TOP FITNESS

TOP FITNESS

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A PEDIDO

DOAR PLAQUETAS PODE SALVAR VIDAS

*Priscila Pacheco

Tão fácil quanto doar sangue, mas desconhecido por grande parte da população a doação de plaquetas é importante para casos de sangramento excessivo.

O processo de doação de sangue é bastante conhecido pela sociedade. Entretanto, muitos não sabem que também é possível doar apenas plaquetas. Estas são fragmentos de células presentes no sangue e responsáveis pela coagulação, evitando assim uma hemorragia no organismo.

O sistema sanguíneo contém uma grande quantidade de plaquetas, portanto, a doação não é prejudicial, principalmente porque são recompostas rapidamente pelo organismo. A coleta é realizada por aférese (o sangue do doador é retirado de uma veia do braço passando por um equipamento que retém parte das plaquetas e devolve o restante do sangue e suas células à veia do outro braço). O procedimento é realizado em 90 minutos, aproximadamente.

A transfusão de plaquetas é muito importante para os pacientes que sangram excessivamente por causa de leucemias, aplasia de medula óssea, quimioterapia, radioterapia, etc. Essas pessoas apresentam um sangramento sério por não produzirem plaquetas suficientes devido aos tipos de medicamentos e debilidade do organismo. Aqueles que receberam o transplante de medula óssea, por exemplo, necessitam de muitas transfusões.

Doar plaquetas, assim como doar sangue é um ato voluntário de solidariedade e de responsabilidade social. Se cada cidadão com boas condições de saúde tomasse a decisão de se tornar doador, os hemocentros não passariam por nenhuma dificuldade.

É possível esclarecer qualquer tipo de dúvida acessando os seguintes sites: www.santacasasp.org.br; www.prosangue.sp.gov.br; www.abrale.org.br; www.oncopediatria.org.br.

Sobre Priscila Pacheco – Estudante de jornalismo, atua na Marsi – Assessoria de Imprensa e Comunicação, além de trabalhar como voluntária em hospitais.



27 comentários:

  1. Só para relembrar: http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2011/01/morretes-esta-sem-maternidade-publica/

    ResponderExcluir
  2. O anônimo das 05:31

    ja que vc ta dando uma relembrada aí que o hospital esta sem Maternidade.

    pq vc não faz igual a mim que fui lá e ví a situação do hmm e vou trabalhar lá voluntáriamente para agilizar a reabertura da maternidade.

    reabrir uma maternidade,
    não é reabrir uma banca de bananas
    como muita gente pensa.

    tem serviço de pedreiro, carpinteiro,eletricista, e etc.

    quem sabe ao invés de comentários levianos
    mostrar serviço

    não é uma boa

    ResponderExcluir
  3. Não entendi o comentário "Arauto do Bem" (?), estou procurando os comentários levianos e não os encontro, por favor indique. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Não é uma boa não! P q neste mês nasceu uma criança em MOrretes, que o pai pagou pelo parto. Esse parto é feito em outra dependencia do HMM? P q não usam esse dinheiro para arrumar o bom e velho HMM? E cade a $$$ do bazar? Agora se vc vai trabalhar de graça um serviço e espero que faça um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  5. O PAI NÃO PAGOU PELO PARTO, O AMILTON PAGOU O MÉDICO POR FORA E O HMM NÃO RECEBEU NADA. QUEM CONTOU FOI O PRÓPRIO PAI, AQIUI NA MINHAS CASA. ALÉM DE CHURRASCO ELEITOREIRO AGORA TEM O PARTO ELEITOREIRO. SÓ NASCE AQUI QUEM ESTIVER DO LADO DO PREFEITO.

    ResponderExcluir
  6. Orley mas ai podem usar a maternidade! E a vigilancia sanitaria não cai em cima se alguem pagar? Só cai em cima se for nascer pelo SUS?

    ResponderExcluir
  7. Realmente esta situação é vergonhosa para o nosso municipio. Pelo andar da carruagem estão esperando chegar mais perto das eleições e dai reativar a maternidade acreditando que o povo tem memória politica muito curta. Mas para o desespero deste povo,nós vamos estar fazendo oxigenando a memória do eleitor de Morretes.

    ResponderExcluir
  8. CARO ORLEY,
    VENHO POR MEIO DESTE SOLICITAR A SEGUINTE INFORMAÇÃO:

    POR QUE QUANDO TEM PASSEIOS CICLISTICO,JOGOS DE FUTEBOL,OU QUALQUER EVENTO QUE NECESSITE DE UMA AMBULANCIA,POR QUE SERA Q QUEM ACOMPANHA OS MOTORISTAS COMPLETAMENTE DESPREPARADOS SÃO AS ENFERMEIRAS???
    SABEMOS QUE ESTA SENDO UM TRABALHO EVASIVO,CONCORDAM??
    ESSA TAREFA É PARA SOCORRISTAS,CONCORDAM???
    ALI NA SECRETARIA DE SAÚDE TEM UNS MOTORISTAS QUE TEM APENAS O 1º GRAU E DESCONHECE COMO ATURA EM URGENCIA E EMERGENCIA,TEM COISAS QUE NÃO É SO PARA O CORPO DE BOMBEIROS.
    TEM ENFERMEIRA DA SAÚDE QUE PELO AMOR DE DEUS ORLEY,NÃO SABE NEM POR ONDE A GALINHA MIJA.
    NO CARNAVAL DE 2010 O DESPREPARO DOS MOTORISTAS FOI REDICULO,ESTACIONAR A AMBULANCIA EM LUGAR DE DIFICIL ACESSO. SABEMOS QUE MUITOS NÃO SABEM NEM ONDE LIGA O GIROFLEXES COM A CIRENE,ME POLPE !! SO QUEREM FAZER POSE E VOLUME,NA HORA do pega pra capa JOGAM OS PACIENTES NA MACA E LEVAM PRO HMM. TEM MULHER MOTORISTA QUE NEM TOCA EM REMOÇÃO PRA NÃO QUEBRAR A UNHA.
    VAMOS SECRETARIA SUELLEM,PONHA ESSAS TECNICAS DE ENFERMAGEM COM NIVEL DE SOCORRISTA PRA ATUAREM,ANTES QUE VENHAM A FERIR OS DOENTES.
    BOM É SO UM APELO QUE FAÇO,POIS EXISTE UM PROTOCOLO QUE É BEM CLARO,VOCÊ TEM CIENCIA DISSO SENHORA SECRETARIA????
    TIRE ESSAS AGENTES COMUNITARIAS E ESSAS ENFERMEIRAS E OS MOTORISTAS DESQUALIFICADOS E MANDEM ESTUDAREM,SE PREPARAR PARA TRABALHAREM NA AREA DE SAUDE,CUIDAR,ZELAR POR VIDAS,E VIDAS HUMANAS.
    FIQUEI SABENDO QUE TEM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS LA PARA TRABALHAREM NESSE CARNAVAL,ENTÃO CONVOQUE-OS !! ISSO É TRABALHO PRA SOCORRISTA !!!!!!
    AO INVES DE FICAREM DANDO INDIRETAS PRA QUEM ACHAM QUE COLOCAM ESSAS COISAS NO BLOG,PENSEM NA PREVENÇÃO !!!!
    É POR SABER DO DESPREPARO QUE MORRO DE MEDO DE PRECISAR DE VOCÊS !!!

    ResponderExcluir
  9. O que acontece na saúde?
    Um setor tão importante para o municipio com tantas rachaduras, dentistas cobrando,equipamentos fora de uso, estão cobrando ate a questão da limpeza. com certeza os servidores efetivos estão fazendo sua parte.
    É preciso que o Prefeito de um soco na mesa dentro da saúde. Afinal quem paga a conta política de tantos destemperos é ele mesmo. muitos ali, na hora da derrota correm célere para o outro lado. É só olhar em volta!

    ResponderExcluir
  10. FIEIS LEITORES DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO,PEÇO HUMILDEMENTE VOSSA ATENÇÃO.

    FAÇO PARTE DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DA S.M.S (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE),SOU CARGO DE CONFIANÇA,POIS A MUITOS ANOS NÃO SÃO REALIZADOS CONCURSO PUBLICO NEM TESTE SELETIVO AQUI EM MORRETES,O POR QUÊ DESCONHECEMOS,SE É SÁBIDO O DEFCTI DE FUNCIONAEIOS PARA TODAS AS AREAS.
    MAS,NESSE MOMENTO VENHO DEFENDER OU MELHOR ESCLARECER SOBRE O DEPOIMENTO DO SR ¨¨MEDONHO DA S.M.S.¨¨ 23 de fevereiro de 2011 13:21.
    PRIMEIRAMENTE,INFORMO QUE OS SENHORES MOTORISTAS DA SMS,SÃO CIRCULAM COM VEICULO DE UEGENCIA E EMERGENCIA,APENAS CONDUZEM PACIENTES PARA CONSULTAS EOTINEIRAS EM OUTRAS LOCALIDADES,SENDO ASSIM DISPENSAMOS A COMPANHIA DE UM (A) SOCORRISTA,MAS ADMITIMOS QUE DURANTE OS EVENTOS E O CARNAVAL É INDISPENSAVEL SIM A PRESENÇA DO SOCORRISTA,E TEMOS CIENCIA SIM QUE TEMOS ESSES FUNCIONARIOS AQUI NA SMS,POREM NÃO RECEBEM E NEM ATUAM COMO SOCORRISTA,MAS PODE SIM SER FEITO UM CONTRATO PARA ESSES EVENTOS COM OS PROFISSIONAIS QUE AQUI TEMOS,MAS ISSO CABE A NOSSA COMPETENTE DIRETORA E SECRETARIA DAR ESSA OPORTUNIDADE,CLARO QUE O PROTOCOLO E NEM MEDICOS MUITO MENOS ENFERMEIRAS PODEM FAZER ESSA REMOÇÃO,SOMENTE SOCORRISTA E BOMBEIROS. NÃO POSSO DEIXAR DE CONCORDAR QUE NESSE CASO HÁ SIM UM DESPREPARO GIGANTESCO TANTO DOS MOTOEISTAS QUANDO DAS ENFERMEIRAS QUE FAZEM APENAS PERSONAGEM NO LOCAL. ISSO É FATO E VOCÊS HÃO DE CONVIR COMIGO.
    SEGUNDO PONTO: A PREFEITURA DIFERENTE DO HMM,NÃO TEM O QUADRO DE TECNICAS DE ENFERMAGEM,O HMM TEM.MAS É SÁBIDO QUE TODOS OS AUXILIARES DE ENFERMAGEM TEM O DIPLOMA DE TECNICO DE ENFERMAGEM.
    TERCEIRO PONTO: AS AGENTES COMUNITARIAS,ESRÃO COMO AGENTES POR QUE SÃO CONCURSADAS,MAS É COM MUITO PRAZER QUE FELICIDO AS PELOS CURRICULOS QUE SEI QUE ELAS TEM. E CITO,QUE TEMOS PÓS GRADUADA,ACADEMICAS (QUE SE FORMAM ESSE ANO),CONTABELISTAS,MAGISTERIO,TECNICA EM RADIOLOGIA,TECNICA P/ ATENDER DENTISTAS,FARMACIA,SOCORRISTA,SÃO TODAS ESFORÇASDAS E BANCAM COM SEUS PROPRIOS SALARIOS. E SE AINDA SÃO ACS É POR FALTA DE OPORTUNIDADES E NÃO INCOPETENCIAS.
    ABRO UM PARENTESES AQUI E ESCLAREÇO QUE TEMOS 06 FUNCIONARIAS QUE ATUAM COMO ACS E NÃO SÃO,PELO FATO DE SUAS CATEGORIAS NÃO EXISTIREM MAIS ,POREM SÃO CONCURSADAS E CAPAZES DE ATUAREM EM QUALQUER AREA.
    BOM,ACREDITO QUE SANEI SUAS DUVIDAS... E NÃO QUERO COMENTARIOS POSTERIORES,OK?!
    PS:: AQUI NA SMS,NÃO TEM FOFOQUEIRAS E SIM PESSOAS QUE COMPARTILHAM INFORMAÇÕES.
    GRATA PELA VALIOSA ATENÇÃO !!

    ResponderExcluir
  11. Estava eu, lendo o jornal do Carlinhos Xavier, e li a entrevista do Dejair, dizendo que o HMM, a MATERNIDADE, ira funcionar daqui a 60 dias, Senhoras e Senhores, prestem bem atenção, não é daqui a 60 dias, o certo é daqui até as eleições vai funcionar 60 dias, ou seja a maternidade vai voltar a funcionar nos meses de Agosto e Setembro de 2012, 60 dias antes das eleições, e o pior que muitos vão votar pensando que sera para sempre.

    ResponderExcluir
  12. A propósito muito boa a matéria do MC Litoral. Parabéns para a equipe de jornalismo do MC LITORAL

    ResponderExcluir
  13. Para o (a) anonimo (a) das 11:09

    td bem que à sombra do anonimato nos reserve o direito de ficarmos oculto.

    agora o q não dá pra aceitar é o comentário do anonimo acima. pq ele afirma categóricamente que vai acontecer naquele dia, hora, ano e etc.
    o ruim é que vc não sabe o tipo de gente que está por trás disso.
    de repente o cara esta batendo em suas costas

    ResponderExcluir
  14. COMO DIZEM O PEIXE MORRE PELA BOCA.
    NO JORNAL DO CARLINHO,O DEJAIR CITOU 180 MIL DE RPASSE DA PREFEITURA,E CADE ??? NO QUE ESTA SENDO EMPREGADO ESSA GRANA ??? E ESSES 60 DIAS QUE NUNCA CHEGAM, E PQ SO PARTOS PARTICULARES PODEM SER FEITOS NO HMM ??? AI A VIGILANCIA NÃO INTERFERE ?? SEI QUE OS PARTOS PARTICULARES A GRANA VAI PARA OS MEDICOS,MAS AS MEDICAÇÕES ,MÃO DE OBRA DAS ENFERMEIRAS,ALIMENTAÇÃO,HIGIENE ETC... É DO HMM OU SEJA É DO SUS,VAMOS REFER ISSO DEJAIR ????
    ACHO QUE PELO TEMPO QUE VEM SENDO COBRADO OS PARTOS COM O DIM DIM JA TERIAM FEITO ALGUMA COISA,NÃO !!!!
    JA QUE A GRANA VAI SO PARA OS DOUTORES,ENTÃO PQ O HMM NÃO SE RECUSA A FAZER ESSES PROCEDIMENTOS,JA QUE NÃO GANHAM NADA COM ISSO SO PREJUIZO ?????
    VAMOS ENFERMAGEM REAJAM !!!!!

    ResponderExcluir
  15. EI ORLEY,PQ VC NÃO FAZ UMA ENTREVISTA COM OS TECNICOS DE ENFERMAGEM DO HMM E DA SAÚDE. TO SABENDO QUE ELES QUEREM FALAR ALGO...MAS SO SE PRONUNCIAM SE VC PERGUNTAR...SABE CUMU É NÉ...

    ResponderExcluir
  16. Ou o Dejair coloca as coisas como elas verdadeiramente são, e que nós sabemos que são mas por respeito ao Dejair estamos esperando ele se manifestar ou vai acabar saindo como bandido desta história depois de tanto sacrificio, dando murro em ponta de facas. Continuo dizendo aqui, que não fosse o Dejair, o HMM estava fechado a muito tempo. A história da maternidade seletiva chega a causar asco!

    ResponderExcluir
  17. SÔNIA GRASMMAMM (BARREIROS)24 de fevereiro de 2011 às 17:14

    ORLEY,VOCÊ SABE RESPONDER A QUANTIDADE EXATA DE CURRICULOS LEVADOS NO HMM E QUANTOS FORAM ACEITOS PARA TRABALHAREM NA OPERAÇÃO VERÃO DO HMM ??

    ResponderExcluir
  18. Segunda feira sem falta vou tratar disso.
    Gostei da idéia.
    Fazemos com vídeos para o site e tambem para o jornal impresso que sai 15 de março.

    ResponderExcluir
  19. não sei, mas posso perguntar e se possível , Dejair responda essa pergunta aqui no blog.

    ResponderExcluir
  20. CONCORDO !
    OS FUNCIONARIOS,REUNIRAM E QUERIAM FAZER FESTA TIPO COLOCAR NO CALENDARIO DA CIDADE TIPO,FESTA FEIRA...ALGO PARA AJUDAR O HMM,E COM O DIM DIM OS PROPRIOS FUNCIONARIOS ORGANIZADORES DO EVENTO,COMPRARIAM,COLCHÕES,TRAVESSEIROS,TOALHAS P/ PACIENTES,PIJAMAS HOSPITALAR,CADEIRAS,MESAS,CAMA,ENFIM NADA CHIQ,MAS DIGNO DE DEITAR COBRIR R COMER...
    E NÃO FOI ACEITO A IDEIA.
    POR QUE ????????
    QUEREMOS SABER ?????

    ResponderExcluir
  21. VALEU ORLEY !!! VOCÊ É MIL !!
    SO ASSIM SABEREMOS AS RESPOSTA DE TUDO AQUI,GRAÇAS AO SEU ABENÇOADO BLOG,
    BJS ANJO DA NET

    ResponderExcluir
  22. sobre a questão da operação verão, segundo se sabe, em princípio as enfermagem ficou de fora
    depois o senhor adair andou liberando algumas vagas.

    estou vendo o pessoal postar aqui pedindo pra trabalhar, mais, eu acho que ja está terminando esta operação.

    o que realmente ocorreu, é que tinha ficado de fora mesmo.

    quem pode dar a informação correta é a suellen na secretaria de saúde ou a sunamita no hospital.

    ResponderExcluir
  23. O anônimo das 11:09 está perdido no tempo. Se o Dejair falou que a maternidade vai funcionar daqui a 60 dias, será pro final de abril, e não para agosto e setembro de 2012. Vai aprender matematica!!! O cara confundiu com 60 dias antes das eleições que ainda é pro ano que vem!!!! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Em resposta a sonia das 12.14 de curriculo nao sei te dizer,mas trabalhando na operaçao verao do HMM tem so 3 funcionarios que foram previlegiados e os outros nada.

    ResponderExcluir
  25. orley,gostaria de ver uma divulgação maior sobre o esporte de morretes e que vcs valorizassem o nosso eporte, como não fez o secretario de esporte colocando time de futebol da prefeitura para desbancar o todo poderoso cruzeiro na melhor competição do nosso litoral a 12 copa litoral de futebol de campo consagrando o cruzeiro campeão e o secretário incompetente por não ter ajudado financeiramente e o time dele ter morrido na praia.

    ResponderExcluir
  26. Nós tinhamos o Cassiano Marajá falando de esporte no nosso jornal, uma página inteira para ele escrever sobre tudo de esportes, mas ele não tem escrito, mais por falta de tempo talvez, ma vamos entrar em contato com ele e se ele não puder mais escrever vamos atrás de outra pessoa que faça as matérias sobre esporte para nós. precisa ver se o Diretor não foi mandado fazer isso, e agora a culpa do erro esta caindo nas suas costas.
    Neste caso tem que estudar bem a situação para não cometer uma injustiça com o Diretor.

    ResponderExcluir