TOP FITNESS

TOP FITNESS

domingo, 29 de novembro de 2009

IDOSO VOTA, SIM!


Houve um tempo em que idoso era respeitado. Não sei se era em decorrência das barbas que davam legitimidade à idade dos homens, enquanto que o cabelo branco dava uma certa solenidade às mulheres. Mas isso faz tempo, até porque tanto homens quanto mulheres levam, agora, muito mais tempo para serem chamados de idosos ou velhos.
Nós, - eu, do alto dos meus 77 anos- apesar dos cabelos brancos, também não me chamo de velha nem quando o dinheiro não chega para o mês. Aí o cartão estica e segura as pontas até o novo holerite chegar.
Velho de hoje é diferente. Os casais que envelhecem juntos se dão muito bem, viajam juntos, vão dançar, ficam mais dependentes um do outro e, quando se deparam com a tragédia da morte de um deles, o sobrevivente têm um baque forte: mudam de hábitos e se isolam um pouco, o que não faz bem a ninguém.
Idoso é sempre um caso complexo. Sério mesmo é no que diz respeito à sua cidadania. Aí é feio!
Começam dispensando-os do voto.
Mão deixe de votar meus amigos e amigas idosas, pelo amor de Deus!
Não pense que essa dispensa do ato de votar é um direito. É um relegar da nossa cidadania! Continue votando, meu amigo idoso, enquanto puder. E quando não puder mais ir sozinho, peça ao filho que o leve, mas não abra mão deste direito, não aceite os “favores” do Estado que não respeita mais seus direitos como cidadão nem suas necessidades básicas, fundamentais.
E esta liberdade que temos de ir ou não às urnas é uma das causas pelas quais o Governo - seja Federal, Estadual ou Municipal- despreza nossa classe, nas reivindicações dos nosso direitos: não somos somados na hora da contagem de votos, única coisa que faz com que um político valorize um ser humano.
- Eles nem votam mais, pensam eles.
Como não votam? Vamos votar todos, sim senhores candidatos, vamos pesar na balança, vamos ter representação política, sim!
Candidato só enxerga o mapa de cada urna eleitoral, e se não somarmos lá, perdemos a cidadania, os aumentos de salário, além de termos perdido o direito de fazer greve, por aposentados que somos. Para alguns políticos, isso é piada: não votam mais, não têm como fazer greve, fiquem quietinhos, vovôs!
Vamos votar, meus queridos irmãos idosos, votar em peso,
vamos conhecer nossos candidatos muito bem, escrever a eles dizendo o que pensamos e o que precisamos. Vamos fiscalizar o trabalho dessa gente que sorri para nós só até às 18 horas do dia da eleição, quando as urnas fecham. Daí em diante, ninguém conhece mais ninguém.
Não devolva o direito do voto ao Governo.
Use-o a seu favor.
Mila Ramos - milaramos.joi@terra.com.br
Texto de Zelândia Ramos(MIRA)
fonte : Crônicas- jornal NOTÌCIAS DO DIA - 23/11
Joinville, SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário