TOP FITNESS

TOP FITNESS

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

INDICE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH


Na cidade onde o Prefeito diz estar entre os 100 melhores do Brasil, ......

Morretes tem o pior índice de desenvolvimento do Paraná

Ranking regional

Depois de Paranaguá, o ranking do litoral segue com Guaratuba (0,681), Matinhos (0,6576), Pontal do Paraná (0,6484), Antonina (0,6359) e Morretes (0,6301). Nenhum dos municípios situa-se na faixa dos considerados de alto desenvolvimento.
Fonte- Correio do Litoral.com

15 comentários:

  1. Boa noite
    Gostaria de saber pq a não publicação do meu comentário sobre o IFDM de MORRETES afinal estava todo fundamentado em pelo menos 2 pesquisas realizadas sendo que uma delas foi no próprio site da FIRJAN e tbm na fonte informada p vc.
    E antes que vc diga seu que o blog é seu e publica o quer, digo isto pq ja vi vc algumas x dizendo isto em outros comentários, mas é importante que seja publicado o que realmnte é correto.

    ResponderExcluir
  2. Não seja mal educado comigo, nunca deixei de publicar nada que você mandou. Simplesmente desconheço esta tua postagem, deve ter havido algo e eu não recebi, se mandar de novo coloco. Simples assim. Quando eu digo isso é porque as postagens me agridem ou agridem terceiros que se publicadas poderiam causar problemas com a justiça para mim, ou me agridem de forma gratuita e dai eu não publico, por que, como você bem disse o blog é meu e nele faço o que bem quiser. Mas postagens inteligentes, mesmo que divirjam das minhas convicções eu coloco aqui sempre, já te provei isso, e neste caso não veio a tua postagem. Sujiro que poste novamente, e com certeza será publicada. Então seja menos agressivo. A impressão que dá é que eu tenho a obrigação de fazer as coisas e se por um motivo qualquer não faço sou cobrado com veêmencia, inclusive Eric, no teu caso, com projeçao de atitude. Você já disse o que eu iria falar, ou fazer, num exercício de futurologia que poderia te deixar rico se usada essa capacidade de prever acontecimentos num guichê de uma casa lotérica ou numa tarde festiva de algum jokey club deste país. Mande de volta que publico.

    ResponderExcluir
  3. Não foi a minha intenção ser agressivo ou mau educado peço desculpas se pareceu isto, disse apens o que talvez vc iria falar pq leio o seu blog sempre e ja todas as suas postagens e comentários, novamnte peço desculpas por parecer desreipeitoso c vc ORLEY
    Enviarei sim novamnte o meu comnterio sobre o IFDM de MORRETES,
    OBRIGADO POR RESPONDER..

    ResponderExcluir
  4. acredito, mas mesmo sem a intenção foi, pois imagne se eu dissesse para voce que nao postaria teu texto porque ia ser contra minhas convicções, sem ler, apenas achando que posso julgar as pessoas e seus atios por achismos inconsequentes. Mas sei que voce se fez, fe-lo inconciente. Manda o texto. A propósito todo o texto entra no meu email por segurança, e nem lá estava o teu post.

    ResponderExcluir
  5. Morretes tem o pior índice de desenvolvimento do Paraná.


    Pelo contrário MORRETES não ostenta a pior colocação este posto pertence a GUARAQUEÇABA.

    Litoral tem os piores índices de desenvolvimento do Paraná
    Seg, 07 de Novembro de 2011 09:52
    Escrito por Gustavo Aquino
    9 Comentários
    E-mail Imprimir
    Nenhum município do litoral do Paraná chegou perto da média do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado neste sábado (5).

    Guaraqueçaba ostenta os piores indicadores de desenvolvimento de todos os 399 municípios paranaenses (0,5034) e ocupa a 5.071ª posição no ranking nacional.

    Porém nenhuma das cidades do litoral Paranaense situa-se na faixa dos considerados de alto desenvolvimento, a não ser em alguns indicadores por área.

    Saúde – Nos índices por setor, Guaraqueçaba (0,708) e Guaratuba (0,7928) aparecem com os piores indicadores na saúde. O melhor é o de Antonina (0,8783), Pontal do Paraná (0,8516), Matinhos (0,8298), Morretes (0,8295) e Paranaguá (0,8023).

    Educação – O melhor resultado na Educação é de Pontal do Paraná (0,782), seguido por Matinhos (0,7703), Paranaguá (0,7197), Guaratuba (0,7169), Morretes (0,6567), Antonina (0,6477) e Guaraqueçaba (0,6063).

    E por mais incrivel que possa parecer Morretes aparece com um bom desempenho em Emprego e Renda se comparado as demais cidades do litoral paranaense

    a Firjan considera um município só tem desenvolvimento alto a partir de 0,800 e morretes como as demais cidades do litoral estão proximas destes numeros.
    E se olharmos atentamente os graficos feitos pela FIRJAN, EM MORRETES a altos e baixos como em todos os outros municipios do nosso litoral apesar de MORRETES apresentar dados regulares de IFDM nossos governantes não devem esmorecer jamais sejam estes os atuais ou os proximos.

    ResponderExcluir
  6. http://correiodolitoral.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6489:litoral-tem-alguns-dos-piores-indices-de-desenvolvimento-do-parana&catid=35:litoral&Itemid=165


    http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=920565

    ResponderExcluir
  7. http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_munic%C3%ADpios_do_Paran%C3%A1_por_IDH

    ResponderExcluir
  8. Ah bom... perde só para Guaraqueçaba. è um bom consolo. Se levar em conta o que disse o Secretário do Governo do Prefeito que a maquina pública de Morretes é deficitaria, apesar de inchada por mais de 100 comissionados, não ser a última, não deixa de ser uma vitória.

    ResponderExcluir
  9. O INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) mede a qualidade de vida de um determinado lugar. O índice varia de zero até 1, sendo considerado:

    baixo, entre 0 e 0,499;
    médio, de 0,500 a 0,799;
    elevado, quando maior ou igual a 0,800.

    Saúde – Nos índices por setor, Guaraqueçaba (0,708) e Guaratuba (0,7928) aparecem com os piores indicadores na saúde. O melhor é o de Antonina (0,8783), Pontal do Paraná (0,8516), Matinhos (0,8298), Morretes (0,8295) e Paranaguá (0,8023).

    No quesito saúde apesar de não ter um hospital municipal MORRETES aparece com um bom nivel de desenvolvimento neste setor, ja a educação o emprego e a renda deixam um a desejar se comprados com as demais cidades do litoral,

    Também não concordo que uma instituição como a prefeitura através de seu secretário de governo se diga deficitária tendo a seu sei la uns 100 funcionários comissionados, e se ela assim se deve a estes mesmos funcionários que pelo jeito são em sua maioria IMCOMPETENTES, DESPREPARADOS PARA O EXERCICIO DA FUNÇÃO PUBLICA, E MUITOS SO QUEREM SABER DO SEU SALARIO NO FIM DO MÊS, QUE É PAGO COM O MEU, COM O SEU ATÉ MESMO COM OS IMPOSTOS ARRECADADOS TABÉM POR ESTES COMISSINADOS PARA PAGAR SEUS SALARIOS, E SE ELES AINDA NÃO PERCEBERÃO ESTÃO FALTANDO COM O RESPEITO, A ÉTICA E A MORAL TAMBÉM COM SIGO MESMOS.

    ResponderExcluir
  10. PARA MELHORAR O IFDM SOMENTE COM EDUCAÇÃO E SAÚDE (10.11.2011)

    O IFDM (índice Firjan de desenvolvimento municipal) coordena e desenvolve estudos, pesquisas e projetos. Este índice analisa 3 principais áreas: emprego/renda, educação e saúde. Por intermédio deste índice, ( de 0 e 0,4 é baixo, 0,4 e 0,6 é regular, 0,6 e 0,8 é moderado e 0,8 e 1,0 é alto), poderemos analisar como a nossa cidade está se saindo nas áreas indicadas e fazer comparações com outras cidades, inclusive a nível nacional. Para se ter uma idéia, o IFDM de 2010, relacionou a nível nacional as 50 melhores cidades, citarei somente algumas: em 1º lugar a cidade de Araraquara(SP); em 2º lugar Indaiatuba(SP); em 3º lugar Vinhedo(SP); em 4º lugar Guaíra (SP), Curitiba(PR) aparece somente em 47º lugar. Não quero desmerecer as outras cidades, mas Curitiba aparecendo em 47º lugar é estarrecedor, fico com a expressão igual ao do neném acima do Blog, de espanto e boquiaberto. O índice que Morretes atingiu no IFDM é 0,6301, considerado moderado. Temos muito que melhorar, principalmente na saúde e na educação, que ao meu ver, é o calcanhar de Aquiles da cidade, sem esquecer o oferecimento de empregos. Mas sem saúde e educação não há como melhorar o emprego, portanto o município tem que focar em saúde e educação é prioritário. Este com certeza, será uns dos desafios para o futuro prefeito.

    ResponderExcluir
  11. erik uma crítica construtiva, apesar de ser assuntos correlatos, mesmo o texto sendo diferente a primeira vista parece cópia do outro. sugestão:
    Sintetize a tua idéia, evite numeros, estatísticas, as pessoas não leêm isso, a grande pegada no escrever em blogs regionais é você fazer de uma matéria de alcance geral se encaixar no teu universo. São numeros e estatísticas que tem o efeito de bala perdida no morro do alemão, entra por um ouvido sai pelo outro. Bom dia!

    ResponderExcluir
  12. Mas ai e que esta ORLEY, as estatísticas elas são importantes e temos que ler e interpreta-las. Tendo em vista que muitos dos dados apresentados pelos governos sejam estes municipais Estaduais ou o federal são apresentados em forma de graficos.
    BOA TARDE E OBRIGADO

    ResponderExcluir
  13. Erik, você tem interpretar o teu público também, aquele que consome tua informação, você não escreve por escrever, escreve pa ser lido e entendido. Estou apenas te dando uma dica. Nós que escrevemos ou temos esta pretensão devemos ler o que os governos produzem , interpreta-los, adaptar ao nosso universo e escrever. A verdade esta no que você escreve, não necessáriamente no que voce copia. Abraço

    ResponderExcluir
  14. Orley, tem cada figura que escreve no teu blog, que era melhor que não se identificasse. Querer que todos entendam de estatisticas é uma piada.

    ResponderExcluir
  15. a Arte de escrever esta no você conseguir fazer as pessoas entender o que escreve, e dai repercurtir, discutir, ser contra ou a favor, dar opiniões. O Erik é um cara inteligente, mas não é um comunicador.

    ResponderExcluir