TOP FITNESS

TOP FITNESS

sábado, 15 de outubro de 2011

VEREADOR E SUAS FUNÇÕES

Num município a Câmara de Vereadores exerce a função de Poder Legislativo dentro município. Os vereadores são eleitos para um mandato de 4 anos com reeleição ilimitada. Em Morretes temos 9 vereadores, mas está em andamento um projeto que aumenta para 11 o numero de membros no legislativo. Os vereadores apesar de eleitos no mesmo pleito dos Prefeitos têm funções constitucionais completamente diferentes das exercidas pelo Poder Executivo. Aos vereadores cabe em nome do povo que eles representam as funções de discutir as questões do município, e principalmente fiscalizar os atos do executivo, cuidar e fiscalizar os gastos do orçamento do município. O vereador deve trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população que os elege, elaborando leis, atendendo o povo, escutando seus problemas e suas carências, desempenhando o papel de intermediário entre os habitantes da cidade e o prefeito. Cabe ao vereador a criação da Lei Orgânica e, por conseguinte cabe ao prefeito sob a fiscalização da Câmara cumprir a Lei Orgânica. Em se tratando de ética pública, não deveria existir a figura do “Vereador do Prefeito”, o Poder Executivo tem suas funções constitucionais e o Poder legislativo, representado pelos vereadores tem o dever de fiscalizar o cumprimento destas funções do Poder Executivo, representado pelo Prefeito Municipal. Quando você eleitor for escolher seu vereador nas eleições de 2012, olhe o seu perfil, veja como ele se porta nos comícios, se lhe oferecer algo, preste atenção se ele tem a capacidade financeira de propor vantagens por conta própria. Vereador não pode arrumar empregos na prefeitura, nem prometer obras ou melhorias. Pode e deve prometer cuidar para que o prefeito cumpra suas funções. Não acredite quando dizem que este ou aquele vereador vai ajudar o prefeito a governar, para fazer isso tem que desviar das suas funções legais. O vereador ajuda quando a matéria proposta pelo prefeito é de interesse de todos, é importante para a cidade. Para isso o vereador não precisa ser a favor e nem contra o prefeito, precisa sim, ser a favor do povo que o elege. Nas eleições de 2012, o primeiro passo é o eleitor ver se o candidato que se elegeu com seu voto fez algo de relevância nesta gestão, se virou marionetes nas mãos do Prefeito, se procurou você eleitor na sua casa da mesma forma que foi até você pedir seu voto. procure se informar a respeito dos candidatos, com amigos, vizinhos e parentes, procure saber como vive o candidato. Lembre eleitor, que o Vereador é o seu representante e mais importante, é o seu fiscal junto aos atos do Prefeito .

Para ser vereador você precisa:

Ser brasileiro, estar filiado em algum partido político no mínimo 1 ano antes das eleições, ter a idade mínima de 18 anos, possuir domicilio eleitoral no município onde concorre e estar em plena capacidade de exercer seus direitos políticos.

20 comentários:

  1. tem cidades que esse tipo de projeto não passou. Por que? PORQUE O POVO NÃO QUIS!!! agora, aqui em morretes ninguém se interessa. Pra que aumentar para 11 o numero de vereadores? Aqui já teve esse numero de vereadores na camara e foi baixado para 9 de novo. Agora, pra que aumentar pra 11 de novo? mais gastos com o dinheiro publico com subsidios e diarias para ninguem fazer nada!!!! que tristeza!!!

    ResponderExcluir
  2. orlei escutei um comentario que voce saiu do dem para ser candidato pro outro partido porque nao queria que o presidente do dem estive no cargo e ao memso tempo foi ser secretario do prefeito. ate ai concordo, mas tudo bem... agora, voce saiu para outro partido e ficou desfiliado porque sua ficha de filiacao ao nvo partido nao foi protocolada. é verdade? voce levou um tombo do presidente deste novo partido? quem fez isso com voce?

    ResponderExcluir
  3. Morretes terá 11 vereadores, isso já está definido. Eles já aprovaram a legislação.

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKK Ainda não nasceu nesta cidade, e como não nasce ninguem a muito tempo, ainda vai demorar para nascer quem me de tombo aqui em Morretes e não pague a conta.
    Principalmente a raia miuda intelectual, idiotas de plantão, que acreditam em duendes, cegonhas e gnomos. Espere e você vai ver!E quem tenta paga caro!

    ResponderExcluir
  5. Me acho , com certeza e você deveria fazer o mesmo. Ninguém é melhor que ninguém, parto da premissa que quem busca fazer este tipo de papel porco é que imagina ser melhor que os outros. Ninguém sapateia na tampa do meu caixão e se tentar vai junto comigo!

    ResponderExcluir
  6. mas voce nao respondeu... ficou desfiliado ou nao?
    te tiraram do pareo kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. dia 17 vcs saberao de todos os filiados é so entrar www.filiaweb.tse.gov.br não esquenta com esses caras Orley.

    ResponderExcluir
  8. Sei la o comentario é que voce foi sacaneado pela turma do marajá.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que voce dançou e não quer disse.

    ResponderExcluir
  10. Turma do Marajá? É mesmo? kkkkkkkkkkk.
    Sabe muita gente aqui em Morretes tem o hábito de me acusar de ser isso ou aquilo, mas eu não jogo bombas, não faço blogs anônimos idiotas, não tento sacanear ou puxar o tapete de ninguém,sou muito transparente nos meus atos e sou responsável direto por tudo que faço ou digo, não escondo a mão, quando do ato de sair do DEM, fui claro na minha posição, a partir do momento que o Presidente do meu partido foi trabalhar como prefeito,por entender não ser um ato ético politico partidário, pois acreditava ali que o certo era se licenciar da presidencia, falei que ia sair, e cumpri,não causei nenhum embaraço para o DEM, apenas saí, fiz a minha parte legal procurei o TRE, promovi minha desfiliação e entreguei a minha ficha para a presidente do partido completar a minha filiação,entreguei na boa fé acreditando estar lidando com alguém comprometida com a legislação eleitoiral, a então presidente num ato próprio a sua condição humana, acreditando estar me prejudicando, jogou a minha ficha e de outros no lixo, dai tive que me virar ...E ai dizem por aí que o mau carater sou kkkkkk. Mas como sempre as coisas que fazem contra mim, com o intuito de me prejudicar,nem sempre logra exitos.
    Afinal não sou filho de chocadeira, sei de onde vim e me orgulho disso!

    ResponderExcluir
  11. NÃO CONCORDO COM O COMENTARIO QUE DIZ QUE AUMENTANDO O NUMERO DE VEREADORES VAI AUMENTAR OS GASTOS DA CAMARA. COMO O ORLEY EXPLICOU MUITO BEM, SAO PODERES DIFERENTES O LEGISLATIVO E O EXECUTIVO MUNICIPAL, E AO PODER LEGISLATIVO CABE UMA PARCELA DO ORÇAMENTO MUNICIPAL,(SE NAO ESTOU ENGANADO EM MORRETES COMO EM CIDADES PEQUENAS É 8%)E O RECURSO É ESTE E NAO SE MUDA. SE A CAMARA TEM 9 OU 11 VEREADORES, O RECURSO É O MESMO, POREM ELES TEEM QUE SE "VIRAR" COM ESSE RECURSO. O MUNICIPIO NAO VAI MANDAR MAIS DINHEIRO PARA A CAMARA OU MENOS DEVIDO O NUMERO DE VEREADORES. SERIA INTERESSANTE SE PUDESSE COLOCAR 13, 15, 20, 50 VEREADORES. DAÍ EU QUERIA VER SE ELES IRIAM GANHAR TAO BEM TENDO QUE SE ENQUADRAR NO ORÇAMENTO QUE SERIA ESCASSO PARA TANTO. COMO DIZEM, O CORPO SERIA GRANDE E O COBERTOR CURTO. PORÉM HOJE ELES ESTAO NADANDO EM DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  12. pois é meu caro anônimo das 04:26, com certeza o executivo não vai mandar mais dinheiro para a camara se aumentar para 11 vereadores, mas que a camara vai gastar mais com diárias e subsídios vai! Dinheiro esse que poderia ser "devolvido" ao prefeito conforme faz o nosso ilustre presidente da câmara, mas que acabará indo pas os bolsos de nossos ilustres edis!

    ResponderExcluir
  13. Não ´´e a quantidade de vereadores que vai fazer um municipio ser melhor ou pior.É o trabalho desenvolvido por cada um. O povo tem que avaliar o trabalho de cada vereador,principalmente naquele em que o eleitor votou, procurar saber o que o vereador fez para o município efetivamente, e ai procurar fazer um juizo de opinião.Com certeza,a Câmara qualificada, com vereadores independentes, sem os vicíos de origem gerados em campanhas e palanques, faz o município ser melhor administrado, mais fiscalizados. No processo do roubo vergonhoso do equipamento do teatro, o que fizeram os vereadores? Qual o vereador mostrou interesse pela solução do problema? É por aí que devemos avalia-los e não pelo que gastam. O dinheiro que vai para a Câmara é para ser gasto com a Câmara e fim de papo.

    ResponderExcluir
  14. FAÇA UM VEREADOR TRABALHAR (17.10.2011)

    Lí em um comentário no jornal e é para se pensar: "FAÇA UM VEREADOR TRABALHAR NÃO O REELEJA.".

    ResponderExcluir
  15. Orley Ajude a administrar o municipio isto vc ja fez e sabe fazer, não adianta somente criticar pois temos que ajudar e pedir ajuda do céu... Imagine Amilton novamente é ruim, Orlando acabou, Marajá é o Fim e Helder a vingança! Vamos cuidar de Morretes vc não ganha nada com estes rolos com oportunistas somente inimigos. Façamos igual Pastor Deimeval " Da o Tapa e Esconde a Mâo" deu uma rasteira nos troxas do PMDB e se faz de vítima de uma DITADURA PARTIDÁRIA, seu novo discurso de LLOBO não de PASTOR. Orley pense, invente, tenha uma postura diferente. Um Abraço do "Zé Ovelha". do Pastor Vigário

    ResponderExcluir
  16. Pois é mas não criticando o Pastor que vamos receber ajuda dos céus.Discordo de você com relasção ao Pastor, o homem fala publicamente o que tem que falar, tem posições claras, se diverge deste ou daquele é por principios ou ideologia pessoal, num pais onde a opinião é livre e o seu direito de externa-la é sagrado, o Pastor faz sua parte, não foi ele que saiu do partido, não foi ele que traiu companheiros.Quem esconde as mãos sao aqueles que agem nas sombras, minando a vida pública dos outros, usando "amigos" como escada para subir politicamente. São esses os canalhas que escondem a mão, o Pastor apenas age dentro das suas convicções e as claras.

    ResponderExcluir
  17. Não faço rolos com ninguém, muito menos com oportunistas, engraçado pouca gente esta cidade tem um posdicionamento tão definido e transparente como eu. Opino, reclamo, reajo, esperneio, elogio, cobro, sou cobrado, xingado, agredido, mas mantenho a coerencia em tudo o que falo e escrevo, assumo as responsabilidades das denuncias, não revelo fontes, e ai vem você dizer que faço rolos com essa gente toda. Eu estava no DEM, o partido numa resolução interna, legal resolveu apoiar o governo do Amilton,eu não concordei, me afastei e pronto. Simples assim!

    ResponderExcluir
  18. Post-ar diz:"quem vê, não apenas observa" ,poderiamos ser "CONTEMPLADOS" com uma ""PISTA DE ATLETÍSMO"" ou local para caminhadas, no CAMPO DO FERROVÍARIO ou NO CAMPO DO CRUZEIRO? ou em outro lugar qualquer?parece que é complicado circular o campo com sobras asfálticas da ecovia e por iluminação decente !!para que pessoas não necessitem correr , andar ,praticar exercícios físicos , "ARRISCANDO SUAS VIDAS",nas PR -411 ,( Rodovia "Mário Marcondes Lobo")conhecida como "RETA DO PORTO", E a PR -408, (Deputado Miguel Bufara ),conhecida como RETA QUE VAI PARA PARANAGUÁ.

    ResponderExcluir