TOP FITNESS

TOP FITNESS

terça-feira, 31 de maio de 2011

DEU NA BANDA B


Gestantes têm que pagar 1,2 mil para terem filho em Morretes

Luiz Henrique Oliveira e Bira Lopes Fale com o repórter
Gestantes da região de Morretes, cidade do litoral paranaense, têm relatado à Banda B uma situação que, muitas vezes, coloca em risco a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Não há nenhuma maternidade credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Para ter o filho em Morretes, só pagando R$ 1,2 mil pelo atendimento particular. A única alternativa é procurar o hospital público de Paranaguá, a 44 km.
O Hospital e Maternidade de Morretes, que é particular, até realiza as consultas pelo SUS, mas não tem credenciamento para realizar partos pelo sistema único de saúde.
“É muito difícil esta situação, eles até dão atendimento pelo SUS, mas o parto não é feito de forma gratuita, é necessário pagar para se ter uma criança em casa. Onde já se viu isso? Trabalhamos na zona rural, não temos como pagar ou então se locomover até Paranaguá”, relatou à Banda B, a gestante e moradora da região, identificada como Salete.
A reportagem da Banda B entrou em contato com o Hospital e Maternidade de Morretes. O diretor Djair Miranda afirmou que em 90 dias espera que esta questão seja resolvida. “Em 2009 o setor de obstetrícia foi fechado por serem necessárias melhorias no prédio, por ser um hospital particular não recebemos verba do governo. Agora está tudo pronto e esperamos que em 90 dias seja possível voltar a atender as grávidas do município durante o parto”, explicou.
Miranda também descreveu como as grávidas de Morretes têm sido atendidas desde o fechamento do setor. “Os partos aqui são apenas feitos de maneira particular ao preço de R$1,2 mil para a gestante. A outra opção é fazer com que a mulher vá para Paranaguá e seja atendida lá, onde existe um excelente hospital que já atende pelo SUS. Mas não é o ideal, já que o médico que acompanhou toda a gestação acaba não estando no momento do parto”, finalizou.
Secretaria de Saúde
A reportagem da Banda B também entrou em contato com a Secretaria de Saúde para buscar informações sobre o caso e aguarda retorno.

27 comentários:

  1. 90+ 90+ 90 + 90 = final de mandato
    Acabou a história e quem quiser que conte outra.

    ResponderExcluir
  2. Esta reportagem da radio banda B e a resposta do entao administrador do Hospital veio em boa hora, a reportagem mostra a todos que o Hospital e PARTICULAR e por isso nao pode receber e nem deve receber dinheiro PUBLICO, a nao ser pelos procedimentos efetuados dentro do HMM que sao pagos com os recursos enviados pelo Ministerio da Saude, tendo em vista que o Estabelecimento tem convenio com SUS.
    O que mostra mais uma vez que a Admnistraçao Municipal nao se preocpar com este estabelecimento e sim como a atençao basica do municipio.
    Mas ai volta tbm uma outra questao pq termos um Hospital particular em nossa cidade?pq nao ser Publico?
    E ai o assunto da Municipalizaçao volta a tona.

    ResponderExcluir
  3. Erik, não seja cruel, ponha-se no lugar daqueles que não dispõe de recursos financeiros e nem são parceiros politico do poder. Eu sei, denunciei aqui, de correlegionários do Prefeito que não pagaram nada para ter seus filhos em Morretes, se mesmo sendo um hospital particular já fizeram de crianças moedas de troca politica,imagine se for municipalizado. Erik te conheço, você é um cara inteligente, mas nesse caso ou você está se fazendo de de bobo, ou é. O HMM sempre serviu a população de Morretes,foi transformado num palanque politico no governo Helder e no governo Amilton nem pra pra palanque politico prestou!

    ResponderExcluir
  4. Sei sim que o HMM foi e esta sendo utilizado sim como palanque politico, lógico orley sei tbm que o HMM seviu e ainda serve a população, eu mesmo ja utilizei algumas vezes, sei quanto quanto a utilização do HMM como palanque politico por algumas administrações, so eu vc e algumas pessoas sabemos disso, e os outros moradores que infelizmente nao tem essa informação, e que moram no rio sagrado, floresta, etc, talvez muitos não saibam disso.

    ResponderExcluir
  5. por conta disso amigo é que a gente tem que pensar antes de falar do nosso HMM. Veja, é um absurdo não nascer crianças ali, e não me digam que é uma questão técnica, agora querem que o povo doe 45 mil reais pra ajudar no raio x ou coisa assim, e ao mesmo tempo gastam dinheiro com capela mortuária. Não deixam nascer, não cuidam de quem conseguiu nascer e agora como compensação a este estado de abandono da nossa saúde, constroem uma camara mortuária.Miseravelmente eles com isso mostram que não tem a menor sensibilidade pública para administrar o municipio e suas prioridades.

    ResponderExcluir
  6. Ja esta mais do que provado que quanto mais doente e mais analfabeto melhor. Se a saúde estiver tudo nos conformes como os politicos irão fazer as campanhas? E quanto a educação,o analfabetismo é uma mina de votos. È assim que funciona e nós deixamos as coisas acontecerem.

    ResponderExcluir
  7. a maior vergonha para o prefeito Hamilton é esse hospital que não ATENDE a população carente, isso sim, foi uma grande traição com o povo da cidade.
    Por isso e muito mais, Hamilton nunca mais!

    ResponderExcluir
  8. pois é orley, quem trabalha com a primeira dama é previlegiado mesmo,motorista leva e busca em casa , e o horário é diferente dos outros,funcionários saem no horario´que acham melhor , 15 pra meio dia saem e 16:50 já fecharam a secretaria......vou pedir minha tranferencia pra la,eita beleza

    ResponderExcluir
  9. EITA GENTE MENTIROSA. PENSAM QUE O POVO É BURRO. ACABARAM COM OS PARTOS PELO SUS PQ O SR. PREFEITO NÃO QUIS PAGAR OS MEDICOS ALEGANDO QUE A PREFEITURA NÃO TINHA DINHEIRO E AGORA VEM COM ESTA CONVERSA MOLE. ME ADMIRO O SR.DEJAIR MIRANDA QUE SE DIZ AMIGO DO POVO E LUTADOR PELA RECUPERAÇÃO DO HOSPITAL CONFIRMAR ESTAS MENTIRAS NA RÁDIO.VEJAM A ENTREVISTA FEITA NA RPC TV EM 29-01-2011 ONDE TANTO O SR.DEJAIR QUANTO A SRA.SECRETÁRIA DE SAÚDE ESTABELECEM UM PRAZO PARA REABERTURA DA MATERNIDADE SÓ QUE COMO ERA DE SE ESPERAR NADA ACONTECE. COMO AS INSTALAÇÕES DA MATERNIDADE ESTÃO INADEQUADAS E PODE FAZER PARTO PARTICULAR? SÓ NÃO PODE SE FOR PELO SUS.
    CAMBADA DE MENTIROSOS. FORA ATUAL ADMINISTRAÇÃO, FORA DEJAIR MIRANDA, FORA SECRETÁRIA DE SAÚDE.
    VOCÊS NOS ENVERGONHAM E FAZEM MAL A NOSSA CIDADE.
    LINK DA ENTREVISTA EM JANEIRO NA RPC TV http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2011/01/morretes-esta-sem-maternidade-publica/

    ResponderExcluir
  10. Ao Anonimo das 08:27:
    venho aqui postar minha indignação sob teu infeliz comentário;talvez os funcionarios dáquela secretaria estejam realizando esse horário mesmo, saindo por algumas vezes mais cedo, mas não consigo esquecer, que desde 11 de março quando aconteceu a enchente em nosso município,esses mesmos funcionários, incansavelmente estavam a postos a qualquer hora do dia ou da noite, sabado ou domingo, prontos a colaborar com a população que estava sofrendo, exercendo não somente seu papel de funcionários, mas sim, o papel de cidadãos solidários e voluntários...porque se pararmos para analisar, eram sempre os mesmos, dessa equipe, desta secretaria que estavam lá.então...antes de criticar, voce mais do que ninguém, deveria estar lá...não a teu próprio interesse, mas em prol da sociedade morretense que ainda está pedindo socorro, mas que graças a essa equipe e claro de mais alguns, estão conseguindo se estruturar dignamente.Fique com Deus e em paz, porque vc deve estar precisando

    ResponderExcluir
  11. nem tanto ao céu ...nem tanto a terra.
    cada fez sua obrigação para com a população e para com sua consciência. Parabéns a todos que se doaram de forma total, aguns com suas casas cheias de agua trabalhando sem descanso. Parabéns a todos esses. Mas daí a fazer este esforço todo virar previlégios a distancia é muito grande.

    ResponderExcluir
  12. aiaiaiai, o povo precisando de carro pra ir em médico e nunca tem.mas pra levar e buscar funcionário tem.se bem que tenho quase certeza que isso a primeira dama não sabe, fazen as escondidas,shiiii, aí ta ficando feio mesmo

    ResponderExcluir
  13. Sem contar que na secretaria de obras tem funcionários d cargo COMISSIONADO que não trabalha a tarde e só vai ao trabalho pela manha e quando quer!!! E o povo q precisa desse atendimento tem q ir a essa secretaria varias e varias vezes atras do tal funcionario!! Cad o famoso SECRETÁRIO DE OBRAS, porque nao cobra horário do funcionário ou será que só porque é este funcionário é do alto escalao ele trabalha o dia que quizer. O mesmo pau que da no zé da no Mané tbm ou só acham de cobrar serviços da ralé!ISSO É UMA VERGONHA

    ResponderExcluir
  14. Sei que todos os assuntos e comentários aqui colocados são todos pertinentes e interesse da população Morretense, porém hoje estava na sala de aula e la estava uma palestrante do municipio de Matinhos relatando aos alunos de como se da o processo da ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA e durante esta recordou que averá no Município a conferência municipal de saúde de onde saíram as necessidades e anseios da população e servidores da saúde matinhense, ai vem a pergunta que não quer como esta esta organização em Morretes qundo será esta conferência, por acaso vc ORLEY tem esta informação, é de extrema inportância que a toda a população morretense tenha conhecimento desta data e que prticipem, pois é dai que irão sair decisões importantes para a conferência estadual e depois a Federal.
    Vamos colocar de fato em vigor a lei 8142/90 parTICIPAÇÃO POPULAR NAS DECISÕES REFERENTES A SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8142.htm

    ResponderExcluir
  15. Ei orley, acho que não é a prefeitura que esta pedindo para o povo doar 45.000,00 do raio-x. Eu recebi um e-mail do Erick Hunziker, presidente do Rotary Club pedindo essa colaboração, pois eles ja conseguiram o dinheiro do raio-x, mas exigiram que tenha melhorias na sala onde vai ser instalado e esse dinheiro é pra isso. Ate vou ajudar, e a prefeitura dentro da lei também poderia. Mas não deram dinheiro pro equipamento, imagine para as obras de instalação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Então, se é o ROTARY CLUB quem esta pedindo é porque é importante. Mas de qualquer forma fica o registro da indignação de gastar dinheiro com casa mortuária ao invés de ajudar a arrumar o HMM.

    ResponderExcluir
  17. Sr. Orley, boa tarde, sou filha de Morretes e apesar de morar a muito tempo em Paranaguá, continuo sendo eleitora aí.
    Ha pouco tempo morreu um parente nosso no Porto de Cima e foi o maior sufoco para encontrar um local para velarmos o nosso parente em razão da casa deles ser muito pequena, após muito esforço conseguimos um lugar em uma igreja evangelica que apesar de sermos catolicos eles nos cederam o lugar e velamos o nosso tio.
    Não entendo porque o senhor critica tanto o fato da prefeitura estar construindo uma capela mortuária naquele local, será por se tratar de um lugar de pessoas muito humildes e que não mereçam tal privilegio? talves apenas os moradores da cidade possam ter esta regalia né?
    O senhor pode e deve criticar os gastos se por ventura foram excessivos mas a construção em sí é uma boa coisa para a população.
    Não conheço nenhum politico atual na cidade, só me lembro do dr. Orlando.
    E o Dr. Orlando foi muito feliz quando constuiu aquela capela em Morretes que até hoje está sendo utilizada.

    ResponderExcluir
  18. Respeito a sua posição, os sentimentos pelo seu tio, como a senhora mesmo disse é filha de Morretes, teve o previlégio de nascer em Morretes. ao mesmo tempo que seu tio teve dificuldade para ser velado no Porto de Cima, centenas de crianças tiveram dificuldades de nascer em Morretes, a diferença é que o seu tio conseguiu ser enterrado em Morretes, talvez atendendo um pedido final, mas as crianças não tiveram opção ou pior não tiveram dinheiro para pagar e ai se obrigaram a nascer noutro lugar. Não se governa para um ou dois, governa-se para todos, por isso minha senhora, eu critico esta posição do municipio.
    Nossos governantes estão preocupados com quem morre, não respeitam quem nasce e não atendem quem quer viver.

    ResponderExcluir
  19. Sempre falei, que umas das maiores obras já realizada em Morretes foi a construção da Capela em frente do Cemitério, lembro quando criança que na sala da minha casa foi velado uns 04 ou cinco parentes, agora existe um lugar específico para isso. O porto de cima também merecem, acredito que o respeito deve existir tanto para os mortos como para os vivos. Orley acredito que não é necessário criticar o que está sendo feito de bom, e sim o que não está sendo feito. E só lembrando acredito que não foi Sr: Orlando que realizou esta obra simples, mas com certewza umas das mas uteis de Morretes, Foi o Sonhador ilustre Sebastião Cavagnolli.

    ResponderExcluir
  20. Eu não critico a obra em si, mas a forma de avaliar prioridades. Hoje temos uma maternidade que não funciona, não temos ambulancias, um hospital vivendo de favores e uma infra estrutura de saúde aquém da demanda. Ai você prioriza casa mortuária, com certeza o erro de avaliação de necessidades é brutal. Governar é saber administrar prioridades. Por mim ele pode fazer quantas casa mortuárias quiser, desde que tenha como favorecer o nascimento das crianças e cuidar para que os vivos não precisem destas casa mortuarias.Com toda a certeza um dia vou usar uma delas.

    ResponderExcluir
  21. PERGUNTAR NÃO OFENDE.

    QUEM TEVE ESSA IDÉIA DE FAZER A CAPELA?

    O ADMINISTRADOR?

    OU


    OS VEREADORES?

    QUEM PAGOU?

    É CLARO QUE FOI O CONTRIBUINTE.

    MAS FOI UMA OBRA PLANEJADA PELA ADMINISTRAÇAO MUNICIPAL?

    OU

    FOI UMA CONDIÇAO IMPOSTA PELOS VEREADORES?

    ResponderExcluir
  22. fora o valor exorbitante da capela mortuaria!!!!

    ResponderExcluir
  23. AMIGO ORLEY VC QUE É NOSSO DETETIVE, PODE NOS INFORMAR QUANTO É ESTE EXORBITANTE QUE FALA O DAS 16,01, QUEM É O CONSTRUTOR. SÓ P/ FICAR MAIS CLARO, AFINAL É O NOSSO DIM-DIM, E A ELEIÇÃO JA ESTÁ APARECENDO NA CURVA.

    ResponderExcluir
  24. FOI CONSTRUIDA NO INTERIOR DE sÃO PAULO UMA CASA MORTUÁRIA PARECIDA COM ESSA.VOU COLOCAR AQUI QUANTO GASTARAM LÁ E QUANTO GASTARAM AQUI.

    ResponderExcluir
  25. Moradores da cidade esperam inauguração de capela de velório Águas de São Pedro

    Bom Dia Brasil - 30/08/2010


    Moradores esperam inauguração de capela de velório Águas de São Pedro que vai custar aos cofres municipais R$15.000,00. O índice de mortalidade na cidade é mínimo e quem vai inaugurar a capela é o tema de quase toda conversa da cidade. Antes da construção da capela, os velórios aconteciam na Câmara Municipal. O Cemitério Municipal é o próximo projeto do Prefeito. Por enquanto os mortos desta bela cidade são enterrados em cidades vizinhas.
    Lá os mortos são enterrados nas cidades vizinhas, aqui se quiser nascer tem que ir nas cidades vizinhas. Coisas do Brasil.

    ResponderExcluir
  26. essa aí custou R$ 15.000,00 A do porto de cima no mínimo deve ter sido umas 3 vezes mais.

    ResponderExcluir