TOP FITNESS

TOP FITNESS

quarta-feira, 16 de março de 2011

ANTONINA E MORRETES


Ministério Público propõe medidas emergenciais para garantir segurança de moradores


A Promotoria de Justiça de Antonina acompanha desde a semana passada a questão do excesso de chuva na região. Para garantir a segurança da população e o devido atendimento às famílias desabrigadas, o Ministério Público apresentou diversas ações emergenciais, que foram atendidas pelo Juízo da Comarca. A responsável pelo caso é a promotora de Justiça Rosana Mikrut da Rocha Loures Demchuk.

No tocante ao atendimento aos desabrigados, foi ajuizada medida cautelar visando à segurança das famílias com a retirada preventiva das pessoas de áreas em situação de risco. Essa ação tem por objeto a delimitação precisa das áreas classificadas como de risco pela Defesa Civil e, feita esta análise, a retirada das famílias das áreas afetadas, bem como a colocação em abrigos seguros. “Como muitas famílias não saem de suas casas em função de seus patrimônios, buscamos resguardar igualmente seus bens, pedindo reforço e vigilância policial nas áreas desabrigadas, bem como inventariando os pertences das vítimas”, explica Rosana.

Sobre o abastecimento de água e fornecimento de alimentos, o MP-PR destaca que cabe aos Municípios, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, prover os serviços de atendimento à saúde da população. “Neste sentido, conforme previsão constitucional, a garantia de água e alimentos encontra-se inclusa nas atribuições do Poder Público. Estamos atentos a isso e vamos cobrar o atendimento à comunidade”, afirma a promotora de Justiça.

Novas tragédias – “Queremos que a medida cautelar apresentada sirva como base para que novas tragédias não venham a ocorrer e que a região, se de fato não tiver condições, não volte a ser ocupada”, diz Rosana. Ela conta que, para tanto, está sendo requisitada documentação técnica – estudos e laudos geológicos, hidrográficos e de ocupação e uso do solo – a respeito das condições de morros e encostas de Antonina. “Antes mesmo desta catástrofe que atingiu a cidade já havíamos solicitado informações e vistoria à Prefeitura a respeito da segurança de algumas áreas que acabaram atingidas pela chuva dos últimos dias”, afirma. A promotora e sua equipe estiveram presentes nas áreas em que ocorreram os deslizamentos, também acompanhou algumas desocupações e visitou os abrigos públicos onde estão as vítimas da chuva. “Com essas visitas foi possível realizar o levantamento das necessidades primordiais dos desabrigados. A partir disso, já foi oficiado ao Poder Judiciário de Antonina solicitando que seja concedida prioridade às audiências do Juizado Especial Criminal, com intuito de arrecadar verbas e subsídios para atendimento da população desabrigada”, diz Rosana.

Informações para a imprensa com:

Patrícia Ribas / Maria Amélia Lonardoni

(41) 3250-4228 / 4229

10 comentários:

  1. O cuidados com doenças depois das enchentes.

    Extraído da Gazeto do Povo 17 de março de 2011.

    Limpeza das casas atingidas pela chuva no litoral

    Famílias do litoral do Paraná que tiveram a casa invadida pela enchente e pelo barro e já receberam autorização dos órgãos competentes para retornar aos imóveis precisam ter cuidado no momento da limpeza das casas.

    Segundo o órgão, o barro - que fica nas casas depois que o nível da água baixa - está contaminado. Existe risco de leptospirose, pois pode haver a bactéria presente na urina dos ratos.

    A orientação da Secretária de Estado da Saúde (Sesa) é para que as pessoas façam uso de botas e luvas plásticas na limpeza, de acordo com a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná. As casas precisam ser desinfetadas com água e água sanitária. Todos os alimentos e medicamentos que entraram em contato com água ou barro contaminados precisam ser eliminados e não podem ser consumidos.

    Outro problema é a possível presença de animais peçonhentos dentro das casas, como cobras e escorpiões. É preciso também ter atenção redobrada para arrastar móveis.

    Para limpeza da caixa d’água, a cada mil litros de água deve-se usar 100 mililitros (mls) de hipoclorito de sódio a 2,5% ou 100 mls de água sanitária (dois copinhos de café descartáveis).

    A Sesa enviou técnicos ao litoral para orientar a população sobre a limpeza das casas e reforçou o estoque de medicamentos.

    ResponderExcluir
  2. O site da prefeitura que tinha que trazer informações dos acontecimentos, o site esta tão atrasado que ainda aparece a foto do prefeito na festa feira de 2010. Logo teu blog chega nos 300.000 e o site da prefeitura continua atrasado.
    Competência é o que tem blog tem.

    ResponderExcluir
  3. O blog vai rompendo numeros cada vez maiores e vai noticiando cada vez mais verdades de um governo que vive na mentira.

    ResponderExcluir
  4. esperançoso de dias melhores17 de março de 2011 às 13:23

    orlei cada dia mais Morretes fica dependente das informação do teu blog. a gente espera que vc não faça tudo isso e no fim se venda para os politicos,como muitos andam fazendo na cidade.
    Se você fizer isso vai ser uma decepessão.

    ResponderExcluir
  5. Ate o site da camara tem mais noticia que o da prefeitura e o blog do Orley chegando aos 231 mil acessos. O maior inimigo de uma pessoa é a sua inercia e ouvidos grandes aos seus bajuladores.

    ResponderExcluir
  6. o que? comparar esse blog com o site da câmara? voce deve estar no mínimo brincando!!!

    ResponderExcluir
  7. AMIGO Orley: também fiquei indignado com que eu vi,era exatamente 19:30 quando entrou o Prefeito no bar do Pedro Albano logo em seguinda Porrua e mais algumas autoridades,parecia não ter acontecido nada em Morretes estavam muito felizes muita bebida e churrasco muitas risadas......

    ResponderExcluir
  8. Ano que vem, na época das eleições vamos fazer o povo lembrar de tudo isso.
    Com bomba, com blogs agressivos, com ofensas, mas vamos estar firmes, mostrando para o povo de Morretes quem fez o que nos ultimos 6 anos de prefeitura.Vamos oxigenar a memória de todo o morretense, com o blog que inteligentemante o Prefeito diz que ninguém acredita, com o site e com o jornal que o Prefeito diz por ai com ares de "me contaram tudo", que ninguém lê, aliás, ele disse para mim que não lia o nosso jornal.
    2012 vem aí.

    ResponderExcluir
  9. amigo orlei;quero registrar minha indignaçao ao ver pessoas que nada perderam em filas pegando donativos pessoas que a agua nem chegou em seus terreiros,essas pessoas deviam se envergonhar de estarem tirando proveito de uma situaçÃO como essa pois amaioria dessas pessoas tem um bom poder aquisitivo e estão tirando daqueles que nada tem mas tambem quero agradecer todas as pessoas que estão ajudando nessa calamidade que assolou nossa querida morretes.

    ResponderExcluir