TOP FITNESS

TOP FITNESS

domingo, 26 de junho de 2011

E AÍ? COMO FICA A COISA POR AQUI?

Governo estuda revitalização do terminal portuário de Antonina

AE Notícias

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná estuda ações para a revitalização do terminal portuário de Antonina, no litoral. Entre outras medidas, está prevista a construção de mais 140 metros de cais no terminal público Barão de Teffé, informou o secretário José Richa Filho.

Segundo ele, também estão previstos investimentos para a construção de um novo armazém, e mais a pavimentação da área retroportuária, atualmente com 391.768 metros quadrados. "Os investimentos que o pré-sal trará para o litoral brasileiro são um grande motivador para que o planejamento viário seja um facilitador e indutor de novos empreendimentos no litoral paranaense, resgatando para Antonina a importância histórica que o município teve na economia estadual", acrescentou o secretário.

Desde 1994, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina arrendou para a iniciativa privada a área denominada Ponta do Félix, nas proximidades do cais Barão de Teffé, sentido Paranaguá. O terminal foi destinado para a construção, ampliação e exploração de instalações portuárias visando operações de carga e descarga de produtos congelados e afins. A área abriga na atualidade os Terminais Portuários da Ponta do Félix S.A. (TPPF).

Além de congelados, são movimentados no local açúcar e fertilizantes. Desde o início deste ano foram movimentadas 600 mil toneladas. "Para aumentar a produção nos terminais público e privado em Antonina, precisamos investir na infraestrutura e superestrutura portuária, e manter em condições de trafegabilidade os acessos rodoviário, ferroviário e marítimo", disse José Richa Filho.

Importância Histórica

O Porto de Antonina teve grande importância econômica no século XIX e já no século XX movimentou expressivo volume de erva-mate e madeira. No início do mesmo século, o terminal abrigou o complexo industrial e portuário da família Matarazzo. Na época, foi construído o ramal até a estação ferroviária de Antonina. A partir dos anos sessenta, começou o decréscimo de movimentação de mercadorias com os exportadores encerrando suas atividades. A inauguração da BR-277, em 1968, aumentou a preferência pelo Porto de Paranaguá.

PERGUNTAR NÃO OFENDE....

COM O A VEVITALIZAÇÃO DO PORTO, LOGO VAI TER AUMENTO OPERACIONAL, MUITOS CAMINHÕES, TRENS, ENFIM E MORRETES COMO FICA? A ALL USANDO A CIDADE DE FORMA PREDATÓRIA, CAMINHÕES ENORMES CRUZANDO NOSSAS RUAS PRINCIPAIS , ENFIM ESTE MOVIMENTO TODO PONDO EM RISCO O PATRIMÔNIO E A A VIDA DOS MORRETENSES. E O QUE MORRETES GANHA COM ISSO, SERÁ QUE OS NOSSOS POLITICOS NÃO PODERIAM EXIGIR CONDIÇÕES MELHORES PARA MORRETES? SERÁ QUE O POVO VAI TER QUE TOMAR ATITUDES POR CONTA PRÓPRIA? E AÍ PREFEITO, PRESIDENTE DA CÂMARA, O QUE VAI SER FEITO PARA AMENIZAR O ESTRAGOS DESTE MOVIMENTO PREDATÓRIA QUE SE ANUNCIA? SERÁ QUE O VEREADOR WILLIANS TEM OUTRO VÍDEO PARA MOSTRAR? VAMOS ESPERAR PARA VER O QUE VEM POR AÍ!

38 comentários:

  1. Ola Orley....estava eu paseando pela net vendo alguns blogs e olha com o que me deparei...

    http://www.christiangump.net/guia-gump-de-cidades/guia-gump-de-cidades-morretes

    MUITO TRISTE

    ResponderExcluir
  2. Antoninense faça um favor prá humanidade:
    "2012, EU NÃO VOTO EM LUIZ POLACO."
    Abrace essa causa, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Orley, pq o povo de Morretes,ou as autoridades da cidade, não se juntam com os de Antonina e também não lutam para a construção da estrada dos portos, que vai ligar a 277 a ponta do felix, tirando os caminhões do centro da cidade, tanto daqui como de lá.

    ResponderExcluir
  4. Se efetivamente ocorrer a revitalização do terminal portuário de Antonina, o movimento de caminhões pesados será intenso em Morretes, colocando em risco as vidas dos pedestres e danificando casarios e ruas. Portanto, Morretes tem que se preparar, até porque, interessa a Morretes a revitalização do terminal portuário, pois vai gerar mais empregos e divisas. Ocorre que o único projeto para desviar o trânsito de veículos pelo centro da cidade foi vetado pelo IAP, uma vez, que o projeto da estrada passa por manguesais. Na minha opinião, deveria fazer a estrada, mesmo que passe por manguesais, não seria a primeira e nem a última. Não sei se esta decisão cabe ao prefeito, acredito que cabe ao Governor decidir. Também não sei se existem outras alternativas. O que sei é que ninguém quer se indispor com os ecos chatos.

    ResponderExcluir
  5. Na Flórida, EUA, na região pantanaeira de Everglades, foi construída uma rodovia que vai até o extremo sul da Flórida sobre o pântano, em peças de concreto, que hoje servem de viveiros para as várias espécies de animais. Uniram a necessidade da estrada com a importância da preservação passando pela criatividade e pelo respeito ao cidadão no seu direito de ir e vir. Seria importante que os nossos governantes deixassem a demagogia barata e o servilismo internacional e buscassem uma alternativa que propiciaria um avanço econômico na região ao mesmo tempo que preserva nossa arquitetura e cuida da integridade física do povo de Morretes.

    ResponderExcluir
  6. E vocês acreditaram nesse factóide? Obras desse porte num terminal abandonado há muito tempo vai servir só pra empreiteiras e políticos ganharem muiiiito dinheiro.

    ResponderExcluir
  7. EU VOTO NO LUIZ POLACO. É O QUE CONHECE MELHOR ANTONINA.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, se tem alguém que conhece o caminho das pedras em Antonina é esse Verador Luiz Polaco kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  9. GORDUXO, NÃO MEXA COM O QUE ESTA QUEITO.

    ResponderExcluir
  10. Opppsssss! É uma amaeaça? Quem esta ameaçando?
    Vixxxe, quem será? kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. E MORRETES PARADO NO TEMPO

    A Santa Casa de Misericórdia a partir de julho de 2011 passará a ser Hospital Municipal de Guaratuba.
    A prefeitura fará a municipalização da tradicional entidade, a Prefeitura Municipal de Guaratuba assumirá a total administração para melhor beneficio da saúde dos cidadãos guaratubanos.

    A população que tanto almejava um hospital para nossa cidade, foi atendida pela Prefeita Evani Justus. O hospital realizará cirurgias de pequenos portes (através de mutirões), maternidade, pediatria, clinica médica, internamentos e atendimento ambulatorial.

    A Santa Casa já se encontra fechada para a organização e preparação do hospital. Segundo a prefeita Evani Justus: “Faremos o possível para abrir o quanto antes o hospital, porém temos os trâmites legais e burocráticos a cumprir. Fico feliz, pois uma das minhas maiores preocupações, com gestantes e crianças, devido ao fechamento da Santa Casa será resolvido juntamente com o Hospital Navegantes de Matinhos. Não divido problemas, busco soluções!”.

    A prefeita esclarece ainda que será aberto um teste seletivo, o mais breve possível, para quem trabalha hoje na Santa Casa, ter a oportunidade de continuar a prestar seus serviços. “É importante a população saber que houve uma grande boa vontade do provedor Laufran Bevervanso, diretores e conselheiros, mesmo sendo lamentável o fechamento da Santa Casa, pensaram em nossa população e concordaram com a criação do hospital.
    E MORRETES FICA PARADO NO TEMPO

    Tudo isso só foi possível com os membros da Santa Casa e da minha administração, e tenho certeza que todas essas pessoas que colaboram com a entidade, continuarão com esse gesto de solidariedade com o Hospital Municipal de Guaratuba.”, finalizou a prefeita Evani.

    ResponderExcluir
  12. Quem te chamou de gorduxo, é quase tua vizinha, ela ficou irritada quando vc fez elogios ao Luiz Polaco de Antonina, porque a mãe dela esta querendo voltar a ser prefeita, o que sera uma pena, Antonina não merece isso, afinal a decadencia do Turismos em Antonina cmeçou nos seus oito anos de governo, e que piorou nos quatro do Kleber, não vamos errar outra vez. O Canduca, sem comentarios, quem esta se mexendo é o povo e o Padre. Por isso eu tambem acho que o nome novo do Vereador Luiz Polaco, é exelente.

    ResponderExcluir
  13. Vou deixar bem claro aqui uma coisa, não tenho nada a ver com a questão politica de Antonina, já basta a corja de idiotas que sonham ser meus inimigos por aqui. Esta é a ultima postagem sobre politicos de Antonina. Se precisaem do meu blog para anuncios, avisos, ou ate reclamações contra o Prefeito instalado, podem mandar, mas não vou me deixar usar por quem quer que seja. Dito isso, assunto Luiz Polaco esta encerrado.

    ResponderExcluir
  14. Alguém de antonina seja criativo e crie um blog pra eles lá. Nada de usar o teu (e o nosso) blog para falar de Antonina.

    ResponderExcluir
  15. Orlei, você tem conhecimento como anda o projeto da estrada que liga a Ponta do Felix com a BR 277 para evitar o trânsito pesado em Morretes???

    ResponderExcluir
  16. Sei que existe um projeto, mas não sei como é que está sendo tocado. Vopu me inteirar e fazer algo a respeito no JMN. Antonina é um lugar espetacular, tenho um apreço muito grande pela cidade, mas com certeza não vou me deixar usar pelos politicos de lá.
    No inicio ache que era uma brincadeira com o Vereador, até entrei na pilha, mas notei depois que estavam tentando usar meu blog para fazer politica. Isso com certeza não vai acontecer, mas como disse, para falar sobre a cidade e seus problemas estamos abertos e dispostos a enfrentar a maquina pública.

    ResponderExcluir
  17. Morretes e Antonina, sempre terão alguma richa, já virou folclore, porém, uma depende da outra, é histórico. O que não pode é dar margens e ouvidos a politicagem. Portanto você está correto ao proibir politicagem de outra cidade. Já basta a politicagem de Morretes.

    ResponderExcluir
  18. Orlei cai fora dessa briga, não te leva a nada.
    Deixa eles brigar a briga deles e você cuide de brigar a nossa. talvez você não perceba, mas hoje você e teus veiculos de informação são muito importantes para todos os morreteanos, gostem ou não de você. Parabéns pelo blog e pena que tenham deixado de lado o site de vocês.

    ResponderExcluir
  19. Nós Morretenses e Morreteanos, temos que agradecer sempre ao Orley, por ele ser Morreteano. Ser criativo, criar um blog em Antonina, como foi citado acima, é facil, o super dificil é ter um corajoso igual ao Orley. Criar um blog, e chamar a responsabilidade para si, com a cara, corpo e nome estampado a cada comentario, isso não para qualquer um.

    ResponderExcluir
  20. O projeto 277/Antonina direto não existe, quem afirmou isso foi o D.E.R. Então se não tem projeto, não vai ter asfalto. Temos forte impacto: no casario historico, pois quando o caminhão passa por cima da tartaruga, gera impacto de 150 metros de distância( quem me disse isso foi um arquiteto do patrimônio histórico , que infelizmente já faleceu). E o grande tráfego de caminhões no centro da Cidade. Por tanto só nos resta rezar, porque não vai sair.

    ResponderExcluir
  21. O Orley está certo. Não deve deixar que antoninenses venham aqui e comece a fazer politica. Em Antonina deve ter uns 10 blogs, deixa para eles essa conversa., mas de uma coisa estou certo, Morretes tem q entrar na briga da estrada, pois afinal de contas seremos beneficiados também, com o desvio dos camihões, tirá-los do caminho do centro de Morretes.

    ResponderExcluir
  22. o negócio é trancar a estrada, fazer protestos. infelizmente só assim pra chamar a atenção. Esse desvio tem que sair se o porto for reativado. E o patrimônio histórico, nossa gente, nossas crianças, como é que fica? Já não basta o transito atual de caminhões pra aumentar mais ainda???

    ResponderExcluir
  23. Se a população não tomar a iniciativa de cobrar, não vão ser os politicos que farão isso, seja eles quem forem. Ontem a noite, por volta das 22 horas passou um comboio de 1 carretas bi-trens, eu tinha ido no Robassa comprar refrigerante e vi elas passar. doze, uma atras da outra, acaba com a arquitetura ate casas modernas. E ninguém faz ou fez nada. Sempre lembrando que ali passa por um clube de serviço, o Cruzeiro EC, o Hospital da cidade, o laboratório de analises clinicas , uma das maiores casa de comércio de Morretes,a igreja matriz e as duas saidas dos alunos do Colégio Rocha Pombo. Já caiu um container na casa da obra, morreu gente ali naquela esquina, enfim com o aumento do porto fatalmente almenta o fluxo e ai as coisas tendem a se inviabilizar
    definitivamente.

    ResponderExcluir
  24. É isso aí, mobilização da população já; barricada na estrada; passeata na frente da prefeitura. Como diz aquele velho e surrado ditado, povo unido jamais será vencido!!! Porém, tem que ter um lider, quem se candidata???

    ResponderExcluir
  25. terra de avestruz, todo mundo com a cabeça no buraco para não ir contra o sistema e perder as vantagens pessoais possíveis.

    ResponderExcluir
  26. Postar no anonimato é uma coisa, fazer barricada, protesto, trancar a estrada, ai não pode ser no anonimato, com rosto coberto, enfim..., tem que mostrar a cara, então eu pergunto, quantas pessoas de influencia se submeteriam a isso? Ou teremos que chamar aquelas pessoas só para fazer movimento, como buchas de canhão? E os mais prejudicados e interessados,ficarão de braços cruzados esperando o resultado, que se for positivo, irão aparecer na foto?
    Orley, eu sei que as vezes cobramos demais de voce.
    Que tal abrir uma pagina, para que as pessoas que se preocupam com a situação de Morretes (com exclusividade
    a estrada que ligara a BR277. a Ponta do Felix) se manifestem deixando seu nome completo, RG. CPF, endereço e telefone para contato? Assim ficaria facil de organizar e marcar o dia da manifestação. Continuo no anonimato, se sair a lista, colocarei as informações propostas. Abraço.

    ResponderExcluir
  27. A hora em que a agua bater na bunda o povo aprende a nadar.A maioria diz: Moramos numa cidade pequena e conhecemos todo mundo, não é bom pegar inimizade...
    Devido esta mentalidade de uma grande maioria é que as coisas caminham cada vez mais para o abismo. Vai ser preciso cair casas, morrer bastante gente para a população acordar.

    ResponderExcluir
  28. A partir do momento que o Blog não permitir mais postagem anônimas, passo a assinar minhas postagens.

    ResponderExcluir
  29. Vamos para esse caminho....
    Com o inicio de operação da rádio, vamos reformular a forma de interação com o blog e as pessoas que visitam ele.

    ResponderExcluir
  30. Aliás, agora pelo jeito vem aí a primeira radio anônima de Morretes, a verdade morretenseFM.
    O som que sai do intestino dos teus inimigos covardes e raivosos como vce diz hahaha.
    hahahaha se cuida gordo hahah

    ResponderExcluir
  31. Solicitei junto ao DER/PR (ouvidoria-der@pr.gov.br) informações sobre a existência ou não do projeto que liga a Ponta do Felix e a BR 277. O DER/PR através da sua Ouvidoria e por intermédio do Sr. Paulo Cezar Huy de Macedo, DA COORDENADORIA TÉCNICA DT-DER/PR, assim respondeu:

    "Não existe, nem existiu projeto final de engenharia no trecho mencionado por V.S. Há um esboço de traçado passando sobre mangues, onde seria implantada via elevada ( seria constuído um viaduto sobre o mangue), no entanto há entraves com a justiça e os órgãos ambientais que são contra a idéia. O DER/PR tem interesse nessa rodovia, pois faz parte do traçado da BR 101 em nosso Estado."

    Assim, ficou claro que projeto final não existe, o que há, é um esboço de traçado com entraves na justiça e em orgãos ambientais.

    Não conheço o esboço de traçado, porém, acho que as autoridades deveriam solucionar estes entraves, para que Morretes não sofresse mais com o trânsito de caminhões pesados.

    ResponderExcluir
  32. mas pra que postar isso como anônimo???

    ResponderExcluir
  33. Pois é, uma informação importante...

    ResponderExcluir
  34. Sou cidadão morretense e quero tão somente melhorias para minha cidade, por isso postei o comentário anônimo das 8:32. Tento através das minhas postagens apenas fornecer informações sérias e respeitosas. Não uso o anonimato para fazer agressões, difamações, injúrias ou calúnias a quem quer que seja, muito menos quero incomodar a quem quer que seja. A minha postagem anônima é somente uma questão de proteção pessoal, entendam vocês ou não. Infelizmente, muitos que postam neste blog não pensam assim, pois somente agridem o que é uma covardia e outros que assinam as suas postagens não trazem nenhum benefício, são inócuos, não somam. Portanto, enquanto achar oportuno e importante encaminhar um comentário sobre um assunto, e, claro, se o dono do blog permitir a postagem, estarei colaborando mesmo sendo anônimo. Repito, usar o anonimato para ofender, caluniar ou difamar é covardia, agora, utilizar o anonimato como eu uso com responsabilidade não vejo mal nenhum.

    ResponderExcluir
  35. O fato de postar anônimo não muda o valor nem a impotyancia da informação. Só que chamou a atenção uma informação importante ser posta nesta condição. Com certeza deu para perceber quais são seus propósitos, obrigado pela colaboração. E sempre que tiver informaões deste nivel pode mandar. Vamos inclusive usar esta sua informação no JMN.

    ResponderExcluir
  36. Orlei, obrigado pela compreensão. Fico satisfeito em que utilize a minha informação no JMN. Quero somente esclarecer, que a resposta do DER/PR é somente aquela que está entre aspas.

    ResponderExcluir