TOP FITNESS

TOP FITNESS

sábado, 24 de dezembro de 2011

Virgílio e o Natal!


NATAL!
Diferentemente dos outros meses, dezembro muda muito nosso comportamento. Alem de  mais amáveis e sociáveis aumentamos nossa tolerância ao ponto de enfrentarmos tudo o que reclamamos nos outros meses numa boa. Trânsito lento e caótico passa a ser normal, shoppings superlotados uma alegria e filas de caixa de lojas uma boa. Segundo uns é o espírito natalino que incorpora em todos nós, para outros é a proximidade do reveillon com as rolhas de champangne pipocando e a  oportunidade de renovação de promessas mil que, jamais serão cumpridas.
     Até o seculo IV d.C. a comemoração do Natal era uma festa móvel pois não se sabia ao certo a data do nascimento de Jesus. Somente a partir daí passou-se a celebrar no dia 25 de dezembro não por se ter chegado à conclusão de que esse foi realmente o dia do Seu nascimento e sim por marcar o inicio do  inverno em Roma e durava de 12 dias, tempo gasto pelos Reis Magos em sua viagem a Belem para presentear o recem nascido com ouro incenso e mirra. Já o presépio natalino surgiu no século XIII, criado por São Francisco de Assis, simbolizando o cenário do nascimento de Jesus e a árvore de Natal foi criada por Martinho Lutero em 1530.     
     Segundo os estudiosos o bom velhinho foi inspirado na figura do bispo Nicolau que nasceu em 280 d.C. na Turquia, muito caridoso e que tinha por hábito colocar perto das chaminés das casas pobres saquinhos com moedas. Posteriormente canonizado pelo Vaticano a associação da imagem de São Nicolau a Papai Noel para os que pensam que foi nos Estados Undidos, se enganam. Foi na Alemanha e até por volta do ano de 1886 seus trajes eram nas cores verde ou marrom. Nesse ano o cartunista alemão Thomas Nast publicou nas revista Harper's Weekly" nova roupagem para ele nas cores vermelho, branco e cinto preto. Em 1931 a Coca-Cola em campanha publicitária utilizou a imagem de Papai Noel criada por Nast, resultando em sucesso extraordinário. Papai Noel ganhou mundo.
    
     No Brasil a estreia de Papai Noel ocorreu de uma maneira quase trágica e bastante cômica por volta de 1890, em São Luis do Maranhão. Ao fim da ceia natalina familiares e amigos jogando conversa fora, bebendo e fumando são surpreendidos com figura de um homem gordo, barba branca, vestido de vermelho e branco, gorro e um saco nas costas pular a janela e invadir a sala. Imediatamente os homens sacam seus trabucos rendem o intruso e ameaçam mata-lo. Uma mulher de maneira corajosa interpõe-se entre ele e as armas e grita: "Não o matem! É Papai Noel! Eu o contratei!". 
     A mulher é á uma jovem professora, Maria Bárbara de Andrade, proprietária de um colégio local e filha do poeta Souzaândrade - Joaquim de Souza Andrade - autor de "O Inferno de Wall Street". Ainda mantendo Papai Noel sob mira os circunspectos senhores ouvem de Maria Bárbara que tendo sido criada em Nova York quando seu seu pai morou lá a partir de 187, habiturara-se a ver a figura do bom velhinho nas paginas do tabloide "Haper's Weekly"  conforme a versão criada polo cartunista e caricaturista Thomas Nast.
      Desfeito o equívoco, serenado os animos, trabucos retornados aos coldres todos voltaram a comer e beber vinho inclusive Papai Noel para se refazer do baita susto que tomara.
      A força do comércio mantem cada vez mais viva a força do Natal e o culto a Papai Noel. Tudo bem, nada contra. O triste é o esquecimento do aniversariate do dia: Jesus. Bebemos, comemos, trocamos presentes, sorrimos bastante e muito poucos, muito poucos mesmo lembram-se de agradeceer a Jesus pelos momentos felizes que estão passando. Uma pena.
       Um Feliz Natal para todos.
                                                                                                    



Postado por virgilio no Virgilicas em 12/23/2011 01:37:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário