem espaço para que seus turistas estacionem seus carros, e em razão disso, estacionam de forma irregular, em calçadas, praças, jardins, gramados e na Ruas das Flores. Óbviamente que esta situação não pode continuar, tratando-se de uma NECESSIDADE PÚBLICA a regulamentação do estacionamento para acabar com o caos, tumulto ou confusão com os veículos, evitando o pior, no caso um atropelamento. Realmente é de se pensar, mesmo sabendo, que o administrador municipal, irá mexer em um vespeiro.

    ResponderExcluir
  15. é, tem uma frase de uma pessoa conhecida na cidade, que é a pura verdade:
    "Cada porta que uma "determinada familia" compra em Morretes, é uma porta que se fecha."
    O pior é ter pessoas que acham que isso por mais legal que seja, é bonito; pena que é pessimo para a cidade.
    Agora dizer que a prefeitura nao tem como desapropriar só pode ser brincadeira Orley. Pode ser que nao tenha dinheiro para isso, mas que tem mecanismos legais isso tem. Por sinal, bem lembrado, o terreno dos fundos do b antunes tambem se enquadra na lista que fizeram em comentario acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei no sentido de não ter dinheiro. apenas isso. Quanto a desapropriação de propriedades privada para o favorecimento de particulares, é contra a lei. Os favorecidos por estas desapropriações seriam os restaurantes da cidade, o que foge completamente "pressupostos de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social e que sejam devidamente indenizados" como disse o postador ai de cima.

      Excluir
  16. Os favorecidos ou beneficados pelas desapropriações seria o povo que não suporta mais tanta baderna com o trânsito e tanto descaso com os imóveis. Uns terrenos do tamanho como àqueles, sem nenhum tipo de aproveitamento, em contrapartida a cidade agonizando com um trânsito caótico, congestionado. Não seriam os restaurantes os favorecidos, seria sim a cidade e seu povo. Talvez a prefeitura não tenha capital para a desapropriação, bom aí são outros quinhentos, também não pode desapropriar oferecendo alguns caraminguás, mas que a idéia de se construir nestes locais um estacionamento é fabulosa, isto é. Por fim, tomara que com este assunto em questão, aqueles que eram contra o fechamento da Rua das Flores continuem com a mesma opinão, que não mudem de lado.

    ResponderExcluir
  17. Orley, não foi no mandato do Dr. Sidney que foi construído o ginásio de esportes???

    ResponderExcluir
  18. Não importa para mim quem foi o Prefeito,para você ver, importa que faça as coisas dentro da lei. A minha familia era dona do imóvel e o Prefeito desapropriou e não pagou. Bem isso. Qualquer que seja o Prefeito não agiu com lisura com minha familia.

    ResponderExcluir
  19. O interessante é que querem mudar o foco da discussão a respeito da folia da Rua das Flores. Pois muito antes da Prefeitura desapropriar o nosso terreno deveria regular o estacionamento da Rua das Flores. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

    ResponderExcluir
  20. Para organizar precisa de alternativas, e a idéia de estacionamento municipal é umas delas, que vislumbra-se no momento, devia se analisada.

    ResponderExcluir
  21. orley vc vai me desculpar mas para retirar o transito da rua das flores precisa redirecionar para outro local, primeiro tem que ter a solucao e depois proibe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um plano muito bem feito. fizemos a quatro mãos com o pessoal da Paraná Turismo e um engenheiro amigo do IPPUC. Custou 0 reais, apresentei para o Helder mas ele nem leu o material. É só atualizar e aplicar, todos sairiuam ganhando, até os gananciosos da rua das flores. Mas por ser custo zero não interessou muito kkkkk.

      Excluir
    2. A propósito, comentei com o Amilton sobre isso, mas este também não se interessou, como disse qualquer coisa a custo zero no poder público não merece crédito. Não sei porque.....

      Excluir
  22. a prefeitura tem uma bela area de estacionamento dentro do centro de eventos

    ResponderExcluir
  23. Tudo que voce faz tem valor, a idéia de outros não !

    ResponderExcluir
  24. Opinião sua e eu respeito. Qual a idéia de outros que foram desvalorizadas? A passarela absurda que ia arrebentar com a imagem do municipio?
    O problema esta ali, se outros tem ideias melhores que ponham em prática. É assim...simples de tudo! Vai lá...

    ResponderExcluir
  25. tbem tem estacionamento do antoninho(cobemar)....mas se ninguem colocar placa de proibido parar e estacionar....pode ter qtos estacionamento quiser que ninguem vai querer pagar p estacionar....

    ResponderExcluir
  26. BOAS IDÉIAS NÃO PODEM FICAR ENGAVETADAS (24.02.2012)

    Se existe um projeto de estacionamento, elaborado por pessoas com conhecimento e competentes, que teve custo zero e é interessante para a cidade, então deveria ser exposto para análise de toda a população. Claro que os idealizadores do projeto, independentemente de quem sejam, deverão ser identificados para que seus direitos sejam respeitados. Mas que se apresente o projeto, faça com que os constituintes tenham ciência da sua existência, pois se realmente for viável terá apoio irrestrito. O que não pode acontecer é do projeto ficar engavetado, e pior, ficar aborrecido, lamentando ou praguejando contra este ou aquele prefeito que não o aceitou, isso não leva a nada, e o tempo como sabemos passa e rápido. É público e notório que os últimos prefeitos foram obtusos, incapazes de visualizarem boas idéias, mas então, que a idéia se torne pública para que ganhe corpo e apoio. Sei que não tenho capacidade, mas, quizera eu, ter um plano bem elaborado para a minha cidade, tenha certeza que lutaria por ele, faria o possível para que fosse conhecido, principalmente se tivesse um meio de comunicação de massa, aí ficaria mais fácil. Pense nisso e exponha, e não se arrependerá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, no inicio do governo Amilton eu falei para ele deste projeto, que passava inclusive por uma passarela racional no Nhundiaquara, ele não deu ouvidos, você queria que eu fizesse o que? O Projeto não teve custos, e eu em momento algum falei em cobranças de alguma coisa. Não sou Vereador ou Prefeito, não posso fazer nada! Não fiquei aborrecido, só falei porque fui cobrado - "Anônimo Feb 23, 2012 02:48 PM ...orley vc vai me desculpar mas para retirar o transito da rua das flores precisa redirecionar para outro local, primeiro tem que ter a solucao e depois proibe...." e por conta da cobrança toquei no assunto.

      Excluir
  27. ORLEY, A QUESTAO DO ESTACIONAMENTO E O SEGUINTE, PRIMEIRO O PREFEITO E VEREADORES TEM QUE TER PEITO PARA PEITAR A DONA DO RESTAURANTE NHUNDIAQUARA,MY HAUSE E CASARAO,SEGUNDO JA PERDEU PORQUE OS DONOS DE RESTAURANTES MANDAN E DESMANDAN NS CIDADE.simples orley a prefeitura colocando uma pessoa na entrada ali nop quiosque de informaçoes,onde sera liberado a entrada para o calçadao somente moradores,colocaria-se no vidro do carro um adsivo de morador.assim o turista poderia andar tranquilamente naquele local,e mais facil que sair no trem da dilma,ou assar uma costela.

    ResponderExcluir
  28. a ponte que iria ser construida no rio nhundiaquara,era para os turistas deixarem seus carros na rua do falecido cavagnolli,onde os turistas teriam assesso aos restaurantes pela ponte, que ficaria proxima ao chfaris.lembra nas festas feiras qando o exercito montava aquela ponte era legal,morretes com um projeto de ponte como um arco,iria chamar mais turistas,isto traria mais empregos.morretes precisa de uniao entre os vereadores,se um faz,o outro ja nao assina,porque nao vai aprecer,assim passaram-se tres anos e nada foi feito.morretes tem jeito sim,ou so nos resta arriscar na proxima eleiçao,ja adiantando desses vereadores que estao na ativa nao entra um,o prefeito entao nao sonhe em reeleiçao.orley o lixo no centro nao e coletado,quem e o responsavel por esta secretaria.domingo de carnaval a rua da igreja metodista os lixos estavam todos virados,turistas vendo este descaso,quem e o responsavel por esta secretaria,PELA CALÇADA VOCE CONHECE O MORADOR...

    ResponderExcluir
  29. O local e o tipo da ponte feriam a estética do local. Aquele espaço tem que ser preservado. infelizmente os interesses dos no$$os governantes $ão outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orley, eu lembro o qto criticaram Sebastião cavagnolli por demolir o muro da escola, diziam até q/ onde se viu tirar um o patio das crianças, mas até hoje ninguém teve coragem de fazem aquilo que ele pensava,mudar a escola dali, que acredito ser uma ótima idéia. inovações sempre seram criticadas agora só o tempo dirá se foi benéfico ou não, o Sr: Sebastião Cavagnolli o tempo tratou de dá o devido valor, "mas saiu a toque de caixa" e criticado, o tempo é o senhor da razão.

      Excluir
  30. EVOLUIR OU INVOLUIR EIS A QUESTÃO (24.02.2012)

    Morretes, assim como outras tantas cidades neste Brasil de meu Deus, possuem espaços nobres com alto valor comercial que poderiam ser aproveitados para valorizar a cidade e gerar receitas, mas não é o que acontece, estes imóveis não são utilizados, estão abandonados, e alguns, com risco de desabamento. Normalmente, estes espaços estão sendo a anos discutidos em processos de inventários, sem que haja uma luz no fim do túnel para a sua resolução, pois seus integrantes não chegam a um acordo comum, talvez, jamais consigam. Ocorre, que para uma cidade do tamanho de Morretes, esta situação impede e atrasa o seu crescimento. Vejam a mudança que ocorreu, quando os imóveis que pertenciam a família Maia, que estavam em processo de inventário, foram vendidos. De obsoletos, caindo aos pedaços, tornaram-se atualizados, modernos, interessantes, atuais, rejuvenescidos, respeitando suas linhas arquitetônicas, e o melhor de tudo, estão gerando receitas. O que gerava prejuízo para a cidade, pelo abandono e aspecto, hoje gera riqueza e beleza. Isto é evolução, Morretes deve parar de involuir neste aspecto.

    ResponderExcluir
  31. Hoje a escola serve para manter os professores de forma corporativista, porque a maioria dos alunos vem de fora da cidade. A educação especial poderia ir para outro lugar. A flávia defende a escola ali nao por causa dos alunos, mas por que ela quer manter a base da sua associacao.
    ALI NAO É LUGAR DE ESCOLA, O TEMPO JA PASSOU, QUEM SAIBA QUE ESTAMOS ESPERANDO ACONTECER UMA DESGRAÇA PARA TIRAR A ESCOLA DALI. ENQUANTO ISSO AS ESCOLAS RURAIS ESTAO VAZIAS, POIS AS MAES DO SITIO ENTOPEM O MIGUEL SHELEDER COM SEUS FILHOS E NAO SABEM ELAS QUE OS PEQUENOS SAEM DA 2 SERIE SEM SABER LER!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Com relação ao projeto para um estacionamento, penso que aqui neste blog tem pessoas suficientementes inteligentes para se unitem e escrever um projeto que viabilize um estacionamento na cidade para os veiculos de pequeno porte e um outro para os onibus e vans que transportam os turistas, este poderia ser viabilizado no central para veiculos de maior porte.
    Um projeto que viria do povo. com a assinatura da pópulação encaminhado e protocolado na camara, sabemos que isto é possivel, vide a lei da ficha limpa.

    ResponderExcluir
  33. Orley, se você como anteriormente diz, tem um bom projeto para estacionamento em Morretes, porque não expõe para a população?

    ResponderExcluir
  34. Orley, se você como disse anteriormente, tem um projeto para um bom estacionamento, deveria então expor aquí no Blog, para que tomassemos conhecimentos e apoiassemos a sua idéia. O que não podemos é dizer que possuímos um projeto e não apresentamos nada, aí realmente fica muito difícil, pois criticar por criticar todos sabem fazer, mas na hora de apresentar algo nada é feito.

    ResponderExcluir
  35. Meu caro amigo, os dois Prefeitos, tanto o atual quanto o anterior foram informados sobre o projeto, se não houve interesse destes, vamos esperar, quem sabe se no futuro próximo, com uma Cãmara menos vulnerável, possamos sim apresentar o projeto e dai através dela tentar sensibilizar o futuro Prefeito. Colocar aqui no blog não leva a nada. Ou como escreveu um idiota aqui pro blog dizendo que sou mentiroso e que não tenho projeto coisa nenhuma, por isso acho irrelevante colocar aqui, o tempo vai dizer.

    ResponderExcluir